Políticas ESG

o que são e por que você vai querer aplicá-las no seu negócio, agora!

A sigla diz respeito ao compromisso e responsabilidade das empresas e de seus empresários com o planeta e as pessoas; e não se trata apenas de uma questão de boa imagem, mas de retornos financeiros também. Vem entender melhor e saber como fazer a sua parte para se adequar a essa tendência que investidores e consumidores estão de olho

Shâmia Salem (@shamiasalem)

Até um tempo atrás as palavras capitalismo e consciência eram tratadas quase que como antônimos, já que capitalismo era associado à individualidade enquanto consciência remetia ao cuidado com o próximo e com a coletividade. Mas hoje essas duas palavras não só cabem na mesma frase, como se reuniram para formar um novo e poderoso conceito econômico. De maneira muito resumida, o chamado capitalismo consciente defende que é possível uma empresa ou empreendedor aumentar seu faturamento ao mesmo tempo em que acrescenta algo de positivo à sociedade e ao meio ambiente. Achou esse discurso bonito e “perfumado”, mas na sua realidade do dia a dia do seu negócio não dá tempo para pensar no planeta? Sem contar que você não tem recursos sobrando para investir em “atitudes verdes”? Pois saiba que aplicar o capitalismo consciente é fácil e muito vantajoso porque ele tem como pilares as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, que em inglês são traduzidos como environmental, social and corporate governance, mais conhecidos pela sigla ESG.

Não é novo, mas é atual

A diretora de operações do Grupo 5S, Andresa Borges, diz que as políticas ESG não são uma novidade. Mas, podem ser consideradas uma forma atualizada de gerir uma empresa. Tenha ela o tamanho que tiver, o faturamento que tiver, inúmeros empregados ou somente o proprietário trabalhando nela. “O ESG trata da sustentabilidade do ambiente, do planeta e das empresas. E essa sustentabilidade não se refere apenas à natureza, mas também à perenidade. Na prática, para um negócio ser sustentável, se sustentar, ter uma continuidade, ele precisa atentar para o impacto que sua cadeia produtiva gera no entorno. Por isso é que para mim ESG é uma prática de consciência, e ela é individual, corporativa e também social”, diz Andresa Borges. Para quem responde que está preocupada demais em levantar o caixa devido à economia cambaleante e, por isso, não consegue parar agora para pensar na natureza, a diretora do Grupo 5S avisa: “Às vezes, a gente glamouriza esse tipo de discussão ou faz com que ela pareça muito distante. Mas, na realidade, é preciso entender que o desperdício de energia impacta no seu bolso, sim, mas também na sociedade, já que está claro que os recursos naturais não são infinitos. Paralelo a isso é importante perceber e multiplicar a ideia de que toda ação, por pequeniníssima e rotineira que ela seja, também pode ser ESG”, completa ela. “Um bom exemplo é o profissional de estética que faz o descarte correto de seus instrumentos de trabalho”, completa a especialista em biossegurança Daniela Pontes, professora de biossegurança em pós-graduação em estética e tricologia. “Ao desprezar a agulha usada em um procedimento no descarpack ou jogar a luva, o algodão e o papel para a maca que tiveram contato com secreção ou sangue no lixo infectante em vez de no lixo comum você pratica ESG. Afinal, você não quer você, nem seus clientes, colaboradores e coletores sejam picados ou infectados”, comenta.

Ganhos diretos e indiretos

A diretora do Grupo 5S lembra que as novas gerações estão cada vez mais conscientes e ensinando as mais velhas a importância disso, e de olhar com bons olhos e até dar preferência a empresas e negócios com esse viés do capitalismo consciente. “Pegue o fato de que o consumidor nunca quis tanta saúde e bem-estar. Diante dessa demanda, eu, como empreendedor, posso agir por consciência, por conveniência ou por ambos para atrair esse cliente. E não é preciso se envergonhar de agir mais por conveniência do que por consciência. Estar num degrau de conscientização já uma prática ESG”, reforça ela, que acredita que cada um de nós pode aumentar a própria atuação. “Aquele 1% a mais por dia, quando nos damos conta, já é bastante coisa. Se quiser avançar mais casas você pode adotar atitudes do tipo escolher os fornecedores para o seu espaço de estética que tenham o selo eureciclo, como é o caso do Grupo 5S, que compensa 100% do plástico usado nas embalagens de seus suplementos que auxiliam em seu método de emagrecimento saudável”, conta.

Outras práticas interessantes e que trazem ganhos indiretos e diretos incluem substituir, quando possível, claro, itens descartáveis por reutilizáveis, como a espátula de madeira pela de plástico. Já o que não puder ser lavado e usado novamente para o mesmo fim pode ganhar um desfecho diferente ao ser, também sempre que possível, encaminhado para outro uso, como encaminhar as luvas de plástico que não servem mais nem estão infectadas para artesãs.

Por trás de cada letra do ESG

Seja qual for o tamanho do seu negócio, do seu caixa, da sua cartela de clientes, saiba que você pode aplicar práticas ambientais, sociais e de governança no dia a dia e ganhar muito com isso; entenda:

  • E de environmental, ou práticas ambientais Trata-se de realizar ações de preservação do planeta, para proteger os recursos naturais. “No dia a dia isso pode ser feito ao apagar as luzes das salas de procedimentos que não estão sendo usadas, substituir a descarga convencional pela econômica, que usa 20 litros de água a menos cada vez que é acionada, não deixar os equipamentos na tomada, pois mesmo em stand by eles consomem energia, gerenciar resíduos produzidos e reduzir os desperdícios de maneira geral”, lista Daniela Pontes.
  • S de social, ou práticas sociais “Por aqui passam ideias como garantir um ambiente de trabalho que não seja tóxico, estimular a inclusão e diversidade, proporcionar treinamento adequado aos funcionários e garantir a privacidade e segurança de dados dos colaboradores e clientes. Atitudes desinteressadas e genuínas também, pois são grandes geradoras de bem-estar imediato para quem as recebe e as pratica. Um bom exemplo é o de profissionais de estética que oferecem um dia de beleza e relaxamento para pacientes com câncer ou mulheres de baixa renda”, diz a diretora do Grupo 5S, Andresa Borges.
  • G de corporate governance, de governança corporativa Segundo a Rede Brasil do Pacto Global, este item inclui garantir remuneração justa para todos os colaboradores, seguir condutas éticas, praticar a transparência fiscal e prevenir casos de assédio, discriminação e preconceito.

BOX

Como tudo começou

A sigla ESG surgiu há quase duas décadas durante um trabalho do grupo Princípios para o Investimento Responsável (PRI, em inglês), que é ligado a Organização das Nações Unidas (ONU) e atua convencendo investidores a fazerem investimentos sustentáveis. O economista-chefe do PRI à época, James Gifford, disse que o termo traria um contexto maior a outro que se usava, o investimento ético. A explicação era que não se tratava mais de ética, mas, sim, da necessidade de incorporar fatores socioambientais nos investimentos para gerenciar riscos no futuro, como os causados pelas mudanças climáticas.

BOX 2

5 motivos para adotar o ESG no seu negócio:

1. Há urgência em combater as mudanças climáticas, e você tem papel fundamental nisso.

2. Empresas que buscam o ESG geram um impacto positivo na sociedade, o que reduz os riscos e melhora o relacionamento com clientes, fornecedores e a comunidade.

3. A geração de valor para todas as partes interessadas na empresa – proprietário, colaboradores, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade – é a razão de existir de um negócio e não mais somente o lucro para seu empreendedor. Quando todos se beneficiam, a empresa prospera.

4. Ter boas práticas ambientais, sociais e de governança já não é mais um diferencial, mas um pré-requisito, um selo que atesta a responsabilidade da sua empresa com o planeta, o mercado, os consumidores.

5. As políticas ESG são práticas que, de uma maneira ou outra, já existiam. Agora, elas têm ganhado robustez e maturidade e sendo praticadas com consciência. O objetivo de adotá-las parte também da ideia de que amanhã você será melhor do que é hoje e do que foi ontem.

FRASES

“O ESG faz um convite para agirmos por consciência, tendo sempre em mente o mundo que queremos e o poder que temos de criar uma sociedade da alegria em vez de uma sociedade do medo”

Andresa Borges, diretora de operações do Grupo 5S

“Ao desprezar a agulha usada em um procedimento no descarpack ou jogar a luva, o algodão e o papel para a maca que tiveram contato com secreção ou sangue no lixo infectante em vez de no lixo comum você prática ESG. Afinal, você não quer você, nem seus clientes, colaboradores e coletores sejam picados ou infectados” Daniela Pontes, especialista em biossegurança, professora de biossegurança em pós-graduação em estética e tricologia

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *