Sem medo de ousar, mudar, sacudir o mercado – mesmo em tempos bicudos como estes da pandemia –, a Tulípia se renovou completamente e, não bastasse isso, ainda criou um verdadeiro manifesto a favor das boas práticas de mercado e da humanização das relações. Quem nos fala desta nova – e já vitoriosa fase – é Ricardo Fugisse, CEO da empresa
Deise Garcia (@deisegarcia)
Quando a palavra propósito estava entrando no vocabulário do empreendedor vocês já tinham um verdadeiro manifesto sobre uma empresa abraçar uma causa. Dá trabalho ser visionário? Vale a pena?
A impressão que muitas pessoas possuem é que grandes empresas já começam com todas as suas ideias bem formadas ou formatadas. A grande verdade é que ao longo do tempo muitas coisas mudam, a empresa possui sua própria personalidade, ela cria características não apenas dos sócios, mas de todas as pessoas que fazem parte dela. Acredito que é primordial entender isso, antes mesmo de criar um propósito que não vai fazer sentido no futuro. O reflexo do humano, é um reflexo direto sobre as empresas. Hoje vemos a palavra propósito em todos os lugares, pois depois da pandemia passamos a olhar mais para nós e as pessoas ao nosso redor. Se observamos dados de tendências do Google, a busca pela palavra propósito aumentou significativamente nos últimos 2 anos. As mudanças da pandemia trouxeram mais humanidade para as pessoas e isso refletiu diretamente nas empresas. Durante o período de mudança, muitas empresas rapidamente quiseram criar esse cenário mais humano, que é primordial para toda comunidade, mas o que consigo enxergar é que ainda existe uma diferença muito grande daquilo que é falado e realizado. Por isso, acho de extrema importância que o propósito da empresa, faça parte das pessoas que a vivem no seu dia a dia, do contrário tudo isso pode se tornar apenas falácia. A Tulípia vive o seu propósito porque faz parte da vida dos sócios e colaboradores. No início descrever isso não era tão claro como é hoje, mas inconscientemente com a ação das pessoas, a Tulípia foi criando sua própria personalidade, até chegar aqui. Nosso propósito é transformar a vida de milhares de profissionais da estética e isso é o que me faz querer levantar todos os dias para trabalhar. Para transformar a vida dessas pessoas é necessário que nós sejamos visionários, em quase todas as nossas ações pensamos como colaborar com isso. A plataforma de ensino gratuito, Tulípia Academy, é um dos nossos projetos que reforça nosso propósito e já conseguimos alcançar mais de 20.000 profissionais da Estética. Esse movimento apenas começou, ainda temos muitos projetos a serem desenvolvidos e com certeza dá muito trabalho, mas se faz parte de você e dos seus colaboradores, não só da sua empresa, tudo isso é compensador e traz resultados inestimáveis.
A humanização das relações de trabalho é o futuro. Por que vocês já querem ativar esse princípio hoje?
A humanização das relações do trabalho é o futuro, presente e passado. A grande questão é que nos tempos atuais as pessoas começaram a olhar a humanização não só do trabalho, mas de si mesmo. A Tulípia sempre foi muito humana, devido a fundadora Dieine, que criou a empresa não com a ideia de alcançar um faturamento grande, mas ser capaz de dar o sustento para a sua família. Quando falamos de cultura organizacional, algumas pessoas acreditam que basta criar um branding book ou escrever um manifesto, mas isso é ineficaz, pois a cultura é moldada por todas as pessoas que fazem parte dela. A Tulípia sempre foi muito humana, porque isso está enraizado em sua cultura desde sua fundação, somos conhecidos internamente como uma grande família, devido aos valores e ações tomadas pelos sócios. A cultura organizacional está muito vinculada com as ações diárias, nossa cultura é baseada em pessoas, isso significa que o colaborador está em primeiro lugar e elas são constantemente incentivadas e valorizadas, independente da sua hierarquia. Para sustentar esse tipo de cultura organizacional nos realizamos ações como: clube do livro, incentivo financeiro para realização de cursos e faculdades, reuniões periódicas de feedback com o colaborador, bonificação por desempenho. Essas ações reforçam nosso compromisso com as pessoas e com nossa cultura. A humanização da Tulípia transborda, porque existe um cuidado com os nossos colaboradores e eles são responsáveis por cuidar dos nossos clientes. Segundo Simon Sinek, no seu livro “Líderes comem por último”, as melhores empresas são aquelas que cuidam dos seus colaboradores e eles se sentem seguros, pois afinal, eles precisam amar a empresa para que possam criar um vínculo positivo com os clientes. Quando uma empresa se denomina Customer-Centric, cliente no centro, em primeiro lugar deve vir o seu primeiro cliente, o colaborador.
