Muito além de responder à pergunta: publicar ou não publicar?, as agências ou birôs de comunicação digital são serviço indispensável para quem deseja manter as redes sociais ativas, interativas e interessantes. Mas escolher a que melhor pode atender seu negócio tem seus truques. Veja abaixo como fazer isso
Karina Hollo (@karinahollo)
É incontestável: as redes sociais se transformaram em uma ferramenta fundamental para os mais variados negócios, ganhando ainda mais importância durante e depois da pandemia. Por isso, é essencial saber utilizar ferramentas para aproveitar essa verdadeira vitrine de forma assertiva. É por meio da criatividade que as empresas e profissionais liberais criam conexões com seus clientes, construindo uma comunidade cada vez mais fiel. Para começar, o número de seguidores pode até ser relativamente pequeno se o engajamento – curtidas, comentários e compartilhamentos – for constante. Hoje, esses são alguns dos pré-requisitos que as marcas procuram na hora de contratar um influenciador, por exemplo. Característica muito comum, também, em perfis de empresas que fazem muito sucesso no mercado. Ou seja, engajamento é fundamental para marcas e pessoas físicas que buscam notoriedade nas redes sociais. E, para ajudar quem está dando os primeiros passos na produção de conteúdo, as experientes Adelaide Paiva, criadora da @HairBoss, Flávia Tartarella, coordenadora de beleza na MktMix (@mktmix) e Sandra Tacla, diretora da Tacla Consultoria de Comunicação (@taclabeauty), dão dicas preciosas para potencializar a presença nas redes sociais.
NEGÓCIO ESTÉTICA Como escolher um profissional ou uma agência que ajude nas suas redes sociais? O que é importante procurar?
ADELAIDE PAIVA Minha recomendação é que antes de procurar uma agência, você olhe um pouco para dentro do seu negócio e verifique quais são os objetivos que deseja alcançar com esse tipo de trabalho. Sem querer complicar, muitas vezes você pode entender que é importante algum preparo antes, para que o digital faça realmente mais sentido e impulsione sua marca como você gostaria no mercado. A agência é responsável por uma variedade de atividades e produtos digitais e é fundamental que você entenda o que é realmente valioso para sua empresa – e como se posicionar para que a comunicação entre vocês torne os resultados possíveis. Eu costumo dizer que o offline é tão ou mais importante que o online e você precisa estar seguro de que se o seu post bombar, você vai dar conta desse recado que está transmitindo nas redes sociais. Faz sentido? Então, para começar, não pense que é apenas sobre contratar uma agência que irá produzir em escala alguns posts, você vai postar, ou muitas vezes terceirizar isso também – e os resultados vão aparecer.
FLÁVIA TARTARELLA Um profissional ou agência especializada que tenha como foco imprimir a identidade da marca no universo online. É importante checar se essa empresa ou pessoa possuem os mesmos valores e estilo que a marca quer transmitir, quais os clientes que atende ou já atendeu, pedir alguns cases de sucesso para avaliação, o estilo de trabalho, estratégias e disponibilidade em caso de emergência. Se tem afinidade, se a conversa flui e se você fica à vontade com os pensamentos apresentados, um grande trabalho poderá ser feito.
SANDRA TACLA A gestão de mídias sociais é essencial para qualquer negócio nos tempos atuais. Ao trabalhar a comunicação estratégica com um profissional do mercado, você consegue dar visibilidade à sua marca, criar comunidades fortes, otimizar resultados financeiros e se tornar uma empresa com autoridade digital. Apesar de todas essas vantagens, nem tudo são flores e esse mercado também exige muita dedicação para você não cair na “malha-fina do algoritmo”. Não existe fórmula mágica, mas o essencial é entender o que a sua audiência busca, ter conteúdos consistentes, insights, estar antenado às trends e até a forma como você se expressa faz toda diferença. Em uma agência, normalmente, você tem um time responsável pela coordenação estratégica, equipe de criação de conteúdo, designers, videomakers, gestão de tráfego, e até um time comercial. Na contratação de uma empresa especializada, desde o início, é essencial alinhar as expectativas para todos estarem na mesma sintonia e a comunicação ser a mais assertiva possível, definir bem os briefings, estruturar os orçamentos e os cronogramas. Todos esses pontos, se estiverem bem amarrados, a chance de sucesso é grande.
NE É importante estar presente em todo processo?
AP Destaco 3 pontos que considero bem relevantes: a agência atende outros clientes do segmento de beleza? Sabemos que o digital é muito sobre números, mas entender bem o mercado e os seus desafios, os influenciadores e marcas que conversam com seu produto ou serviço, facilita bastante na hora de desenvolver o plano e executar também e pode fazer a diferença! Cheque também algumas referências: é sempre bom conversar com outros clientes que já foram atendidos para entender como foi a experiência deles. Busque cases de sucesso e entenda se eles trabalham de maneira compatível com seus valores, expectativas e se atingiram resultados bacanas anteriormente também. Nem sempre é só sobre a agência, claro que o trabalho nunca é feito sozinho, lembre-se disso. Finalmente, agências e profissionais bons precisam ser acessíveis, tanto no dia a dia quanto na forma de explicar o trabalho, as estratégias, o que demandará de você etc. Você não é expert em digital e precisa entender e acompanhar compreendendo o processo.
NE O que cobrar da agência?
AP Normalmente as agências atuam com fee mensais ou projetos fechados que são entregues de uma vez só. Tudo vai depender da contratação e de como foi alinhado isso entre vocês. No geral, elas são flexíveis e não impõem modelos prontos. Eles devem entender a sua demanda e quantas horas de trabalho/equipe eles vão precisar para executarem seu projeto. Quanto ao que você pode cobrar deles, o escopo das agências digitais é bem abrangente e pode oferecer desde uma análise do cenário que irá nortear como sua marca está e o que é necessário para fazê-la crescer versus os concorrentes, até as análises dos resultados, considerando números mesmo, como alcance, engajamento, aumento da base de seguidores, conversão. Faz parte da orientação que você deve esperar deles um retorno quanto a sua persona no universo digital, que passa pela análise da sua audiência, o que eles esperam de você – que será determinante pro seu conteúdo – até o tom de voz que você deve assumir nas redes.
FT A agência tem que entender o cliente, absorver o DNA, saber a linguagem que deve ser usada, a constância das publicações, a agilidade de respostas, a disponibilidade, já que será como se a marca respondesse aos seguidores. Cobrar responsabilidade, entendimento do assunto e da marca, e insights que possam melhorar a comunicação entre a marca e seguidores, uma vez que ética, português correto e disponibilidade são itens que já estão implícitos em qualquer trabalho. Outro ponto importante são os assuntos do momento: “o que a rede está falando?”. De forma rápida, é interessante usar esse artifício para aumentar o engajamento, mas de forma consciente, dentro da visão da empresa e que tenha sinergia com a marca.
ST É natural que surjam cobranças ao longo de qualquer projeto de comunicação, inclusive quando falamos em redes sociais. Muitas vezes, as maiores delas surgem pela falta de alinhamento de expectativas e o entendimento dos objetivos de cada estratégia. Neste trabalho, por exemplo, se você tiver contratado gestão de tráfego e não tiver o resultado esperado, é natural readequar a comunicação e o público-alvo, comunidades trabalhadas, investimentos em ADS. Mas é importante entender que, apesar do resultado ser mais rápido nas redes sociais, nem tudo acontece como um passe de mágica. Por isso, é interessante estruturar uma estratégia de médio a longo prazo para otimizar o resultado.
NE O que essa agência deve oferecer?
FT Experts em redes sociais engajados, interessados e curiosos, que tragam estratégias e idéias diferenciadas para alcançar os objetivos, ofereça dados e métricas para entender o retorno das ações, ofereça conteúdos nativos e criativos dentro da realidade da marca para as redes sociais e tenha um time com diferentes habilidades, como criação, design, inteligência etc, para englobar todas as frentes necessárias para um bom desempenho das redes sociais.
ST Antes do início de qualquer trabalho, é essencial uma reunião estratégica para todos alinharem as expectativas, pois, cada cliente trabalha sua comunicação de forma individual e com autenticidade. O principal é estruturar um cronograma de conteúdo com consistência, trabalhando assuntos de interesse do seu público-alvo, por exemplo. Gestão de tráfego, designers e até videomakers costumam fazer parte desse tipo de trabalho.
NE Como medir se o serviço está sendo bem-feito?
AP Naturalmente por meio de um trabalho consistente: o resultado que todo mundo espera é retorno nas vendas do seu produto ou serviço. Não acontece da noite para o dia, dependendo do valor destinado à mídia, pode até gerar um pico de vendas momentâneo, mas o trabalho orgânico de conteúdo, construção da base de dados e relacionamento é muito relevante para continuidade desse posicionamento que você está construindo e para o crescimento dos resultados digitais também (engajamento, alcance, novos seguidores, que vão te levar a maiores índices de conversão).
FT A marca tem que saber aonde quer chegar, quais os propósitos e objetivos e a partir deste ponto, traçar um plano e verificar se os objetivos estão sendo alcançados. Se o objetivo for aumentar a base de seguidores orgânicos ou as impressões, como está a evolução mês a mês, se for aumentar o engajamento, como estão os comentários – se são qualitativos e reais ou se são apenas quantitativos e por seguidores “fake” -, verificar se a empresa traz dados, informações e relatórios que apresentem a evolução do trabalho, além de trazer novos insights para melhoria constante do trabalho, com ideias criativas para postagens, respostas rápidas e coerentes e disponibilidade da equipe.
Os combinados são sempre o ponto de partida para saber se o trabalho está bem-feito. O que foi acordado tem que ser cumprido e se não for, quais motivos para que isso tenha acontecido e quais as saídas sugeridas para chegar ao objetivo. Vale lembrar que não tem milagre, é uma construção, ou seja, não se vê resultado de um trabalho em 15 dias ou 1 mês, mas sim em médio e longo prazos, como um ano. Assim é possível verificar as oscilações mês a mês, comparar de igual para igual e traçar objetivos de acordo com informações que tem na base durante esse período.
NE Quais são os parâmetros de engajamento/números que é preciso checar? AP Cliques, curtidas, comentários, compartilhamentos, menções, salvos, mensagens por direct, etc. Todas essas métricas dão um entendimento sobre o engajamento. Mas muito importante: mais do que simples curtidas, comentários e compartilhamentos, boas taxas de engajamento refletem, acima de tudo, na existência de um relacionamento real com o público. Entenda também que cada interação demonstra um grau de envolvimento diferente. Um clique em uma publicação, por exemplo, tem menor peso do que um compartilhamento, mas de maneira geral, todo envolvimento representa uma maneira de medir se o conteúdo que você criou está atendendo as expectativas, despertando interesse ou indo de encontro às dores do seu público.
FT Nem sempre a quantidade de seguidores é tão relevante, pois o que vale é o engajamento que esse perfil apresenta: quantidade de views nos vídeos, comentários e compartilhamentos. Eu vejo que depende muito do objetivo da marca, do que ela quer e do público que quer atingir. Hoje em dia, muitos micros influencers dão mais retorno do que grandes devido às suas opiniões e posicionamento. Para ter sucesso e aumentar o engajamento orgânico é preciso conhecer seu público, interagir com ele – por meio de enquetes, por exemplo –, inserir imagens bonitas e cativantes – carrossel é uma boa escolha, assim o seguidor passa mais tempo no seu perfil e normalmente interage com o conteúdo –, além de falar com o seguidor – responder os comentários, sanar dúvidas, manter o fluxo e periodicidade das postagens, apresentar conteúdos curiosos, interessantes.
