É verdade: o homem envelhece mais lentamente que a mulher. Isso acontece porque no caso dos homens, a pele é 20% mais espessa em relação à pele feminina. Isso significa que ela é 20% mais grossa, conferindo maior resistência às intempéries às quais está exposta ao longo do dia, como frio, calor, poluição. Se a pele é mais espessa, naturalmente ela é mais resistente.
Além dessa característica, o colágeno é outro fator determinante no envelhecimento. Enquanto nos homens a perda de colágeno acontece de forma linear ao longo da vida, nas mulheres há um declínio acentuado no colágeno quando ocorre a menopausa.
No homem essa queda não se dá de forma drástica em nenhum momento, por isso não acontece nada tão perceptível. Não ocorre aquele momento pelo qual muita mulher passa: um dia, se olha no espelho e percebe o quanto envelheceu. Com os homens não acontece isso porque a perda de colágeno é linear. Nas mulheres, essa perda é menos acentuada durante a juventude, porém na menopausa há uma queda brusca.
A questão hormonal tem fator preponderante. A testosterona, hormônio produzido pelos homens, aumenta a oleosidade da pele masculina. Uma pele mais oleosa tem, por sua vez, malefícios e benefícios. A oleosidade é protetora, pois o sebo produzido pelas glândulas sebáceas é uma secreção protetora, defendendo os poros contra ressecamento e sujidades. Porém, se houver acúmulo de sebo e oleosidade, naturalmente o homem terá maior propensão à acne e às outras questões.
Outra peculiaridade da pele masculina é a barba. Enquanto mulheres possuem pelos finos, o pelo do rosto masculino é grosso e aqueles que fazem a barba com frequência podem enfrentar problemas de irritação, escoriações e lesões devido ao uso da lâmina de barbear.
Cuidados direcionados
É justamente por essas especificidades que é tão importante que os homens procurem cuidados próprios para suas peles. Hoje, esses cuidados estão acessíveis, visto que várias marcas de dermocosméticos produzem especificamente produtos para homens, com rótulos e formulações específicas para controle da oleosidade, limpeza dos poros e, principalmente, controle da irritação pós-barba.
No entanto, ainda é bastante comum homens que, na ilusão de estar cuidando da pele, usam os cosméticos de suas esposas e namoradas. Por preconceito e outras questões culturais, esse uso ainda se dá de modo “escondido”.
A boa notícia é que muitos estão deixando de lado, a vergonha e o medo de procurar um especialista. Todos querem envelhecer com saúde, desejam uma pele bonita durante todas as etapas da vida, então procurar um profissional da saúde ajuda muito nessa questão.
Mercado masculino
O mercado de Estética voltado para o público masculino vive um crescimento acelerado. A previsão da consultoria Research & Markets é que este setor movimente até US$ 78,6 bi em 2024, sendo o Brasil um país de destaque, representando, segundo o Euromonitor, 13% do mercado global de beleza masculina.
Além do crescimento na procura por procedimentos, temos visto aumento na profissionalização do setor, fator preponderante para o melhor atendimento possível a este público.
Pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), por exemplo, revelou que oito entre 10 homens concordam com a frase “foi o tempo em que só as mulheres se preocupavam com a beleza”, e 43% dos entrevistados se consideram supervaidosos.
As maiores apostas nas compras de produtos estão concentradas nos cuidados com o cabelo e a barba, segundo pesquisa Cosmentology, feita pelo Grupo Croma, em parceria com a Netquest. Logo em seguida, porém, vêm os cremes e loções para a pele, itens lembrados por 30% dos entrevistados.
Os números comprovam que eles estão apostando cada vez mais em skincare, o que abre um nicho promissor para investimentos. Uma pesquisa deste ano da Ipsos descobriu que preocupações com om a pele são o motivo número um que levou homens a se interessar mais por cosméticos nos últimos anos. O consumidor masculino também não está isento de preocupações como rugas, linhas de expressão, olheiras, manchas, flacidez. Tanto que eles já representam 30% da clientela das clínicas de Estética no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC-Spas). A busca principal é por serviços como depilação, limpeza de pele e aplicação de toxina botulínica.