Os pilares de sucesso do grupo 5S

A fisioterapeuta dermato-funcional Edivana Poltronieri transformou a própria experiência de perda de peso (foram 24 kg em apenas 3 meses!) em um negócio com formado inédito e personalizado para cada perfil de profissional que decida empreendedor com o método de emagrecimento para clínicas de estética, que tem investimento a partir de R$ 2.900 e lucratividade em torno de 47%. Inspire-se na história dela e em suas estratégias comerciais que resistiram até mesmo à pandemia

Shâmia Salem (@shamiasalem)

“Queria viver um Big Brother da perda de peso, onde pessoas pudessem me vigiar 24 horas por dia para eu me sentir impelida a andar na linha, colocar em prática tudo o que sabia na teoria e finalmente deixar de ser obesa. O jeito mais próximo que encontrei de fazer isso foi criando um grupo no WhatsApp com sete familiares e amigos. Mas, ele foi o suficiente para começar a ter resultados a ponto de estimular os “espectadores” a aderirem ao meu programa. Como resultado disso, em apenas 90 dias todos emagrecerem: eu perdi 24 kg, meu marido 17, uma amiga 15, outra 4 kg, e isso porque ela já era magra e só queria ganhar uma “folga” na balança”, conta a fisioterapeuta dermato-funcional Edivana Poltronieri, que enxergou ali uma oportunidade de um negócio que poderia transformar sua vida e de outros mais. Literalmente. Assim nasceu o 5S Emagrecimento Saudável, uma experiência transformadora e cientificamente comprovada que em sete anos de existência já ajudou mais de 150 mil pessoas a perderem mais de duas toneladas e reprogramarem seu metabolismo e hipotálamo com um método de, no mínimo, três meses de duração. Com baixa taxa de efeito sanfona, 5S não usa medicação e conta com uma equipe multidisciplinar que prioriza a reeducação alimentação associada à suplementação e gerenciamento das emoções.

Dinheiro é o de menos

Com a ideia na cabeça, mas sem condições financeiras para investir, Edivana Poltronieri fez o que estava ao alcance. A primeira atitude foi iniciar a busca por validação para seu método, já que sete pessoas era uma amostra muito pequena. Para isso, montou uma nova turma com perfis bastante diversos. E, pela expertise de viajar todo o Brasil dando aulas de pós-graduação, passou a apresentar seu programa a alunos interessados e surpresos com a rápida transformação da professora, que não só afinou em pouquíssimo tempo, como estava bem-disposta, saudável e conseguindo manter o peso conquistado.

Tudo isso aconteceu em 2015. “Quando abri o grupo no Espírito Santo, no final de maio, ele tinha 45 interessados em aprender meu método. Na semana seguinte, liberei outra turma em São Paulo, que de cara contou com 72 participantes. Gerar resultados incríveis já em 30 dias, com pessoas “de verdade” dando depoimentos, e tudo isso sendo acompanhado pela Internet fez com que a ideia se disseminasse com muita velocidade. Tanto que passei o ano de 2016 dando cursos presenciais de três dias e formei quase 900 profissionais, que passaram a oferecer meu método em suas clínicas de estética e saúde. O sucesso era absoluto, mas começaram a surgir dúvidas e questionamentos sobre, por exemplo, exclusividade no território de atuação, se fulano ou beltrano estavam praticando o método corretamente e no preço indicado… Foi quando percebi que precisava me profissionalizar mais, tendo auditoria, marketing, regras, leis, etc, para não correr o risco de perder o verdadeiro diamante que eu tinha em mãos. Então, parei imediatamente com os cursos e fui buscar consultoria especializada com uma das maiores empresas de formatação, reestruturação e expansão de negócios, a Bittencourt”, conta.

