O segredo dos lábios perfeitos

Segundo definição do dicionário Michaelis, per.fei.to “em que não há defeito ou falhas; que atingiu padrões elevados de excelência”.

Esses “padrões elevados” têm motivado muitas pessoas a corrigir “defeitos” buscando auxílio com recursos estéticos. E o aumento na procura por harmonização facial é uma prova dessa busca pela “perfeição”. O número de procedimentos com preenchedores aumentou consideravelmente nos últimos anos, as pessoas têm buscado corrigir assimetrias, melhorar contorno e até mesmo aumentar o tamanho dos lábios.

E com essa demanda, todas as áreas da beleza crescem, como por exemplo a da micropigmentação labial que ganhou uma considerável fatia no mercado da beleza nos últimos quatro anos e é uma grande tendência para 2021. Acredito que a procura para volumizar os lábios com preenchedores fez com que as mulheres voltassem sua atenção para essa região, criando o desejo de ter lábios perfeitos. No entanto, mesmo sendo uma tendência, ainda existem muitas mulheres que desconhecem a micropigmentação labial ou harmonização e os seus benefícios.

A micropigmentação oferece infinitas possibilidades e temos muito a explorar desse recurso de beleza que facilita o dia a dia das mulheres possibilitando ser linda com mais tempo. Para mim, um lábio perfeito é todo aquele que é hidratado, definido e que possui uma coloração uniforme harmonizando com a pele.

Vou compartilhar com vocês alguns dos segredos para conseguir alcançar lábios perfeitos com a micropigmentação e espero que seja útil.

  1. IDENTIFIQUE A NECESSIDADE DA CLIENTE

Qual o resultado desejado? Qual cor usar? Qual técnica fazer? Essas são perguntas que o cliente deverá responder durante a avaliação. Recomendo que todos os clientes sejam avaliados. É muito importante que você converse e tire todas as dúvidas antes de começar a micropigmentação, dessa forma é possível alinhar as expectativas à realidade.

Faça uma simulação precisa – o mais próximo do resultado, para que o cliente consiga imaginar como ficará o resultado. Esse passo é essencial para garantir um bom resultado.

Muitos profissionais não conseguem identificar e compreender a real necessidade da cliente e erram na aplicação da técnica, o que influencia no resultado da cor. O fato de a cliente desejar uma cor natural ou efeito batom, não significa que terei que fazer sem contorno ou usar uma cor clara ou escura. Muitas vezes, essa cliente está dizendo que quer definição, mas sem demarcação visível como era antigamente. Podemos alcançar a técnica natural ou efeito batom usando vários tipos de cores e movimentos técnicos. Também é possível alcançar a naturalidade com cores mais intensas e técnicas menos saturadas, usando agulhas com mais pontas por exemplo, se o desejo da cliente é um aspecto saudável como resultado.

Jamais se esqueça de esclarecer tudo, pois tudo o que falamos antes do procedimento é prudência e tudo que deixamos de falar e for falado somente após não dar certo é desculpa.

  • SAIBA IDENTIFICAR A COLORAÇÃO NATURAL DA LÂMINA LABIAL

Parece algo óbvio, mas alguns profissionais têm dificuldade em identificar a coloração natural do lábio da cliente e isso influenciará na escolha da cor.

  • ESCOLHA A COR CERTA

Para muitos profissionais, a escolha da cor chega a ser apavorante, por isso buscam incessantemente por uma receita mágica para resolver a escolha do pigmento, mas posso garantir que nada é tão eficaz como treinar nossos olhos e fazer misturas para exercitar essa habilidade.

Escolher o pigmento pode parecer algo complexo, mas a escolha pode ser desenvolvida e ser um ponto forte no seu atendimento. Uma dica é usar uma cor para manter a cor natural. Exemplo: para lábios rosados naturais use pigmentos com tons rosados.

É importante lembrar de harmonizar a cor com o tom de pele e tomar muito cuidado com o contraste.

Foi com base nessa dificuldade que desenvolvi uma ferramenta para facilitar a escolha da cor.

  • SAIBA DIFERENCIAR E APLICAR AS DIFERENTES TÉCNICAS

As possibilidades na micropigmentação são infinitas e dominá-las pode ser o seu diferencial em relação ao seu concorrente. Tenho disponível para os meus clientes oito protocolos exclusivos, cada um com uma indicação. Atendo homens e mulheres, desde os lábios jovens até os maduros.

Não podemos aumentar os lábios, mas podemos criar a ilusão de mais volume. Para isso é necessário ter domínio de cores e utilizar cores mais claras em regiões estratégicas, criando um efeito de lábios maiores.

Já no caso de lábios volumosos e grandes, devemos evitar utilizar contorno e borda mais escura que o centro dos lábios, para não os aumentar ainda mais.

Confira os exemplos a seguir:

REVITALIZAÇÃO – intenção de imitar a cor natural dos lábios.

COR DA MICRO = cor semelhante à cor natural dos lábios com movimentos mais leves.

BATOM – intenção de maquiagem.

COR DA MICRO = considerar a tonalidade natural e saturar com movimentos mais lentos para conseguir o efeito desejado.

NEUTRALIAZAÇÃO – intenção de neutralizar ou clarear a cor escura dos lábios.

COR DA MICRO = considerar a tonalidade natural e usar salmão com movimentos rápidos e leves para conseguir o efeito desejado. Serão necessárias de duas a três sessões com intervalos de 60 dias entre uma sessão e outra.

  • ORIENTE AS RECOMENDAÇÕES PRÉ E PÓS-PROCEDIMENTO

Sabemos que um bom resultado é a soma da técnica aplicada com organismo e cuidados pós. Sendo assim, é importante orientar a cliente a ter alguns cuidados antes do procedimento, como por exemplo, esfoliar e hidratar a região por uma semana antes do procedimento. Também é importante beber bastante líquido para manter a hidratação. E para os casos de herpes, fazer a profilaxia conforme orientação médica.

O home care também é fundamental para garantir o resultado.  Não deixe de informar que nos primeiros dias o ressecamento é normal e que ele irá variar de pessoa para pessoa, para ninguém ficar assustada; se uma casquinha se formar, ela não deve ser arrancada; a hidratação dos lábios é indispensável nesse período, recomendar uma pomada cicatrizante adequada para micropigmentação. E lembre-se: nada de indicar produtos com vitamina A e aloe vera na formulação, pois o desbotamento será bem maior do que o normal.

  • FIQUE ATENTO ÀS CONTRAINDICAÇÕES

Um profissional responsável, além de ter uma boa formação, precisa conhecer as contraindicações da sua atividade para evitar intercorrências. Devemos sempre fazer uma boa investigação sobre as condições da cliente, pois em alguns casos não poderemos comprometer a saúde e o resultado do nosso trabalho. Realizar o procedimento de micropigmentação em uma pessoa que não está em plenas condições físicas, além de comprometer o resultado pode acarretar uma série de incômodos para a cliente e, consequentemente, para o profissional. Por esse motivo, cada caso deve ser avaliado com cuidado, observando contraindicações e condições, diminuindo assim
possíveis complicações, garantindo a satisfação do cliente e a imagem do profissional.

Percebo que é recorrente o número de profissionais – iniciantes ou experientes –, que atendem a cliente sem fazer uma avaliação e assim investigar as condições e contraindicações e isso não é bom para os profissionais, pois a insatisfação em relação ao resultado produz uma imagem negativa sobre a micropigmentação.

  • TENHA UM DESIGN INCOMPARÁVEL

Aqui não me refiro a aumentar ou fazer um outro lábio e, sim, ter um design que valorize o lábio da cliente. Com pequenos detalhes podemos transformar sem parecer transformado.

Não cometa o erro de aumentar mais do que um milímetro onde for necessário, pois a cor da pele é diferente do vermelhão e terá diferença com o passar do tempo.

Tenha em mente que um bom projeto é a etapa mais importante em um trabalho de dermopigmentação, é o que realmente permanecerá com o cliente. Ter um bom design agrega valor ao seu procedimento.

Dentre os clientes que estão insatisfeitos com o resultado e procuram por correção de procedimentos inestéticos, 80% buscam corrigir o desenho. E lembre-se que uma vez colocado o pigmento dentro da pele, não será possível precisar sua duração e nem remoção.

  • INVISTA EM BONS PRODUTOS E EQUIPAMENTOS

Posso afirmar que 50% de resultado está relacionado ao uso de bons produtos e equipamentos com tecnologia. Já trabalhei com diversas marcas de equipamentos e produtos e compreendi que não basta termos conhecimento técnico se os produtos que estamos usando vão comprometer o resultado.

Tem um ditado popular que diz que para uma mãe nenhum filho é feio. Assim, atenção às ofertas do mercado, pois para quem está vendendo o seu produto, ele será sempre o melhor. Jamais caia na besteira de comprar um equipamento sem antes testá-lo.

  • INVISTA EM CONHECIMENTO

Um bom profissional precisa estar em constante atualização. Recomendo a leitura de artigos complementares, participação em congressos para saber sobre tendências, técnicas e lançamentos de produtos e equipamentos.  Um profissional que não se atualiza está sujeito a ser trocado.

Quando o assunto é sua carreira e investimento, não dê bobeira, fique atento ao marketing, para não comprar gato por lebre. Quando decidir fazer alguma especialização, procure investigar sobre o que será ensinado, acompanhe suas publicações nas mídias sociais e tenha cuidado com edição de fotos.   Peça fotos e vídeos de resultados cicatrizados – quanto mais, melhor.  Também é muito importante investigar se profissional tem vivência de atendimento, pois a experiência com cliente permite que as informações passadas sejam reais e uteis para o que você está buscando aprender.

Pesquise, planeje… um descuido na hora da escolha de um curso pode comprometer sua carreira, gerando transtornos financeiros para você e insatisfação para seu cliente.

  1. ORIENTE A CLIENTE QUANTO À MANUTENÇÃO

Um lábio ressecado com cor ou sem cor ou não é bonito. Para manter a hidratação labial é necessário beber a quantidade de água recomendada pela OMS e fazer uso contínuo de hidratante labial.

Na revisão, as clientes comentam que sentiram que seus lábios estão ressecados. Percebo que pelo fato de ter cor nos lábios, as clientes acabam esquecendo de hidratá-los (antes elas não sentiam o ressecamento porque sempre estavam passando batom). Sempre oriento que elas mantenham a hidratação constante com um  balm ou um hidratante labial com proteção (com ou sem cor).

Oriente sobre o uso de protetor solar na área para exposição ao sol, pois sabemos que o sol é responsável pela oxidação e desbotamento da cor.

A atenção em épocas de temperaturas extremas, como inverno e verão, deve ser redobrada, pois os lábios acabam ficando ainda mais ressecados e é preciso hidratá-los ainda mais. Quando o lábio está ressecado, um erro comum que as mulheres cometem é passar a língua para umedecê-los. Isso dá uma sensação momentânea de alívio, mas a acidez da saliva acaba deixando a área ainda mais sensível.

CONCLUSÃO

Como você pôde perceber, são muitos detalhes que precisamos observar para alcançar uma micropigmentação labial perfeita. Um simples descuido poderá comprometer muito o resultado. Confesso que, mesmo tendo sempre procurado pelos melhores e mais completos cursos, acabei com perguntas não respondidas e isso me motivou a estudar. Demorou anos para eu conseguir desenvolver um método eficaz para atingir o resultado desejado pela cliente e por mim, com base na minha experiência. Aprendi da forma mais difícil, com a DOR e com o ERRO.

No decorrer desses 12 anos em que atuo, cometi alguns erros, por não saber esses segredos que compartilhei com vocês. Em muitas oportunidades, fiquei tentada a atender clientes mais ansiosas no mesmo dia em que fiz a avaliação, e estas foram as clientes que me trouxeram mais problemas de insatisfação, pois não pude identificar previamente as suas expectativas e necessidades.

Hoje, sei que bons produtos e equipamentos são indispensáveis, mas no início de minha carreira, eu achava que o equipamento não fazia tanta diferença assim e que os fabricantes só queiram vender. Por seis anos, atendi com equipamentos de entrada, e até equipamentos chineses de baixo custo, causando dor e desconforto nas minhas clientes. Perdi muitas delas devido a isso, pois não voltavam para os retoques com receio da dor. Atualmente, utilizo equipamentos e produtos de ponta que, aliados à minha técnica, fazem muita diferença no meu resultado.

Espero que você possa ter contato com este artigo no início da sua carreira, e encurtar seu caminho da maneira como não consegui fazer com o meu. E lembre-se: por mais preparados que estivermos é sempre muito importante estar em busca constante de evolução.

Maria Fernanda Romero atua na área da beleza há 16 anos. É fundadora do Espaço Maria Fernanda Clinique Beauté. Permanent Makeup Expert, ao longo de 12 anos acumulou mais de 25 mil horas de atendimento e mais de 6 mil procedimentos. Visagista pelo método Lima Groupe e Coach pela Febracis, é mentora e trainer em Micropigmentação Estética e Reparadora. Foi eleita Melhor Profissional Lábios 2017 no Prêmio Pigment Awards; vice-campeã no PMU Champioship 2017| Categoria Expert -WORDWIDE EVENT BIOTEK Milão-IT. Foi membro do Comitê Cientifico da Estética In Rio 2018 em In Sul 2019.

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