Regina Gante: lição de qualidade e respeito ao outro

Detalhista com o que faz, intuitiva na escolha de parceiros de trabalho, atenta a todas as novidades do setor e extremamente compromissada com aquilo que é certo. Estamos falando de Regina Gante, cuja contribuição para o mundo estético, prático e acadêmico, mostra a profissional especial que ela é. Não à toa, ganhou este perfil caprichado que você lê a seguir

Deise Garcia (@deisegarcia)

Como a Estética entrou na sua vida?

Na época, já atuava profissionalmente como instrumentadora cirúrgica em uma equipe de cirurgia vascular, além de instrumentar, também acompanhava os pacientes no pré e pós-operatório na clínica. Foi então que percebi a necessidade de estudar mais sobre o sistema circulatório e as técnicas manuais envolvidas nos tratamentos. O meu primeiro contato com a estética ocorreu durante um curso de drenagem linfática manual, que escolhi fazer não com o intuito de aplicar na estética, mas sim de agregar conhecimento à atuação junto ao paciente no pós-operatório. A partir daí começou uma identificação com a área da beleza que nunca mais parou. Confesso! Foi amor à primeira vista! 

Assim como em muitos segmentos de beleza, há muita concorrência. Quais são seus diferenciais?

O compromisso e o comprometimento com o meu cliente sempre estiveram presentes nos meus atendimentos. Trato com empatia e sou uma ouvinte atenta, mesmo que a queixa seja muito pequena me coloco no lugar do outro, na tentativa de compreender o universo que está por trás daquela queixa. Como síntese, é fazer a lição de casa como ser humano e profissional, tratando o outro de forma especial e única.

Como a formação como professora da área a ajuda na hora de pensar no belo?

O papel do professor vai muito além de intermediador do conhecimento. Estimular o aluno a um senso crítico, inclusive sobre modismos na estética, padrões de beleza impostos e o preço que se paga na tentativa de alcançá-los faz parte do nosso papel. Muitas vezes incentivo o aluno a pensar qual a real necessidade de um corpo perfeito e um rosto jovial? O que está por trás desta busca? Temos uma responsabilidade muito grande como formadores de opinião. Faço parte de uma grande equipe de professores e profissionais da estética que compõem a história do curso superior de estética, em uma universidade que acreditou na área e investiu na melhor formação do profissional esteticista.  

Se tivesse que escolher, o que a encanta mais na hora de tratar, corpo ou rosto? Por quê?

Se esta pergunta fosse feita há 20 anos, minha resposta seria: tudo na estética me encanta. Lembro que naquele tempo não contávamos com muitas das especialidades que encontramos hoje.  O profissional se formava e atuava no corpo, na face, no capilar, na maquiagem, enfim, em tudo. Atualmente mantenho o atendimento voltado para o tratamento da face e no corpo somente o pós-operatório. Digo que a face me escolheu: foi sempre o maior número de atendimentos que realizei, como também, as disciplinas de Estética Facial somam mais horas lecionadas em curso de graduação, pós graduação e extensão.

Peelings são sua especialidade. Por que a paixão por eles?

Então… sempre gostei de tratar as hipercromias. Ficava tocada quando avaliava um cliente e percebia o quanto a mancha o incomodava, muitas vezes percebia o aprisionamento de uma pessoa atrás daquela mancha. A minha inquietação sempre esteve presente na busca por melhores tratamentos. Minha paixão está em oferecer a assertividade no tratamento e promover a diminuição do tempo do cliente em contato com aquilo que tanto o aborrece.

Quais os pilares/valores de seu trabalho?

Os meus valores pessoais são respeito e a humanização; os profissionais, pontualidade e compromisso com o resultado.

Quais os desafios de ser uma palestrante sobre temas tão relevantes e concorridos?

Trazer ao público o que há de mais atual e científico dentro do tema abordado, apresentar a experiência vivenciada a partir das práticas exercidas e criar uma relação de identidade com o público permeada pelo carisma, humildade e confiança. Acredito ser a melhor forma de comunicação com o público. 

Como você se sente sendo uma empreendedora na área de beleza? Foi uma trajetória tranquila ou enfrentou muitos obstáculos?

Privilegiada. Não enfrentei muitos obstáculos. Talvez o grande segredo seja dividir os ovos em várias cestas, ou seja, diversificar sua atuação. A minha trajetória foi de no mínimo três profissões. Sem contar que a nossa área é espetacular e teve um grande crescimento nas últimas décadas. O nosso país é visto como o país da beleza, assim como a Itália do design, a Suíça da Hospitalidade. Tratamento estético sempre esteve na lista de consumo dos brasileiros, independente da classe social. Sentimos menos as crises, mas ela chega para todos e aí o jeito é usar a criatividade. 

Qual papel da sua equipe/parceiros no seu dia a dia?

Diria que fundamental. O nosso crescimento e sucesso profissional também é resultado do trabalho de uma grande equipe. Cada membro é uma peça importante da engrenagem, não crescemos sozinhos: a união das melhores competências faz você alcançar patamares mais altos como pessoa, acadêmica e profissional. Na minha trajetória profissional tive o privilégio de somar muitas pessoas queridas, são eles colegas de trabalho, alunos, chefes, parceiros de empresas e clientes. Cada um teve e tem um papel fundamental nesta trajetória, muitos nem imaginam o quanto foram e são importantes para mim.

E da sua família?

Sou eternamente grata a minha família pelos valores passados, pelo carinho e amor recebidos e sigo dando continuidade. A família é um importante pilar na estrutura de qualquer ser humano. Começamos compreendendo, quem somos como membro daquela família? Qual o papel que a família tem no nosso desenvolvimento pessoal, espiritual e profissional? Respostas que trazem uma grande contribuição para o nosso crescimento profissional e pessoal. Dificilmente evoluímos se não compreendemos quem somos e qual nossa missão.

Você já está na fase de retomada. O que a pandemia e as quarentenas ensinaram?

Puxa, como estamos aprendendo!! Primeiro que mesmo que você planeje muito, ainda assim pode não sair como o esperado, então deixar na manga o plano B, C… E se possível o D, para as questões profissionais e financeiras, é sempre muito bom. Faça sua reserva de emergência. O quanto está nos valendo nos dias de hoje. Contemplar o simples. Pensar no minimalista como opção. E muitas outras coisas… Escreveria muitas linhas.

REGINA POR REGINA

  • Inverno ou verão? Atualmente inverno
  • Praia ou campo? Campo, amo as plantas
  • Viagem inesquecível: Todas. Sempre teve um fato especial
  • Loja favorita: Garden ou Floras
  • Ritual diário de beleza: Simples. Sempre higienizo duas vezes ao dia. Pela manhã hidrato e aplico FPS e à noite um cosmético de tratamento
  • Perfume: Gio, Armani e Carmen
  • Marcas de cosméticos favoritas: Atualmente uso os cosméticos das linhas profissionais. Todas as marcas têm algo especial que me agrada
  • Hobby: Viagem e Jardinagem
  • Sonho ainda não realizado: Viagens para lugares desconhecidos
  • Lembrança inesquecível: Nadar com o meu pai na praia

“O nosso crescimento e sucesso profissional também é resultado do trabalho de uma grande equipe. Cada membro é uma peça importante da engrenagem, não crescemos sozinhos: a união das melhores competências faz você alcançar patamares mais altos como pessoa, acadêmica e profissional”

“Atualmente mantenho o atendimento voltado para o tratamento da face e no corpo somente o pós-operatório. Digo que a face me escolheu: foi sempre o maior número de atendimento que realizei, como também, as disciplinas de Estética Facial somam mais horas lecionadas em curso de graduação, pós graduação e extensão”

Quem é nossa entrevistada

Regina Gante é docente, esteticista, também filha, esposa e mãe da Giovana. “Sou uma pessoa curiosa, parceira, atenta aos detalhes e extremamente compromissada com aquilo que é certo. Meus fundamentos como pessoa permeiam as minhas relações acadêmicas e profissionais. Sigo atenta como docente e profissional para entregar o meu melhor, priorizando o ser humano. Sou Graduada em Estética e Cosmetologia pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Gestão de Empresas. Há quinze anos docente na Universidade Anhembi Morumbi, nos cursos de Graduação em Estética, Pós-graduação em Estética no Pré e Pós Procedimentos Médicos e Pós Graduação em Dermato Funcional. Há 29 anos atuo como Esteticista e Instrumentadora Cirúrgica.”

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.