ST Existem algumas métricas para análise de desempenho. Esses relatórios costumam ser apresentados mensalmente para você afinar suas ações nas redes sociais. É comum apresentarmos dados de engajamento, crescimento, comparativos e performance.
NE Tráfego pago é importante?
AP Certamente sim, mas nem sempre no começo do trabalho. Talvez seja importante uma base antes bem estruturada, preparar o terreno com bons conteúdos para depois investir em mídia, porque daí a audiência que você levou para sua página sem conhecer você, vai encontrar motivos para ficar.
FT Acredito que a soma de fatores leva ao sucesso, entre elas o tráfego pago e a parceria com influenciadores. Essas duas formas de trabalho auxiliam a direcionar o conteúdo ao público que deseja atingir, além de trazer novos seguidores, aumentar as interações e impressões.
ST Um dos maiores benefícios em apostar no tráfego pago para redes sociais é a possibilidade de direcionar seus anúncios para as pessoas certas e no momento certo em que estão procurando seu produto/serviço. Você ainda pode localizar públicos específicos e qualificados que têm interesse ou consomem produtos/serviços relacionados ao seu negócio. Existem muitas possibilidades quando o assunto é estratégias em ADS, seja para venda, alcance ou ganhar seguidores; e os valores a serem investidos também variam bastante, mas, você pode fazer uma campanha com investimentos mais tímidos, como R$ 500 ou R$ 1000, e também ter resultados significativos para seu negócio. Se não puder impulsionar todos os posts, prefira os conteúdos estratégicos que vão trazer resultados mais rápidos.
NE Como imprimir a sua identidade nos posts que serão feitos pela equipe? Importante estabelecer uma linguagem visual? Uma paleta de cores?
AP Importante assegurar que os posts terão máxima compatibilidade com sua identidade. Então, alguns alinhamos são, sim, mega importantes antes de começar na prática: paleta, estilo de design, tom de voz, assuntos mais relevantes para sua audiência, frequência de postagem, interações que vão demandar de você, porque insisto aqui que para o sucesso da sua trajetória digital, é necessário dedicação, conteúdo autoral e se eu puder deixar um último conselho, fuja dos posts com conteúdo padronizado, busque o storytelling que faz sentido pra você! A expertise da sua agência e o seu talento levarão aos resultados de milhões!
FT A identidade nas redes sociais é uma extensão da marca, então tem que andar ao lado do offline. Um bom briefing e imersão são importantes para entender o DNA da marca e imprimir a identidade nas postagens. É importante entender a linguagem que será utilizada, as cores, formas e estrutura a ser utilizada, para que os seguidores possam se identificar com o perfil, permanecer por mais tempo na rede social e interagir com ela, sendo com like, comentários, salvar o post ou compartilhar.
ST Sem dúvida, a identidade é tudo quando falamos em redes sociais. Você não precisa ter um feed milimetricamente desenhado para ter um resultado positivo, mas ele precisa ser coerente e estar alinhado com sua estratégia de crescimento, engajamento e autoridade. Nossa recomendação para os clientes é, além de respeitar uma linguagem visual, mostrar um conteúdo real para quem acompanha seus canais de comunicação. Isso faz toda a diferença.
“É importante checar a empresa ou pessoa possuem os mesmos valores e estilo que a marca quer transmitir, quais os clientes que atende ou já atendeu, pedir alguns cases de sucesso para avaliação, o estilo de trabalho, estratégias e disponibilidade em caso de emergência”
Flávia Tartarella
“Um dos maiores benefícios em apostar no tráfego pago para redes sociais é a possibilidade de direcionar seus anúncios para as pessoas certas e no momento certo em que estão procurando seu produto/serviço. Você ainda pode localizar públicos específicos e qualificados que têm interesse ou consomem produtos/serviços relacionados ao seu negócio”
Sandra Tacla