Orient Express

Primeiro foi a vez da rotina coreana de beleza, K-Beauty, atravessar o globo para virar febre por aqui. Depois, veio a rotina japonesa, a J-Beauty. Afinal, o que podemos aprender com o skincare das orientais? Karina Hollo (@beautybyka)

K-Beauty e J-Beauty são termos que fazem parte da vida dos beauty lovers já há algum tempo. A primeira envolve uma rotina com até 10 passos. A segunda, consiste em uma abordagem de beleza sofisticada e simples ao mesmo tempo, inspirada em ingredientes naturais e apoiadas por muita ciência e tecnologia. Mas o fato é que a filosofia oriental de cuidados com a pele tem nos ensinado muito, impactando inclusive na estética. “Os orientais levam o skincare muito a sério. Ele está enraizado na cultura, que desde cedo ensina a importância de uma pele saudável”, analisa o dermatologista Amilton Macedo, de São Paulo.

Se por aqui estamos acostumados a uma rotina simples – limpar, tonificar e hidratar, e sem muita frequência – as asiáticas se tornaram referência, justamente por entenderem que usar um produto esporadicamente não surte efeito. “É necessário criar uma rotina de skincare para obter resultados e conquistar os benefícios que cada produto oferece. Além disso, os orientais buscam uma beleza mais natural, o que também ganhou força no Brasil e mundo nos últimos anos”, observa ele. No entanto, o mercado de beleza oriental é inovador e se arrisca em testar novos ativos, ingredientes e tecnologias, trazendo uma nova abordagem para os rituais de cuidado. 

K-Beauty X J-Beauty

“A K-Beauty esteve muito em alta no mundo todo”, fala a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas para a brasileira, que ama produtos multifuncionais justamente para ganhar tempo, foi um desafio! “Se é difícil conseguir que a paciente use cinco produtos em uma prescrição no consultório, imagine seguir os 10 passos da rotina coreana”, observa ela. As coreanas buscam por uma pele clara, de porcelana. “Elas se concentram principalmente em manter o rosto saudável, hidratado e sem manchas”, fala Amilton.

Mas quem disse que o fascínio do mundo da beleza pela pele das orientais passou? Foi a hora e a vez da ascensão da J-Beauty. O mercado de beleza japonês foca em produtos que visam iluminar a pele. Por lá, a tendência é investir em um look de maquiagem natural, sem esforço, com o mínimo de make nos olhos. E, para isso, você precisa ter uma pele ótima… Em vez de precisar reservar tempo para 10 passos, voltamos a dar atenção ao essencial: lavar, hidratar, proteger. Para a J-Beauty, esquecer de proteger a pele dos fortes raios ultravioleta e não cuidar do rosto com produtos clareadores resultará em um rosto pouco luminoso – e isso, ninguém quer (nem aqui, nem na China!). A ideia é proporcionar aquele brilho interior. Ao contrário das rotinas K-Beauty, de várias etapas (dupla limpeza, essências, loções, hidratantes, soros e massagens faciais…), a J-Beauty é bastante simples. Para começar, pede limpeza hidratante e nutritiva. Na sequência, vêm várias camadas de hidratação, incluindo o uso regular de máscaras faciais. E, é claro, proteção solar. As japonesas buscam por uma pele mais clara e uniforme, porém o conceito de beleza japonesa está diretamente ligado à saúde. “Elas cuidam da pele de ‘dentro’ para fora, pensando sempre nos efeitos em longo prazo, e buscando uma pele limpa, saudável, macia e hidratada”, observa o médico. Tem mais uma diferença grande entre as duas linhas: a praticidade. Enquanto a K- Beauty ficou conhecida pela rotina de beleza feita em até 10 etapas, a J-Beauty traz uma rotina de beleza mais minimalista, com 4 etapas. “É uma rotina mais simples pois prioriza produtos funcionais, que proporcionam mais de um benefício para pele, como hidratar e proteger dos raios solares”, fala Amilton.

K-Beauty e seus 10 passos

Essa obsessão por uma pele perfeita leva as coreanas a seguirem um ritual exaustivo de 10 passos diários. São tantos produtos e camadas que algumas influencers por aqui lançam mão de pequenos ventiladores para os produtos serem absorvidos mais rápido. São eles:

1- Demaquilante à base de óleo

2- Sabonete à base de água

3- Esfoliante

4- Tônico

5- Essência

6- Sérum

7- Máscaras faciais descartáveis

8- Creme para os olhos

9- Hidratante

10- Protetor solar

J-Beauty direto ao ponto

A rotina J-Beauty é mais simples e direta e por isso encaixou melhor na vida da brasileira (que ama produtos multifuncionais justamente para economizar tempo). Consiste basicamente em quatro etapas:

1- Limpeza

2- Tônico sem álcool

3- Sérum

4- Hidratante

O Oriente na Estética É cada vez mais comum as clientes estarem conscientes de que é necessário cuidar da pele desde cedo, para ter um resultado a longo prazo e viver o passar dos anos com beleza e saúde. “Elas buscam por tratamentos que previnam o envelhecimento cutâneo e que ao mesmo tempo proporcionem brilho e firmeza para a face”, explica o dr. Amilton. “Sim, a demanda por máscaras poderosas, com alta concentração de ativos, ganhou muito interesse, assim como produtos e equipamentos que sejam multifuncionais com efeito imediato”, complementa.

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *