Stories: o queridinho que chegou para ajudar seu Instagram

A ferramenta é dinâmica e atrai mais de 500 milhões de pessoas diariamente. Você já aprendeu a usar? Não? Entenda os motivos pelos quais precisa saber tudinho sobre já! E aprenda o jeito certo de fazer

Jana Hassim

Que o Instagram veio para ficar todos nós sabemos, mas o que não esperávamos é que após a implementação dos Stories, a ferramenta conseguiria aumentar consideravelmente o engajamento dos usuários. Em plena ascensão é importante considerar a plataforma na criação de qualquer estratégia de marketing digital.

Todos adoram o Instagram Stories, desde as pessoas comuns, a digital influencers e empresas, pois são mais de 500 milhões de pessoas usando diariamente a ferramenta, seja consumindo ou produzindo conteúdo. Mas, além dos números impressionantes é importante saber como usar corretamente esse ambiente criativo que dispõe de diversos instrumentos para estabelecer contato com os seguidores. Com essa gama de funções atrativas, relacionei abaixo algumas dicas para que todos os empreendedores/usuários possam melhorar o uso dos Stories nas estratégias de marketing do dia a dia. Confira!

  1. Use textos animados | Crie
    Que tal colocar textos animados, ao invés das fontes padrões do Stories? Se você não sabia disso, agora já sabe. Crie uma publicação com textos em movimento usando o aplicativo ‘Hype Type’.
    O app conta com um acervo de textos animados que pode ser inserido de forma automática no formato do Instagram Stories. É importante lembrar que o ‘Hype Type’ também pode ser usado para editar fotos e vídeos.
  2. Imagens e vídeos de sua galeria | Tudo pronto
    O foco da plataforma é criar conteúdo autêntico e espontâneo, mas isso não é uma regra. Você também pode utilizar imagens ou vídeos que já foram criados e que estão na sua galeria.
    Em alguns casos é necessário adaptar o formato, mas, aplicativos como ‘Photogrid’ e ‘Unfold’ podem te ajudar nessa missão.
  3. Verticalize imagens e vídeos | Ótimo segredo  
    Você tem algum vídeo com muito acesso no Youtube? Se a resposta é sim, vamos reutilizá-lo no Stories, mas da maneira correta, já que vídeos longos dificilmente ficarão bons na ferramenta. Para isso, basta separá-los em pequenos trechos utilizando alguns aplicativos. Você consegue fazer esse tipo de edição com fotos e imagens no ‘Inshot’
  4. Consuma mais Stories | Veja outras criações
    Fique atento, pois não adianta apenas produzir conteúdo e responder comentários sem saber quais tipos de posts estão fazendo sucesso na plataforma. É necessário também visualizar e criar o hábito ver Stories durante o dia.  Se você já tem esse hábito, transforme isso em conteúdo para o seu público, não veja de forma automática. Preste atenção nos elementos e nas linguagens que estão sendo transmitidas. Anote o que você achar interessante para o seu perfil para replicar de forma original na sua conta.
  5. Monte Stories de texto | Eles também fazem sucesso
    Se está sem ideias ou recursos criativos e bem trabalhados, não hesite em criar conteúdo apenas em texto. Porém, leve em consideração que é importante que a mensagem seja impactante e concisa ao mesmo tempo, já que ninguém quer ler ‘textão’ nos Stories. Ademais, você pode encaminhar seus seguidores para algum conteúdo em outras plataforma, como o IG TV, sites, Youtube, dentre outros.
  6. Mostre seus processos de criação | Apresente seu trabalho de forma completa
    Para quem trabalha na área da beleza vale muito a pena compatilhar fotos e vídeos, não apenas do antes e depois, mas também do processo de trabalho. Mostrar como o espaço cuida de um processo químico, por exemplo, é um dos tipos de conteúdo que as pessoas procuram. Faça seu seguidor ter curiosidade pelo seu trabalho!
  7. Abuse dos adesivos | Faça enquetes e perguntas
    Eles são ideais para trazer mais seguidores para o Instagram Direct e não devem ser deixados de lado. Atualmente, o Instagram Stories conta com cinco tipos de adesivos voltados à interação: enquetes, enquetes deslizantes, respostas dinâmicas, testes e contador regressivo. Você pode usá-los de diversas formas. Use e abuse dessa ferramenta!
  8. Mostre lançamentos e gere curiosidade | Mais interesse no conteúdo
    Provavelmente você já foi impactado por um conteúdo que te deixou curioso pelo simples fato de ter uma data e hora marcada para ir ao ar ou acontecer. Então, por que não fazer o mesmo? Pense em algo interessante e atencipe essa informação para o público. Mostre aos usuários que eles não devem perder esse conteúdo. Ajude, inspire e compartilhe algo, e não deixe de divulgar constantemente até a data. Quanto maior a antecipação, maior a expectativa!
  9. Geolocalização e Hashtags | Adesivos
    Os adesivos de localização e hashtags são muito importantes. Por meio do uso deles, é possível trazer um tráfego extra para o seu perfi, já que seu conteúdo aparecerá para todos que visitarem a página de Stories da respectiva localização ou hashtag.
    Na localização é possível inserir países, cidades, bairros e até estabelecimentos para atingir o público da região. Enquanto nas hashtags, você pode usar palavras-chaves ligadas ao conteúdo produzido semelhante as hashtags dos posts no feed. Não se esqueça da importância de ambos e use sempre que possível!
  10. Mostre suas histórias | Os bastidores
    Mostrar um pouco mais do seu negócio é fundamental, apesar de muitos empreendedores terem medo do negócio ser mal interpretado. Nesse caso é importante ter bom senso e lembrar que os usuários dos Stories estão à procura de conteúdo autêntico do que algo milimetricamente produzido e editado. Procure por momentos engraçados ou curiosos dos bastidores do seu salão, por exemplo, principalmente, da rotina de trabalho com as clientes e os outros profissionais.
Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *