O uso da Aromaterapia como auxiliar do emagrecimento

A Aromaterapia é basicamente o uso de óleos essenciais com finalidades terapêuticas. A entidade de padronização internacional (ISO) define óleo essencial como um produto obtido através da destilação. É importante saber que os óleos essenciais são compostos de substâncias bem definidas quimicamente e que são lipossolúveis, ou seja, se dissolvem em gorduras. Apesar do nome óleo, entretanto, os óleos essenciais não são gordura, pois não possuem ácidos graxos na sua composição. Óleos ricos em ácidos graxos são extraídos por prensagem de sementes e podem ser chamados de óleos graxos, óleos fixos, óleos carreadores, óleos vegetais, óleos gordurosos, mas todos eles são diferentes dos óleos essenciais.

Os óleos essenciais são encontrados em estruturas especializadas das plantas em diferentes órgãos e ao serem liberados atuam como:

  • Reguladores e catalisadores de metabolismo;
  • Meios de comunicação entre plantas;
  • Protetores da planta contra parasitas, insetos herbívoros e outras ameaças;
  • Agentes de atração de polinizadores;
  • Protetores de mudanças climáticas, ajudando a planta a sobreviver em diferentes condições.

Os óleos essenciais podem ser encontrados em diversas partes da planta como:

  • Folha (exemplos: eucalipto, tea tree, hortelã, manjericão);
  • Tronco (exemplos: sândalo, madeira do Sião, pau-rosa, canela);
  • Fruta (exemplos: tangerina, laranja, limão);
  • Semente (exemplos: cardamomo, junípero);
  • Raiz (exemplos: vetiver, nardo);
  • Rizoma (exemplos: gengibre, lírio-do-brejo);
  • Resina do tronco (exemplos: copaíba, olíbano, mirra, breu);
  • Flor (exemplo: rosa, gerânio, jasmim, camomila, ylang ylang, lavanda).

Óleos Essenciais para emagrecer

Os óleos essenciais ajudam a emagrecer? Quais são os indicados? Eu recebo essas dúvidas diariamente e é por isso que quero explicar neste artigo como é possível ajudar suas clientes a perderem peso com óleos essenciais.

Segundo dados do segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, divulgada em outubro de 2020, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%, enquanto a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.

Outro dado mostra que no país uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais estava obesa, o equivalente a 41 milhões de pessoas. Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.

A prevalência de excesso de peso aumenta com a idade e ultrapassa os 50% na faixa etária de 25 a 39 anos de idades – a proporção de sobrepeso é um pouco mais elevada no sexo masculino (58,3%) do que no feminino (57,0%). No entanto, nos demais grupos etários, os percentuais de excesso de peso eram maiores entre as mulheres.

Os números devem aumentar quando analisado todo o período da pandemia de Covid-19. Isso porque a obesidade e o excesso de peso estão diretamente relacionados a padrões alimentares ruins, insônia, falta de prática de exercícios físicos e doenças, como desequilíbrios hormonais, bem como ao estresse.

O excesso de peso pode causar doenças sérias, por exemplo, diabetes, problemas circulatórios, apneias e derrames. Além da perda de autoestima, depressão e cansaço excessivo. Porém, a Aromaterapia pode se tornar uma grande aliada no processo de emagrecimento.

Acredite: é possível emagrecer com saúde através dos óleos essenciais! Mas, lembre-se: a Aromaterapia deve estar associada a uma mudança no estilo de vida por parte do cliente.

Para o aspecto metabólico, temos o Óleo Essencial de Limão. Este óleo é um tônico que melhora a saúde digestiva e estimula o funcionamento do organismo, o que é muito importante para perder peso. Além disso, a ação dos monoterpenos presentes na substância ajuda a desintoxicar e a desinchar o corpo. O uso pode ser feito por ingestão, e também pela adição desse óleo essencial aos cosméticos de uso tópico. Um detalhe importante é que ambas as formas de uso devem ser feitas com conhecimento, pois a ingestão é um uso avançado e o OE Limão tem fotoxicidade quando aplicado na pele e esta é exposta ao sol.

Para gordura localizada o Óleo Essencial de Gengibre é o indicado. Ele promove a queima de gordura, através do aumento do nível de energia, além de reduzir o apetite. Neste caso, o óleo deve ser utilizado diretamente no local de excesso de gordura, por exemplo, a barriga. Você pode fazer massagens diluindo-o em óleos carreadores. Por fim, o excesso de peso pode causar desequilíbrios emocionais, como ansiedade, depressão e baixa autoestima, essas questões podem gerar compulsão alimentar, criando um círculo vicioso. Não tenha dúvidas: emoções também devem ser tratadas! O aspecto emocional pode ser cuidado pelo querido gerânio! O Óleo Essencial de Gerânio é ansiolítico, consequentemente, traz tranquilidade e reduz ansiedade. Também é excelente para acalmar a mente, acabar com a insônia e promover o equilíbrio necessário. O uso neste caso pode ser feito adicionando 25 gotas do óleo essencial em 50 ml de óleo vegetal carreador e aplicado em certos locais; e também pode ser feito o uso através da inalação para diminuição da ansiedade que leva à alimentação excessiva.

André Ferraz @andreferrazaromaterapia é aromaterapeuta profissional, psicólogo formado pela UFMG, professor, palestrante e diretor da Viver de Aromas @viverdearomasoficial. Como professor de Aromaterapia busca sempre traduzir o melhor conhecimento científico sobre óleos essenciais em uma linguagem simples e de fácil assimilação.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.