PROFISSIONAL NO ESPELHO

Pronto para dominar o mundo

Unindo arte e ciência, estética e saúde, o médico paulista Ivan Rollemberg é um dos principais nomes da dermatologia nacional e internacional – e se prepara para abrir a sexta unidade da Human Clinic e para a expansão internacional da marca

Karina Hollo @karinahollo

Ivan Rollemberg (@dr.ivanrollemberg) tem 37 anos – e 16 anos de carreira. Quinta geração de médicos da família, ele conta que sempre quis seguir essa profissão. “A medicina sempre fez parte do meu DNA. Cresci vendo meu pai, meu avô, meu bisavô entre livros e cursos de Medicina, fazendo plantões, dedicando suas vidas aos pacientes. Sempre fui inspirado pela dedicação deles.” Foi uma escolha natural, e Ivan acredita que para se ter sucesso na vida, é preciso fazer o que ama. “A linhagem familiar me inspirou a perseguir sempre a excelência, mas sentia que precisava ir atrás da minha verdadeira vocação. Sempre fui muito bom em matemática e física, mas também em desenho e um apaixonado por artes. As medidas perfeitas de um rosto sempre me fascinaram, assim como a história da arte.” Ele trabalhou como médico da família, primeiramente, o que o fez ter contato com as dores e com as necessidades do sistema público de saúde. Depois, no Exército, trabalhou como médico-tenente, o que trouxe disciplina, resiliência e coragem para mudar. Então, diferentemente da tradição familiar em Oftalmologia, se especializou em Dermatologia. “Sem ajuda da minha família, que, no começo, via a Dermatologia e a Cosmiatria como ‘menores’, muito mais como estética em vez de medicina, fui atrás do meu sonho. Não foi fácil. Comecei do menos zero, com um empréstimo bancário, para abrir a primeira unidade da Human Clinic (@humanclinicbr) em uma casa na Vila Nova Conceição, em 2017.” Ivan conta que ela foi criada para oferecer ciência e arte dentro da medicina, em um único local, de acordo com as singularidades de cada paciente. Começou com foco em harmonização facial. E hoje é um case de sucesso, com mais de 15 mil pacientes atendidos, mais de 20 especialidades médicas reunidas, de modo integrativo e multidisciplinar. A seguir, ele fala mais de sua trajetória e de seus planos, incluindo a sexta unidade da Human Clinic e a expansão internacional da marca.

NEGÓCIO ESTÉTICA Você é a quinta geração de médicos da família Rollemberg: como esse legado influenciou sua carreira?

IVAN ROLLEMBERG O legado pela excelência em medicina sempre me inspirou, mas eu decidi seguir minha vocação e mudar os negócios da família. Meu tataravô Manuel Leite Rollemberg Sampaio – baiano, de origem holandesa – foi dos primeiros médicos formados no Brasil, com diploma outorgado por Dom Pedro II, em 1886. Depois vieram meu bisavô, meu avô e meu pai, todos oftalmologistas. Era natural seguir o caminho da Medicina. Mas eu sempre amei arte, sempre amei beleza, sempre amei esculpir faces, esculpir corpos, brincar com coisas que dessem essa sensação de arte, de criação, de desenvolvimento. A dermatologia de base, onde eu fiz a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), que é uma grande faculdade da região, é focada na patologia da doença. E eu sempre amei também, dentro da Medicina, o contato com o paciente, o corpo a corpo, o entendimento das dores, o abraço, o aconchego com esse meu paciente, e as consultas dinâmicas, objetivas e resolutivas. Uma consulta rápida, na qual o diagnóstico é feito, geralmente, com dermatoscópio. Então, eu sempre busquei uma área que coubesse como uma luva em minha mão, e não que eu transformasse a minha mão em um outro formato. Esse foi o porquê da escolha pela Dermatologia.

NE Você é pioneiro da técnica de fios de sustentação de polidioxanona (PDO), criador da Foxy Eyes, do BBB Lift (Brazilian Beauty Butt Lifting): de onde traz/cria essas tendências?

IR Minha trajetória e a da Human Clinic, felizmente, se tornaram referências, no Brasil e no exterior, em harmonização facial e corporal. O pioneirismo começa no uso dos fios de sustentação de polidioxanona (PDO). Eles são usados, há décadas, na medicina, em cirurgias cardíacas e – olha aí, mais uma vez, a tradição familiar – oftalmológicas.  Descobriu-se, nessas cirurgias, que a região suturada desenvolvia naturalmente a produção de colágeno. Fui dos primeiros no país a usar a polidioxanona como uma terapia cutânea, para fins estéticos, para o rejuvenescimento. No começo, houve rejeição dos cirurgiões plásticos, que não acreditavam nos resultados. Mas hoje viu-se que, além de extremamente seguro e absorvível, o procedimento minimamente invasivo tinha um efeito extremamente natural. Coincidência ou não, novamente a Oftalmologia estava no meu radar, mas sob o viés estético. Criei o método “Fox Eyes”, fios que puxam as sobrancelhas, dando aspecto felino ao olhar. Olhar de gata, sem o sofrimento de uma blefaroplastia, pontos ou internação hospitalar. Com métodos que desenvolvemos e que hoje são reconhecidos internacionalmente, criamos o que eu chamo de dermatologia humanizada, que proporciona resultados próximos às cirurgias plásticas, mas sem downtime, sem bisturi e sem internação hospitalar.

NE Em 2017, fundou a Human Clinic. Hoje, tem 5 unidades na capital paulista, um consultório em São José do Rio Preto, no interior do Estado de São Paulo, e planeja sua expansão pelo Brasil e exterior. Qual o próximo passo?

IR Muito além da medicina, penso que o médico hoje deve ser um profissional disruptivo que está sempre inovando na gestão de suas empresas, na busca de novas tecnologias e procedimentos estéticos para oferecer aos pacientes. Por isso, sempre estou em constantes viagens, congressos, pesquisas, buscando o que há de novidade no mercado no setor de Dermatologia e Cosmiatria, juntamente com o meu sócio, Fernando Macedo, que é pioneiro no Brasil no uso de laser dermatológico.

NE Como é a sua Clínica dentro do ROM de Romeu Felipe? Qual seu foco?

IR O Romeu é um grande colorista, o mago das cores e cortes de cabelo. A parceria que fizemos é de sucesso, porque os pacientes já fazem algum procedimento na Human e passam no salão para fazer uma escova, um corte de cabelo e vice-versa. Por esse motivo, a Tricologia é um dos fortes dessa unidade, ao lado das tecnologias, lasers e protocolos de rejuvenescimento. Dentre as novidades do espaço, destaca-se a Body Shape, esteira futurista polonesa.  Apenas 30 minutos na Body Shape queimam até mil calorias. Trata-se de uma cápsula fechada com esteira embutida, o que promove um aquecimento infravermelho, sob pressão a vácuo, e elimina muito mais toxinas, gordura e celulite.

NE Está prestes a abrir a primeira unidade no Rio de Janeiro. Como a abordagem estética de SP é diferente da carioca?

IR O Rio tem, mais do que em São Paulo, um culto ao “corpo de verão”. Mas para se ter um corpo de verão, é preciso ter cuidados permanentes. Por isso, digo que, no Rio, teremos mais do que um complexo de beleza e estética, será um verdadeiro centro da autoestima. Uma mansão, que une tradição e modernidade, num terreno de 6,6 mil metros quadrados. A Human Rio vai reunir mais de 20 especialidades, de Odontologia a Gastroenterologia, de Tricologia a Medicina Esportiva, de Cosmiatria a Cirurgia Plástica. No foco, claro, medicina estética, lasers, tecnologias e rejuvenescimento.

NE O BBB Lift é sucesso entre os estrangeiros e promete abalar o Rio?

IR Sem dúvida, todo mundo quer o bumbum dos sonhos sem bisturi, ainda mais numa das cidades mais lindas do mundo, cujo estilo de vida está ligado à praia, ao verão. A técnica que criei é inspirada no bumbum brasileiro, reconhecido internacionalmente como o mais belo do mundo. O método BBB Lift reúne um combo de injetáveis: ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e esvaziadores de gordura. O ácido hialurônico é aplicado no terço superior do glúteo, em formato delta, e o efeito é imediato, conferindo melhor projeção e volume. Os bioestimuladores melhoram a qualidade da pele, combatendo flacidez, estrias e celulites. O esvaziador reduz a gordura lateral e a indesejada bananinha. O resultado é uma otimização máxima do volume, projeção e contorno em apenas uma sessão. Hoje a nossa rede já atende a 12,5% de estrangeiros e acreditamos que vamos triplicar esse movimento depois da abertura da clínica no Rio.

NE Você tem pacientes famosos no Brasil (Grazi Massafera, Giovanna Lancellotti, Caio Castro, Cleo Pires, Giovanna Antonelli) e fora dele (como Rod Stewart). Como ganhou essa projeção?

IR O David Palmer, baterista do Rod Stewart, é que é nosso paciente. O Rod Stewart ainda não é paciente, é um grande amigo. O motivo de tanta clientela estrelada é a excelência do que entregamos. Arte na medicina sempre foi o nosso slogan. Obviamente investimos em marketing. Mas a procura de tantos artistas pela nossa clínica tem um motivo fundamental: a naturalidade dos resultados. A expressividade é a matéria-prima do trabalho dos artistas. Imagina fazer uma harmonização que paralise movimentos, que retire as especificidades, a identidade do trabalho do ator?

NE Qual diria que é seu diferencial?

IR O nosso slogan: arte na medicina. Minha especialização é a harmonização. E o que é a harmonização? Basicamente, é entender a essência, analisar o todo, compreender o objetivo de cada um. Um trabalho artesanal, sob medida. Com sensibilidade, somar todos os fatores e trazer mudanças sutis que sejam efetivas, mas que não alterem as características da pessoa.

NE Como vê as tendências de beleza para 2024?

IR Lasers dermatológicos, aliados a fios de PDO. Acredito que essa seja a equação de sucesso. E lasers cada vez mais precisos e eficientes, com tecnologias de picossegundos, por exemplo.

NE Quais seus projetos para o próximo ano?

IR Em 2025, esperamos ter unidades da Human em Miami, Paris e até em Dubai. Paralelamente, esperamos ter as nossas primeiras turmas de pós-graduação formadas e atuando pelo país todo. Lançamos nesta semana, o Derma Cosmetic Surgery, programa de pós-graduação em Cosmiatria e Tecnologia Avançada, pela Human Clinic, em parceria com o hospital Corbett. Programa certificado pelo MEC. Compartilhar conhecimento alimenta a alma. A educação transforma vidas. O Brasil já é celeiro de grandes nomes na dermatologia. Esperamos que a Human Clinic contribua também para essa nova geração de talentos. Meu sonho é seguir compartilhando conhecimento, transformando vidas e, sobretudo, reativando a autoestima das pessoas. Ela é tudo na vida. Dermatologia é também Psicologia e Arte.

FRASES

“Minha trajetória e a da Human Clinic, felizmente, se tornaram referências, no Brasil e no exterior, em harmonização facial e corporal” “As tendências para 2024 passam por Lasers dermatológicos, aliados a fios de PDO. Acredito que essa seja a equação de sucesso. E lasers cada vez mais precisos e eficientes, com tecnologias de picossegundos, por exemplo”

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *