Sleep care

Que o sono é fundamental para a saúde física e mental todos nós já percebemos e sentimos na pele, no corpo e no humor as consequências da sua falta. Uma noite bem dormida, associada a uma boa alimentação e atividade física constante, pode fazer você viver por mais tempo, garante seu equilíbrio bioquímico (responsável por produzir e liberar hormônios) e fortalece a capacidade do organismo de combater infecções. Fundamental em tempos de pandemia.

Além disso, o descanso adequado favorece os cuidados com a beleza. Ele auxilia na produção de colágeno, proteína que contribui para a saúde das unhas, cabelos e elasticidade da pele.

Como médico especialista em longevidade saudável, recomendo aos meus pacientes a prática de atos que beneficiam uma boa noite de sono. Você também pode adotar e indicar para seus clientes. Certamente, seu trabalho fluirá melhor e trará ainda mais resultados positivos.

Crie uma rotina de descanso – dormir, mal ou menos, causa efeitos negativos no nosso organismo. Para o corpo ficar em equilíbrio, produzir proteínas extras para ajudar o sistema imune a ficar mais forte e se recuperar de agressões causadas por agentes da poluição, o ideal é dormirmos de 7 a 9 horas por noite. Para isso, o recomendado é criar um cronograma de sono com ações e hábitos que se repitam diariamente para servir como um alerta ao cérebro de que a hora de deitar está chegando.

A minha sugestão é preparar o quarto com sprays ambientais. Recomendo também incluir na rotina um banho quente com sais e aromaterapia, pois aumenta a temperatura do corpo antes de dormir, além de relaxar os músculos e diminuir a tensão.

Prepare o banho com 1 ou 2 xícaras de sais Epson (sulfato de magnésio absorvido pela pele que é muito relaxante), de ½ a 1 xícara de bicarbonato de sódio (que é alcalinizante para um corpo estressado) e 10 gotas de óleo de lavanda (que ajuda a baixar os níveis de cortisol).

Ajuste as luzes – diminua a intensidade da iluminação do quarto pelo menos 15 minutos antes de ir para cama. Um dimmer, dispositivo usado para controlar a intensidade de corrente elétrica, pode ajudar nessa missão. Indico aos meus pacientes o uso de óculos com lentes de cor âmbar antes de deitar, pois reduz a exposição à luz e auxilia na preparação do sono. E desconectarem-se dos aparelhos eletrônicos, pois além de afetarem o desempenho do descanso, emitem uma luz azul que impacta negativamente na saúde da pele.

Cuidado com a alimentação– evite dormir depois de comer ou logo após as refeições ou ingestão de bebidas cafeinadas. Elas estimulam o sistema nervoso e atrapalham o sono, além de favorecerem uma aparência cansada no dia seguinte. Minha dica é ingerir água antes de deitar, pois o líquido influencia na saúde e viscosidade da pele, assim como no bom funcionamento de diversos órgãos. Mas, atenção, evite beber mais do que 100 a 200 ml. Se exercite – as atividades físicas são verdadeiras aliadas de quem busca por uma boa noite de sono e beleza restaurada. Elas ajudam a liberar serotonina, hormônio responsável pelo bom humor e que auxilia no controle do dormir e despertar. A prática deve ser feita pelo menos 3 horas antes de deitar, para que a adrenalina não atrapalhe o descanso noturno.

Dr. Arthur Feltrin @drarthurfeltrin é médico pneumologista especialista em longevidade saudável, pós-Graduado em Medicina Integrativa pelo Instituto Brasileiro de Ensino – ISBRAE.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.