Dados consolidados mostram que entre 2008 e 2023, o volume de negócios de cosméticos para cabelos mais do que triplicou, passando de 3%, em 2018, para 10% registrado em 2023, segundo o relatório “Beleza e cuidados pessoais: redefinindo o cenário para fusões e aquisições” da Kearney, empresa líder global em consultoria de gestão com atuação em mais de 40 países.
Esse crescimento da área também gera reflexos nas tendências dessa indústria para os próximos anos. Compartilho com vocês quatro correntes de maior destaque para futuro próximo.
Inteligência Artificial
A tecnologia tem permitido às marcas oferecer um tratamento personalizado de comunicação com o consumidor. Assim, temos a presença da IA como ferramenta de interação no atendimento, disponível 24 horas por dia, tirando dúvidas, enviando alertas de cuidados, indicando a posologia adequada e o uso correto dos produtos, oferecendo cuidados individualizados.
Além disso, a IA pode ser empregada para interpretar e indicar ativos para tratamentos específicos. Vivemos a era do scalp care (do cuidado com o couro cabeludo). É correto interpretar que o cabelo é um marcador de saúde e isso abre caminho para a inclusão de ativos de última geração, como aqueles com atividades anti-inflamatórias e moduladores da oleosidade do couro cabeludo.
Exossomos Capilares
Os exossomos capilares estão naturalmente presentes em abundância dentro das células animais e vegetais. Eles têm se destacado em meio às comunidades científica e cosmética devido ao seu papel fundamental de otimização e qualificação da comunicação celular.
Essas pequenas vesículas – estruturas – entrelaçadas por mais de uma camada lipídica servem como mensageiros, facilitando a troca de informações moleculares entre as células. Resumindo, não apenas aumentam a sustentabilidade e a estabilidade dos produtos cosméticos, mas também ressaltam o compromisso com práticas ambientalmente responsáveis. Isso é benéfico para o consumidor e para as marcas.
Óleo Vegetal Ozonizado
Acredito que essa nova tecnologia será mais utilizada pela indústria nos próximos anos, não apenas como ativo, mas também como sistemas carreadores de alto desempenho, ou seja, uma opção de substância usada para diluir e transportar óleos essenciais para a aplicação tópica.
Três óleos vegetais merecem destaque: o óleo vegetal de girassol ozonizado, com alta concentração de Fitol (que oferece ampla atividade anti-inflamatória); o óleo vegetal de rosa-mosqueta ozonizado, com alta concentração de ácido azeláico (que possui atividade clareadora e seborreguladora, com potencial de inibição que ajuda a diminuir o afinamento capilar); e por fim o óleo vegetal de oliva ozonizado, uma das matérias-primas de maior evidência atualmente em toda a Europa, por ser versátil e de múltiplas contribuições e aplicações nas fórmulas de skin (pele) e scalp care.
Pré e Probióticos
Os pré e probióticos são bactérias, produzidas por biotecnologia, que trazem benefícios como: aumentar as defesas do organismo, combater problemas e prevenir o desenvolvimento de infecções e inflamações. Nos produtos de cuidados capilares, possuem funções benéficas para a saúde da pele e do couro cabeludo, além de deixar a cadeia produtiva mais sustentável.
Estes são ‘atores principais’ desta nova onda da skinificação e também vieram para ficar. Tem sido notável a ampliação dos conceitos de tecnologias limpas e químicas verdes como eixos principais do motor da sustentabilidade do nosso setor, notabilizando uma nova cultura técnica de desenvolvimento de produtos, conceitos e projetos industriais.
Além disso, visto que o cabelo é marcador de saúde, os cuidados com a pele e com o couro cabeludo podem e devem anteceder os cuidados com a fibra. Este é essencialmente o movimento skinificação. Prof. Dr. Celso Martins Júnior @ceslojuniormartins tem formação em Química e concluiu o Doutorado em Ciências Farmacêuticas no Programa de Pós-graduação da UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. É CEO da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), diretor técnico do Papa Beauty (programa avançado de aprendizado profissional para o mercado da beleza), conselheiro da Escola Nacional de Terapia Integrativa (ENATI) e especialista técnico da in-cosmetics Latin America, principal evento de matérias-primas para cosméticos da America Latina.