Qual o papel da equipe no sucesso da sua empresa? Como cada personagem do time é escolhido?
O que é uma empresa sem uma equipe ou melhor um time? Ao menos que trabalhe sozinho, se você não trabalha como um time, está fazendo tudo errado. O time é responsável pelo crescimento da empresa e se você contrata as pessoas certas, pode ser capaz de crescer exponencialmente. Infelizmente aprendemos a palavra exponencial com a curva de crescimento do COVID-19, mas ela é muito utilizada em Startups, empresas que crescem rapidamente devido ao uso da tecnologia. A Tulípia cresceu 10 vezes nos últimos 5 anos, devido aos nosso ecossistema que criamos, que envolve colaboradores, distribuidores, profissionais de estética, os clientes desses profissionais e nossos parceiros. Pensar como ecossistema é ir além da equipe interna que você possui e acredito que quanto mais pessoas trabalham com você, maior é a possibilidade de crescer exponencialmente. Para mim é muito interessante a pergunta de como é escolhido um personagem do time, porque a Tulípia tem uma fórmula única e não uma receita. Nós temos muita sorte em encontrar as pessoas que fazem parte dela. A Tulípia é um misto de pessoas que conheci ao longo da vida e que foram meus amigos e pessoas que até então não eram conhecidas e que se tornaram grandes amigos, como disse anteriormente, nós parecemos uma grande família. O que para mim é importante em primeiro lugar, é escolher pessoas que compartilham dos mesmos valores, mas que somam com sua especialidade e/ou força de vontade. Eu contrato pessoas que são muito especialistas e que possuem experiência, mas também tenho colaboradores que iniciaram sem nenhuma experiência ou especialidade, mas que possuem grande força de vontade, dedicação e vontade de crescer.
Quais são os valores que regem a empresa como um todo e como cada um deles interfere no sucesso da marca?
Os valores da Tulípia é o conjunto de princípios e qualidades que reforçam a essência da nossa empresa. Enquanto a maioria das pessoas quer dizer palavras bonitas para passar uma boa impressão, eu prefiro ser sincero e mostrar a realidade, esse universo perfeito cria um cenário de comparação e cria empreendedores frustrados, onde enxergam empresas sem defeitos. A Tulípia, assim como grandes marcas, possuem defeitos, o que é importante reconhecer e confesso que temos muito ainda para aprender com os nossos valores. Reconhecer nossos defeitos e assumirmos que também erramos para o nosso público, é o que torna nossa marca mais humana e nos aproximamos ainda mais de nós mesmos, com isso aprendemos todos os dias como viver mais nossos valores.
Quando apresentamos pautas, vocês sempre têm muitos produtos que se encaixam em cada tema. Como manter a saúde financeira com um portfólio tão amplo?