Em busca do modelo ideal

O que você faria se precisasse reunir 900 profissionais que fizeram seu curso para anunciar que, agora, todos deveriam se readequar para virar franquia? Diante desse impasse, Edivana, com a colaboração da empresa de consultoria, optou por um caminho mais interessante, possível e vantajoso para todos. “O modelo de negócio que desenhei foi o da licença de marca, para permitir que as clínicas mantivessem seus nomes e pudessem continuar oferecendo meu programa tendo uma série de privilégios. Quando apresentei a proposta deixei claro que ou ela seria aceita ou não duraríamos dois anos. Nesse processo de conversão dos alunos para licenciados da marca assinamos de um dia para outros 353 contratos. Foi um baita filtro porque o documento trazia questões como royalts, metas, compra mínima, montar uma sala na clínica de beleza ou saúde para seguir o padrão estético da sala que tínhamos desenvolvido… Outro agravante que nos deparamos é que cerca de 8 em cada 10 desses licenciados trabalhavam na informalidade. Alguns revendiam produtos sem nota fiscal, outros tinham caixa 2, não possuíam contabilidade, sonegavam impostos, não sabiam quanto custava manter seu negócio aberto nem quanto ganhava”, lembra a empresária, que exigiu que para assinar a licença todos teriam que se formalizar e legalizar. “Eles toparam, e isso foi uma conquista incrível para mim, mas, principalmente, para eles, que se empoderaram ao assumir a postura real de empresário. Foi um movimento muito bonito e emocionante esse de crescermos todos juntos”, completa ela.

O risco do “jeitinho”

O ciclo do licenciamento previa contratos com três anos de validade. E, acredite se puder, a maior dificuldade nesse período foi fazer com que justamente os acordos assinados fossem respeitados. Muitos queriam dar o seu “jeitinho”, mudar algumas “coisinhas” nos protocolos, fazer “pequenas” alterações… Para quem acha que tudo bem alterar acordos pré-estipulados, imagine o tipo de Big Mac que você encontraria em cada McDonald’s do planeta. “Supervisionar e controlar isso foi o maior desafio em toda a minha carreira como empreendedora, porque também passei a enxergar várias falhas no contrato que permitiam burlar as regras. Tomei a decisão muito certa de contar, mais uma vez, com a ajuda especializada da empresa de consultoria”, lembra Edivana Poltronieri.

Faltando apenas um ano para os licenciados renovarem o contrato, a conclusão era que o melhor a fazer era optar pela transformação do negócio em franquia. Porém, no Brasil não havia nenhum modelo a ser seguido ou para ser usado como inspiração. A solução foi criar nosso próprio modelo, o store in store, feito especialmente para clínicas de estética; e, mais uma vez foi realizado um grande evento para anunciar a novidade. “Ganhamos 165 franqueados, ou seja, cerca de metade dos que estavam conosco aceitaram essa evolução. Mesmo assim eu comemorei, porque filtramos os descomprometidos, os que burlavam as regras e estavam “queimando” a marca. Por isso acredito que foi um perder para ganhar. Não vou mentir dizendo que não doeu, porque foi doloroso demais ter que incinerar estoques de produtos, já que muitos em vez de comercializá-los mandavam manipular as fórmulas que desenvolvemos com exclusividade. Isso porque na divulgação do protocolo eu afirmava que o uso de suplementos era necessário, e os clientes nos mandavam denúncias dizendo que não tinham sido instruídos sobre isso. Mesmo assim nunca multei nenhum licenciado, pelo contrário, fui complacente e empática”, diz a empresária, que, mesmo diante de tantos perrengues, recebeu inúmeros prêmios, que aumentam cada vez mais a credibilidade dela e da 5S.

Imune à Covid-19

Março de 2020 seria a data para a 5S expandir sua franquia no mercado. E a notícia seria anunciada, inclusive, em um estande exclusivo da marca na Estética In. Outros eventos estavam marcados, como a ida de Edivana Poltronieri à Londres para receber uma premiação na Universidade de Oxford em comemoração à publicação do artigo científico na Revista Brasileira de Obesidade Nutrição e Emagrecimento, a RBONE, e com indexação internacional, comprovando a segurança e eficácia do método 5S. “Tudo caiu por terra com o anúncio do fechamento do comércio devido à pandemia. Para não perder tudo o que tínhamos conquistado, em apenas 40 dias desenhamos e lançamos o 5S digital, uma ferramenta on-line para continuar dando total suporte aos franqueados. Em 2021, com a nova ordem de trabalhar em home office, treinamos os franqueados para fazerem o mesmo com suas clínicas. Não é novidade que a pandemia desanimou muita gente e levou inúmeros empresários a quebrarem por usarem o caixa para diversificar seus negócios – teve quem apostou em lanchonetes, lava-rápido, em mecânica… E eis que chegou o segundo semestre de 2021, em que nos deparamos com a necessidade de renovação dos contratos e o desafio de continuar no formato store in store ou full, montando clínicas próprias da 5S. A opção, ousada, foi pelos dois; e assim renovamos com 46 franqueados que cresceram exponencialmente em suas regiões e mudaram radicalmente de vida”, comemora.

