A flacidez facial é uma das reclamações correntes nas clínicas estéticas de norte a sul do Brasil. Em evidência graças ao uso recorrente de vídeos para trabalho e lazer, o rosto virou um ponto focal ainda mais importante para a autoestima de todos. Por isso, NEGÓCIO ESTÉTICA fez um levantamento dos top 3 de ativos pró-firmeza facial, como eles atuam e o jeito mais eficiente de usá-los para ter resultado máximo. As informações estão a seguir. Leia, entenda e aplique no seu dia a dia profissional
Karina Hollo (@karinahollo)
A flacidez pode ser percebida com uma rápida olhada no espelho – ou na tela da selfie. A aparência cansada, as olheiras, os sulcos e linhas ao redor da boca incomodam. O sumiço do contorno facial, então, nem se fala. A partir dos 25
anos, cai a produção de colágeno, proteína responsável pela sustentação da pele. E como se isso não bastasse, há também uma perda gradual da substância. O resultado é um rosto que parece estar derretendo. É aí que entram os procedimentos estéticos e os cosméticos específicos, com ativos que vão direto ao ponto. Os três mosqueteiros da firmeza são…
1 Ácido hialurônico
Ele é um dos ativos mais poderosos que existem. “Assim como o colágeno ele é produzido pelo nosso organismo, mas essa produção cai com o avanço da idade, por isso é necessário estimulá-lo”, ensina Nany Mota, esteticista cosmetóloga, especialista referência em pós-operatório e massoterapeuta. “Ele é responsável por preencher os espaços entre as células, reduzindo rugas e linhas de expressão, tem a capacidade de reter água, o que é fundamental para a manutenção do volume da pele e na prevenção da flacidez, prevenindo a perda do contorno facial e a formação de linhas”. A Dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente da Mezzo Dermocosméticos ainda inclui o Silício, tanto em uso in quanto em uso out em produtos de skincare, que estimula a produção de colágeno, elastina. “E também ácido hialurônico que confere a melhora do tônus da pele e diminuição da flacidez”, diz.
2 Vitamina C
Este antioxidante potencializa a proteção solar, auxilia na diminuição do estresse oxidativo causado pela poluição. “A vitamina C também previne os sinais do envelhecimento precoce, como rugas e flacidez, e estimula a produção de colágeno”, diz Nany. Anotou aí? Ela que é um antioxidante clássico, antirradicais livres, tem efeito até de um certo clareamento e potencializa o uso do filtro solar. “Gosto muito das formulações de Vitamina C, puras ou associadas a outros antioxidantes, como Vitamina E e ácido ferúlico, pela manhã, com o rosto limpo, antes do protetor solar’, diz o dermatologista Otávio Macedo, de São Paulo, graduado em Medicina pela Universidade de Taubaté, com residência em Dermatologia no Centro Hospitalar da Universidade Vaudois (CHUV), Lausanne, Suíça, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Academia Americana e Europeia de Dermatologia.
3 Retinol
Derivado da vitamina A, ele é um ativo padrão ouro na redução de rugas e linhas de expressão. “A substância estimula a renovação celular com mais rapidez e inibe a produção de colagenase, a enzima que causa a destruição do colágeno da pele – evitando, assim, sua perda progressiva”, fala Nany. A substância também possui uma ação queratolítica, eliminando as células mortas e promovendo a melhora da textura, suavizando os poros dilatados e atenuando rugas. “Não chega a ser um ácido retinóico porque ele só pode estar em concentração de 0.3 em dermocosméticos, mas tem um efeito de renovação celular”, completa Otávio.
Tratamentos em clínica
Segundo o dermatologista, os procedimentos mais efetivos para tratar a flacidez facial são os bioestimuladores de colágeno, como Radiesse e Sculptra, e o bioremodelador celular, conhecido como Prophilo. “Os bioestimuladores, como o próprio nome já diz, estimulam o colágeno. As fórmulas incluem substâncias compatíveis com o organismo (Hidroxiapatita de Cálcio, no Radiesse e ácido polilático, no Sculptra). O Prophilo é uma associação de dois tipos de moléculas de ácido hialurônico, uma de baixo, outra de alto peso molecular, que compõem um medicamento com boa permeação no tecido. Ele restaura a estrutura da pele, sem dar volume”, explica ele.
Ao serem injetados na pele, os bioestimuladores estimulam os fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas. “O bioremodelador por sua vez hidrata profundamente o tecido, melhorando as marcas de expressão e rugas.”
O que determina a firmeza da pele?
O colágeno, fibra que dá sustentação à pele, e o ácido hialurônico, responsável pela hidratação do tecido e também pela estimulação das fibras colágenas, são os principais agentes da firmeza da pele. “Com o passar dos anos, há uma diminuição dessas substâncias no organismo, o que leva à flacidez e ao aparecimento das rugas”, conta Otávio. “Perdemos 1% de colágeno a partir dos 25 anos.”
Para proteger e prolongar a firmeza da pele é importante ter boa qualidade de vida: evitar se expor ao sol nos horários de pico (entre 11h e 16h), usar sempre protetor solar, não fumar, praticar exercícios físicos, ter boa alimentação e dormir bem – a qualidade do sono interfere na qualidade da pele. E, claro, cuidar da pele com produtos adequados. “Para recuperá-la, o uso contínuo os bioestimuladores ajuda bastante – é bom fazer 3 sessões, uma a cada 45 dias, a cada ano. Muitas vezes esses ativos podem ser associados a aparelhos que ajudam a estimular o colágeno também, como o Ultherapy, Liftera e o Morpheus”, fala Otávio.
Firmeza no prato
As substâncias associadas à firmeza e sustentação da pele são as fibras de colágeno e elastina, ambas são produzidas pelos fibroblastos, células que compõem o tecido conjuntivo. “Para mantê-las saudáveis, recomendo uma alimentação saudável, uma rotina de cuidados para manter o colágeno em dia e evitar a exposição ao sol sem proteção – o protetor solar é indispensável”, ensina Nany. Ela acrescenta que para recuperar a firmeza da pele é importante caprichar na hidratação de dentro para fora e de fora para dentro. “Consumir alimentos ricos em proteínas e colágeno, praticar exercícios físicos e cuidar da saúde da sua pele diariamente também auxiliam na recuperação da firmeza.”