Essa é uma pergunta complexa, manter uma grande quantidade de produtos de fato é muito complicado e a mesma premissa funciona para quem tem um grande quadro de funcionários. Os nossos resultados financeiros são bons e isso nos permite viver essa realidade. Os grandes responsáveis por tornar isso possível é o nosso sistema de inteligência e os departamentos de Marketing, Vendas e Compras. O setor de compras possui um sistema que realiza a predição de vendas necessárias mensalmente de cada produto, incluindo sazonalidade como a Black Friday, que facilita o trabalho. Mas mesmo amparado de um sistema, é um trabalho complexo, que exige muito cuidado. O Marketing e Vendas estuda a possibilidade de manter sua projeção baseado no nosso market share e alcance de novos clientes para que mantenham um bom resultado mensalmente. Devido à instabilidade da pandemia, ter equilíbrio financeiro foi mais complicado, devido às faltas de insumos, aumento expressivo dos custos que envolvem a fabricação de um cosmético e a necessidade de estocagem maior. Nós crescemos muito nos últimos anos, o crescimento rápido afeta a empresa em diversos fatores e hoje queremos expandir e melhorar nosso setor financeiro, a partir de uma empresa especialista no mercado financeiro. Fazer essa escolha nos permitirá melhorar nosso ecossistema e ser mais estratégico na parte financeira. É muito importante que todo empreendedor entenda sobre o setor financeiro, principalmente sobre fluxo de caixa, essa informação poderá fazer toda diferença para manter a saúde financeira do seu negócio.
Falando em fechar a conta, qual o segredo de oferecer produtos feitos com princípios ativos de primeira linha a preços convidativos?
Toda empresa deve realizar a formação de preço para determinar um valor de um produto ou serviço, levando em consideração, custos, despesas fixas e variáveis, margem de lucro, dentre outros elementos. Um dos fatores que mais influenciam no preço são as despesas administrativas, tais como salários, aluguel, pró-labore, que são as despesas fixas. Devido às tecnologias que a Tulípia possui e uma equipe eficiente, nossas despesas fixas são baixas, o que nos permite criar preços mais convidativos. Eu tenho um pensamento muito próximo de uma startup, que é tentar crescer sem aumentar muitas as despesas, é um trabalho complicado de ser realizado, exige conhecimento, mas que não é impossível. Hoje a tecnologia é capaz de diminuir o esforço por trabalhos repetitivos e diários, gera maior alcance e eficiência, o que possibilita um time mais enxuto.
Qual a relação da empresa com os profissionais da área? Qual o investimento de vocês em educação e capacitação dos profissionais?
Estamos ligados diretamente com os profissionais da área da Estética. A marca tem conquistado cada vez mais market share, devido às nossas ações e estratégias que são diretamente voltadas para esse público. O nosso alcance ao cliente final só é possível devido ao esforço desses profissionais, que lutam diariamente para conquistar cada vez mais espaço. Além dos nossos profissionais clientes, temos uma parceria muito boa com diversos grandes nomes da Estética, que desenvolvem e assinam nossos produtos. Esses parceiros fazem parte do nosso ecossistema e estão interligados diretamente com a empresa. O investimento que realizamos em educação é relevante, como dito anteriormente, nós temos o Tulípia Academy, que é uma plataforma gratuita de educação exclusiva para profissionais dessa área. Inclusive em 2022 iremos estrear a segunda temporada, que terá cursos ministrados por nossos parceiros e profissionais internos da marca. O nosso propósito é tornar cada vez mais viável a educação para esses profissionais, porque entendemos as dificuldades de acesso de muitos e queremos ser capazes de alavancar esses profissionais e transformar a vida deles.
Como vocês avaliam o ano de 2021 – levando-se em conta o BP original e o praticado?
Acho que o ano de 2021 foi complicado para muitos empreendedores, tenho a sorte de ter alguns empreendedores ao meu lado e a informação que tenho é que tivemos uma grande queda em vários setores, incluindo o setor de cosméticos. A Tulípia pensa de forma grande e esperávamos ações e resultados maiores para 2021, mas em comparação com o mercado, vejo que tivemos uma boa performance, em todos os sentidos. Foi um ano que aprendemos muito, mudamos a nossa marca, aumentamos a nossa equipe, mudamos nossa estrutura organizacional, de fato, muitas mudanças aconteceram e estamos felizes com todas elas.
O que podemos esperar da Tulípia para 2022?
Acreditamos que no ano de 2022 será um ano incrível para a Tulípia, passamos 2021 inteiro fazendo mudanças para chegar em 2022 e colocar muitos projetos em prática. Temos muito trabalho a ser feito e será um ano que exigirá muito de nós. Queremos estar cada vez mais próximos dos nossos clientes, sentimos muita falta dos nossos clientes, em 2021, um ano que decidimos não participar de eventos devido a algumas prioridades, mas temos planos para participar em 2022 com cara nova, permitindo que estejamos mais próximos. Temos a segunda temporada do Tulípia Academy, que vamos divulgar e lançar em janeiro, com presenças ilustres de grandes nomes da Estética. Até o final do ano, quero lançar um projeto pessoal em parceria com a Tulípia Cosméticos, que irá facilitar a vida de muitos profissionais, mas é um grande segredo e desafio pessoal. Além disso, temos outros projetos que gostaríamos de lançar, para estar mais presente na vida desses incríveis profissionais da estética que fazem parte do nosso mercado.
VALORES DA TULÍPIA
Um olhar que entende
Quando olhamos para alguém verdadeiramente, passamos a entender um pouco do universo do outro. Um olhar que entende é aquele que se importa com as pessoas que estão envolvidas. Somos uma marca feita de pessoas para pessoas. Quando ouvimos os nossos clientes, criamos um relacionamento verdadeiro, onde existe reciprocidade e o retorno é muito maior do que apenas o dinheiro.
A fórmula ideal é a que funciona
Empresas com fórmulas genéricas e quadradas, inserem um grupo de pessoas em um mesmo quadrante, isso significa que não existe personalização. A fórmula ideal é aquela que funciona para você, para sua pele, para o seu negócio. A personalização é essencial para as empresas de hoje, é necessário entender que o cliente é único e que ele possui seus sonhos, anseios e desejos. Ao menos que você trabalhe com algo que é essencial para a vida, como alimentação e higiene básica, o que você oferece é um objeto de desejo e isso precisa fazer sentido para quem o deseja.
Transformar
Transformar é nosso propósito transformador massivo. Queremos ser capazes de mudar uma pessoa, uma vida, transformar o mundo à nossa volta. A Tulípia, a partir de pesquisas, ouviu e entendeu que o nosso mercado necessita de um conhecimento aprofundado no universo do empreendedorismo, desde então decidimos investir nossos esforços e um significativo investimento financeiro para dar início a esse movimento na Estética. Criamos esse movimento, pensando não na exclusividade, pois sozinhos não seríamos capazes de transformar todo esse mercado, nossa ação é provocar todos que fazem parte desse universo: vocês, as marcas de cosméticos, influenciadores e todos aqueles que fazem parte da Estética. Transformar o mundo à nossa volta exige um grande esforço, mas é o nosso combustível diário.
É na minúcia que a gente se encontra A Tulípia muitas vezes possui um longo processo para o desenvolvimento do seu cosmético, realizamos inúmeros testes até que ele chegue na mão dos nossos clientes, porque nos importamos com os detalhes. Um ingrediente, um cheiro, uma textura, uma cor. O todo importa, mas são os detalhes que fazem a diferença. Os detalhes tornam-se cada vez mais parte da Tulípia, esse ano fizemos diversas mudanças que reforçam esse valor, um deles foi o nosso departamento de Customer Experience, experiência do cliente, que tem como foco gerar experiências cada vez melhor para os nossos clientes. Se importar com os detalhes fazem toda diferença, essa é uma forma de conquistar o cliente para que ele se torne fiel e continue comprando de você.