Novidades para agora

Além de manter o conceito store in store, de uma loja instalada dentro de outra loja, a 5S terá unidades exclusivas em pontos comercialmente atrativos, tanto em ruas quanto em shoppings centers. “Estamos num processo ativo de expansão, impulsionado pelo fato de termos entrado no mundo da omnicanalidade, que, de maneira resumida, implica em desenvolver o produto que o seu cliente quer ao invés de um que você acha que vai vender; e oferecê-lo em canais diferentes. Isso explica porque agora a 5S possui modelos de negócios diversos e sob medida para o perfil específico de cada parceiro, tenha ele um espaço físico grande ou pequeno, com mais ou menos luxo, seja MEI, atenda um público com maior ou menor poder aquisitivo, queira estar em um shopping ou em na rua com um espaço exclusivo da 5S, tenha facilidade ou não com tecnologia. Para completar, estamos aperfeiçoando o projeto digital, para atender a geração que prefere entrar no site ou aplicativo e pôr no carrinho de compras a proposta com que mais se identifica, podendo escolher, por exemplo, apoio nutricional, psicológico, para atividade física, etc”, esclarece Edivana Poltronieri.

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5 pilares da 5S

1. Sociável Permitir que as pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade e dificuldade de emagrecer pertençam a um grupo digital e possam ter a liberdade de se abrir, falar das suas dores sem ser criticados ou apontados. Depois que elas atingem seus objetivos, há o clube Eu saudável, onde continuam convivendo e conversando on-line, montam grupos de caminhada e corrida. Até namoro já saiu desses grupos!

2. Sustentável Nos mantemos porque temos a menor taxa de rebote, com estudos feitos por médicos. Para ter ideia, em terapias isoladas para a perda de peso essa taxa gira em torno de 92% enquanto a nossa, que oferece terapias combinadas, é de 43%, incluindo aqueles pacientes que acompanhamos desde o início da 5S, sete anos atrás. Além disso as embalagens dos nossos produtos têm o selo eureciclo e as formulações são preparadas com substâncias da classe clean label, que são livres de conservantes e de ativos químicos.

3. Simples Prezamos uma alimentação simples, de fácil preparo, sem complexidades nos ingredientes ou nas receitas. A suplementação também é fácil de ser realizada. Essa simplicidade também é aplicada nos nossos modelos de negócios, em que a licença home based custa a partir de R$ 2.900, a licença store in store tem valor de R$ 4.900 e a franquia, de R$ 5.900.

4. Saboroso Resignificar a relação com a comida e rsgatar pequenos gestos roubados pela obesidade, como escolher a própria roupa, de amarrar os próprios tênis, de voltar a cruzar as pernas. Esse pilar traduz o slogan da 5S: “Não é sobre perder peso, é sobre ganhar vida”.

5. Saudável Trabalhamos hábitos saudáveis como a ingestão de “comida de verdade”, da prática de meditação, respiração e de atividade física como forma de favorecer o metabolismo, a recuperação da energia e da disposição, da vida mais leve e equilibrada.

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Números da 5S

  • 7 anos de sucesso
  • + de 150 mil clientes com vidas transformadas
  • cerca de 2 toneladas de peso eliminadas
  • recorde de perda de 105 kg por um único paciente
  • investimento para licenciados a partir de R$ 2.900
  • em torno de 47% de lucratividade

FRASE

“Temos um modelo de negócio para cada empreendedor que quer investir no 5S, atenda ele o público A, B, C, D ou E, seja MEI ou queria abrir uma franquia em um shopping”

Edivana Poltronieri, fisioterapeuta dermato-funcional e CEO do Grupo 5S

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

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