Todos in love com hidroxiapatita de cálcio

A busca por uma beleza natural e durável tem provocado uma verdadeira revolução no mundo da estética, em que a tendência é utilizar procedimentos injetáveis capazes de melhorar a qualidade e estrutura da pele. Nesse movimento, os bioestimuladores de colágeno com hidroxiapatita de cálcio têm ganhado todos os holofotes; entenda por que

Shâmia Salem (@shamiasalem)

A pandemia fez muita gente olhar para si mesmo com um outro olhar, muito mais apurado, e repensar suas escolhas de beleza. O que essas pessoas querem é o que umapesquisa feita a Ipsos a pedido da Merz Aesthetics, realizada entre julho e agosto do ano passado, tentou descobrir ao ouvir mais de quatro mil mulheres e homens com 25 anos ou mais no Brasil, na Argentina, na Colômbia e no México que tinham realizado procedimentos injetáveis nos últimos 18 meses ou tinham interesse em passar por essa experiência no futuro. A conclusão foi de que o desejo é por uma aparência mais natural, individual e única. Outros achados interessantes foram que 7 em cada 10 entrevistados disseram que a partir de 2020 (início da pandemia) passaram a se preocupar mais com a saúde e o bem-estar e 6 em cada 10 passaram a procurar mais ou buscaram pela primeira vez por procedimentos injetáveis. Esses dados ajudam a entender o que dermatologistas do porte de Denise Barcelos, do Rio de Janeiro, queridinha de celebridades como Grazi Massafera, Letícia Spiller e Juliana Paes, considerem que hoje exista uma profunda reavaliação de valores, que questiona os exageros e prefere métodos que tratam e têm resultado duradouro ao invés de oferecer efeito rápido e passageiro. “Essa tem sido uma grande virada nos tratamentos dermatológicos”, considera a médica, um movimento que têm alçado ao estrelado os bioestimuladores de colágeno com hidroxiapatita de cálcio. Mas, o que, afinal, é esse ativo?

Por dentro do ativo

“A hidroxiapatita de cálcio é um fosfato de cálcio com características estruturais e químicas semelhantes à matriz mineral dos ossos e dentes. Quando usado para fins estéticos, ele atua como um bioestimulador injetável capaz de estimular uma resposta fibroblástica promovendo a formação de colágeno, além de conferir contorno e sustentação”, resume a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos. “Para isso, o produto é injetado profundamente, mas ainda dentro do tecido cutâneo, mais especificamente na derme profunda e hipoderme. Após aplicado, é comum o paciente já descrever satisfação por conta do volume injetado, que traz uma falsa impressão de preenchimento. Ao passar essa sensação, se inicia a verdadeira formação do colágeno que a a hidroxiapatita de cálcio estimulou. Esse processo se inicia em 30 dias e pode durar até 60 dias, momento em que vemos o verdadeiro resultado do procedimento, que permanece por um ano a um ano e meio. Daí a indicação de realizar a manutenção anualmente, com uma a três sessões, conforme o grau de flacidez”, diz a dermatologista Mônica Aribi, international fellow da Academia Americana de Dermatologia e coordenadora do setor de cosmiatria do Hospital Ipiranga, em São Paulo.

Na prática, a hidroxiapatita de cálcio ajuda a regenerar os fibroblastos, o que impulsiona as células a produzirem colágeno. Como consequência, há uma melhora da densidade e da firmeza, redução da flacidez a médio e longo prazo e redução do processo de perda de sustentação. Há ainda um possível preenchimento de rugas finas e melhora da textura e do brilho da pele. “Por todos esses efeitos a hidroxiapatita de cálcio é indicada para casos de flacidez leve a moderada como forma de auxiliar o levantamento de áreas caídas e para a diminuição do aspecto envelhecido”, completa a doutora Mônica Aribi.

Rosto, e corpo também

A dermatologista Mônica Aribi conta que na face a hidroxiapatita de cálcio geralmente é usada de maneira mais concentrada nas regiões malares (bochechas), e de forma mais diluída na região do pescoço e do colo. “Nunca usamos nas pálpebras nem ao redor da boca. Nas mãos aplicamos com outra técnica chamada “em tenda”, na qual diluímos muito pouco o produto e depois massageamos, para trazer um volume ao dorso. Braços, coxas e abdômen também podem ser tratados. Já para celulite, o procedimento é usado por meio de cânulas em toda a área, principalmente nas regiões em “casca de laranja”. Nesse caso, ele deve ser associado a tratamentos estéticos, como radiofrequência ou ondas acústicas e até ultrassom microfocado”, diz a médica. Segundo ela, isso pode ser feito no mesmo dia da primeira sessão, mas deixando a injeção da hidroxiapatita por último.

Puro ou misturado

Vale ressaltar que há versões de bioestimuladores com apenas hidroxiapatita de cálcio e outras que combinam a substância com o ácido hialurônico. “A vantagem dessa última é que, além de estimular o colágeno, ela também preenche a área em que é aplicada e, por isso, é usada em pontos específicos para estruturar a pele. A desvantagem é que não podemos espalhar tanto o produto para evitar o efeito de arredondamento da face”, alerta a doutora Mônica Aribi.

Contraindicações e arrependimentos

O bioestimulador com hidroxiapatita de cálcio não é realizado em pessoas com doenças autoimunes. Já os efeitos colaterais a dermatologista Mônica Aribi diz que são conseqüências da má técnica, como, por exemplo, aplicar o produto em áreas proscritas, o que pode gerar nódulos. Se isso acontecer, pode-se tentar tratar com infiltração de corticoide.

O que fazer em caso de arrependimento? “A substância fica muito pouco tempo na pele, pois o que dura é o seu efeito. Mesmo assim, não existe “antídoto” para cortar a ação da hidroxiapatita de cálcio, como acontece com a enzima hialuronidase que elimina o efeito do ácido hialurônico do preenchimento. E, sinceramente, nunca vi ninguém se arrepender de fazer bioestimulador, já que ele estimula a produção de colágeno, algo que todos queremos e perdemos naturalmente com o passar do tempo”, diz a especialista. Até por isso a suplementação costuma ser usada como artifício para complementar o tratamento com hidroxiapatita de cálcio. “O ideal é utilizar os nutricosméticos diariamente já a partir dos 20 anos de idade. Mas, nos procedimentos e quando o paciente não faz uso de nutracêuticos, a recomendação é fazer a administração 15 dias antes. As necessidades diárias e o tempo de uso mínimo de seis meses devem sempre ser acompanhados por um profissional da saúde habilitado para uma melhor personalização do tratamento e resposta junto ao procedimento”, avisa a farmacêutica Patrícia França. Cosméticos também não podem ficar de fora, claro. Para favorecer o colágeno, a farmacêutica industrial com atuação no setor magistral Maria Eugenia Ayres sugere investir em ativos como a vitamina C e o ácido hialurônico de baixo peso molecular.

BOX

Hidroxiapatita de cálcio em cosmético?!

A substância faz parte da formulação de um filtro solar da Quintal Dermocosméticos. “Ela entra como booster, potencializando a ação do dióxido de titânio e melhorando o fator de proteção do produto contra a radiação UVA e UVB. Também atua como repositor mimético de cálcio para a pele, já que a diminuição desse mineral faz com que o tempo de renovação da epiderme se torne maior, favorecendo o surgimento das rugas”, explica a professora de pós-graduação de cosmetologia da Faculdade Oswaldo Cruz, Eliane Dornellas. “Quando a hidroxiapatita de cálcio é aplicada topicamente, ela auxilia na manutenção da homeostase da epiderme e, consequentemente, promove uma melhora da pele, de seu relevo e de sua elasticidade”, completa a líder de pesquisa e desenvolvimento da marca Mariana Tami.

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *