Depois do sucesso nos anos 1990 e da queda nos anos 2000, os peptídeos voltam com tudo à estética impulsionados pelo avanço da medicina regenerativa, onde são tidos como ingredientes-chave na regeneração celular. Vem entender essa história direito e se aproveitar ao máximo dela.
Shâmia Salem @shamiasalem
Se fosse para fazer um resumo bem resumido da história dos peptídeos, poderíamos dizer que eles ganharam destaque na indústria de beleza e saúde na década de 1990, especialmente com o surgimento dos primeiros peptídeos comercializados para o cuidado da pele. “Um exemplo é o Alistin, da Exsymol, que foi lançado em 1995 e desenvolvido para combater o envelhecimento da pele por meio de suas propriedades antioxidantes e antiglicantes, protegendo as células dos danos oxidativos e ajudando a manter a integridade da matriz extracelular”, diz a farmacêutica pós-graduada em farmacologia clínica Maria Eugenia Ayres, que atua no setor magistral e é gerente técnica da Biotec.
Com o passar do tempo, mais especificamente no início dos anos 2000, os peptídeos perderam notoriedade devido a saturação do mercado, ao lançamento de outras classes de ativos e ao surgimento de questões sobre a segurança e eficácia, que foram levantadas pela regulamentação vigente. “Naquela época, antioxidantes, como as vitaminas C e E; ácidos esfoliantes, caso dos ácidos glicólico e salicílico; e retinóides, que são os derivados da vitamina A, foram promovidos pela capacidade de combater o envelhecimento, além de uniformizar o tom da pele e estimular a renovação celular. Retinóides, em particular, ganharam grande popularidade por seus efeitos potentes na redução de rugas e no tratamento da acne, ofuscando temporariamente os peptídeos”, completa Maria Eugenia Ayres.
Agora, corta para os dias atuais. “Os peptídeos voltaram a ter notoriedade junto ao avanço da medicina regenerativa e da pesquisa científica em demonstrar vantagens que estas estruturas apresentam, a exemplo da sua baixa toxicidade, além de outros fatores, como sua especificidade, ação terapêutica, eficácia, baixo índice de efeitos colaterais e alta seletividade, devido a interações específicas com seus alvos/receptores”, lista a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos. “Esse ressurgimento dos peptídeos não se dá apenas pelas propriedades estéticas, mas também por seu papel na regeneração celular e tecidual”, destaca a dermatologista Tatiana Mattar, lembrando que eles têm sido explorados como moduladores da comunicação celular, acelerando processos de cicatrização e reparação de tecidos danificados. Na medicina regenerativa, alguns peptídeos, como os peptídeos sinalizadores e os transportadores de fatores de crescimento, são utilizados para estimular a síntese de proteínas estruturais, melhorando a integridade e a funcionalidade da pele e de outros tecidos.
Contada essa breve história, as especialistas entrevistadas esclarecem a seguir pontos fundamentais para você conhecer mais a fundo os peptídeos e decidir se eles merecem ser incluídos no cardápio de tratamentos da sua clínica de estética. Spoiler: sim, eles merecem!
O que são peptídeos
Peptídeos são moléculas ou biomoléculas integrantes naturais do organismo, que são formados através da união de dois ou mais aminoácidos, conectados por meio de uma reação química chamada ligação peptídica. Graças às propriedades bioativas possuem diversas funções no organismo, sendo categorizados de acordo com seu mecanismo de ação e a quantidade de aminoácidos presentes em sua estrutura. Dentre as funções que eles podem exercer estão a estimulação de colágeno e elastina, a regulação de processos celulares, o transporte de substâncias, a inibição de atividades neurotransmissoras, a ação antioxidante e a redução da atividade de enzimas que degradam proteínas, como colágeno e elastina. Além disso, eles podem proteger contra a hiperpigmentação.
Atuação na pele e benefícios
As propriedades bioativas dos peptídeos permitem que eles ajam de forma biomimética na pele, imitando a composição natural, permitindo que os alvos sejam alcançados e a ligação aos seus respectivos receptores ocorra mais facilmente. Além disso, são capazes de interagir com as células epiteliais por múltiplos mecanismos e facilitam a comunicação celular em processos como resposta imune e ao estresse, cicatrização, homeostase e aumento da elasticidade. Também combatem a inflamação, inibindo a atividade das principais vias inflamatórias, assim como a liberação de substâncias com o poder de causar a inflamação.
Já os benefícios conquistados com o uso de peptídeos dependem de sua composição e formação, mas entre os ganhos possíveis estão o reforço e proteção da barreira cutânea, o controle da oleosidade, o combate à acne e outras doenças de pele, ação anti-aging e a diminuição de inflamações, infecções, manchas, cravos, espinhas, rugas e linhas finas.
Indicações
Na estética e na dermatologia, o uso de peptídeos surgiu da necessidade de alternativas menos invasivas e mais naturais para retardar o processo de envelhecimento da pele aliado a procedimentos menos invasivos, como bioestimuladores e toxinas. Em meados dos anos 2000 surgiram produtos que ficaram conhecidos como peptídeos antienvelhecimento, em que, através de pesquisas, foi demonstrado que essas substâncias poderiam ser aplicadas topicamente e, ainda assim, conseguir estimular a produção e reparação do colágeno. Lipopeptídeos, tripeptídeos, tetrapeptídeos e dipeptídeos são exemplos dessa funcionalidade e muito utilizados para estimular a síntese de colágeno e elastina e proteger contra a sua degradação.
Os casos em que os peptídeos são mais indicados incluem: regeneração da pele e antienvelhecimento, a partir de peptídeos como o colágeno; reparação de danos, como os provocados por sol e poluição, entre outros fatores externos, com o uso de peptídeos incluídos em cremes, séruns e loções; cicatrização de feridas, com peptídeos bioativos como o fator de crescimento epidérmico (EGF); fortalecimento de cabelo e unhas com peptídeos hidrolisados de queratina; e recuperação e ganho de massa muscular com peptídeos como a creatina e o BCAA.
Segurança, efeitos colaterais e contraindicações
Com o avanço das pesquisas científicas e meios de produção, os peptídeos deram um grande salto no que diz respeito a eficácia e segurança. Em geral, são bem tolerados quando usados de forma correta e sob supervisão de um profissional habilitado. Historicamente, o uso de peptídeos na área estética data do início dos anos 1990, com a explosão dos produtos anti-aging, e, atualmente, já existem inúmeros estudos realizados sobre sua segurança e eficácia em suas diversas áreas atuação e tipos. Ao realizar uma busca em plataformas como Pubmed, por exemplo, pelo termo ‘eficácia e segurança de peptídeos’ são encontrados aproximadamente 25 mil artigos.
Porém, cada pessoa pode responder de forma diferente ao utilizar um mesmo ativo. E, entre os sintomas envolvendo uso tópico e injetável de peptídeos podem estar reações alérgicas, como vermelhidão, coceira, inchaço ou urticária, e irritações locais, causando desconforto, dor e sensibilidade. Vale destacar que os peptídeos são contraindicados para pessoas com doenças autoimunes e durante a gravidez e lactação, já que alguns não possuem estudos de segurança em mulheres nessas condições.
Ação na cabine e no home care
Tanto em procedimentos estéticos quanto no skincare, os peptídeos apresentam bons resultados. Para tratamentos mais intensivos e resultados rápidos, os procedimentos em cabine de estética são ideais. Já os produtos de uso diário são fundamentais para manutenção, prevenção e cuidados contínuos da pele. Daí o ideal combinar ambos para obter efeitos duradouros e eficazes.
Em tempo: peptídeos podem ser incluídos em praticamente todas as formas farmacêuticas cosméticas; de hidratantes diurnos a séruns noturnos, passando por máscaras e cremes específicos para o rosto, corpo, área dos olhos, ampolas, boosters e produtos capilares. Tamanha versatilidade permite que eles sejam incorporados em uma ampla gama de produtos, proporcionando benefícios de regeneração, firmeza e antienvelhecimento.
Peptídeos versus concorrentes
Peptídeos têm concorrentes no mercado, mas, ao mesmo tempo, também podem ser a melhor escolha quando comparados a alguma classe de ativos, por sua versatilidade e eficácia. É o caso da vitamina E, um excelente antioxidante, sem dúvidas, mas os peptídeos podem exercer essa atividade de forma mais otimizada. Para ter ideia o 2-Oxothiazolidine é conhecido na Europa como ‘salva-vidas’ celular por ser um peptídeo capaz de atravessar as camadas cutâneas, chegando até a hipoderme, e agir neutralizando a ação dos radicais livres em todas essas camadas, protegendo as células, proteínas e demais substâncias presentes na pele. Outro bom exemplo é o peptídeo derivado da carcinina, que promove um verdadeiro detox da pele ao evitar que a glicação bem como a formação de radicais livres, estresse oxidativo, inflamação e destruição de colágeno e elastina.
PRATELEIRA
Elixir Bioestimulador, Ellementti Dermocosméticos. Com peptídeos de colágeno vegano, ácido poliglutâmico, vitamina C e silício orgânico, estimula a síntese de colágeno, promete atuar como um bloco de construção e reforço para a síntese de colágeno na derme e epiderme enquanto evita a senescência com efeito sinérgico e eficácia na redução de rugas, proporcionando um facelift e aumentando o brilho da pele.
Neck Contour, Mezzo Dermocosméticos. Possui um blend de ativos, que inclui copper peptídeo, aminoácidos, ácido hialurônico de baixo e alto peso molecular, planta carnívora, gatuline in-tense, cafeína, bel-even e actificol, que combinam ações efetivas no rejuvenescimento e firmeza do pescoço, do colo e do contorno facial.
ExoSkin Tech, Adélia Mendonça. Contém dois tipos de exossomas vegetais, PDRN do salmão, três tipos de antioxidantes e peptídeos de venenos de serpente, escorpião vermelho e botulínico do tipo C – uma combinação que faz com que o produto atue como umbioremodulador, estimulando o crescimento celular e acelerando a proliferação e regeneração de pele e tecido.
Máscara Tensora Área dos Olhos, Adcos. De uso profissional com ação eye sculpt, proporciona efeito lifting imediato suavizando as rugas. A fórmula associa o peptídeo preenchedor, que estimula a produção de colágeno, ao ácido hialurônico de muito baixo peso molecular, para uma reestruturação da derme. Contém ainda cafeína e extrato de ginkgo biloba, que auxiliam na microcirculação e têm ação antifadiga.
Máscara Facial Rejuvenescedora Ouro, Raavi Dermocosméticos. Nutre, hidrata e estimula o metabolismo energético das células, minimizando rugas e suavizando as linhas de expressão, além de devolver o viço e o aspecto saudável da pele. Para tanto, entre seus ativos estão óleo de argan, nanopartículas de complexo de aminoácidos (peptídeos), pantenol, creatina e hydrovance. Indicado para todos os tipos de pele, inclusive as cansadas e ressecadas.
Gold Lift Creme Noturno, Cicatricure. Combina peptídios com ouro, cálcio e silício, que atuam na recuperação da elasticidade por meio de um processo de autorreparação noturna, criando uma camada que controla a perda de água e melhora os níveis de hidratação e da aparência do rosto.
Collagen Peptide, Ada Tina. Sérum concentrado em ultra peptídeos pró-colágeno e ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular, que combate o envelhecimento precoce e reduzindo 10 tipos de rugas, inclusive as mais profundas, pois aumenta o colágeno, a firmeza e a sustentação da pele, promovendo efeito lifting perceptível, uma aparência mais jovem e rejuvenescida nos primeiros sete dias de uso.
Sérum Calm, Skin Therapy Dermocosméticos. Um creme gel multi regenerador de textura leve e suave que equilibra a microbiota e hidrata por ser elaborado com um concentrado natural neuro-calmante de fitoativos e peptídeos, que atuam na modulação de neurotransmissores presentes na pele, atenuando alguns sinais de inflamação neurogênica
Pro-Collagen+, Esthederm. Indicado para face, pescoço e colo, possui multi peptídeos e estimula a produção de cinco diferentes tipos de colágeno, além de atingir suas três camadas: epiderme, derme e junção epidérmica. Para ser usado pela manhã e à noite, promete combater os sinais de envelhecimento da pele.
Onde achar
Ada Tina www.adatina.com / @ adatinaitaly
Adcos www.lojaadcos.com.br / @oficialadcos
Adélia Mendonça (37) 3551-2000 / www.adeliamendonca.com.br / @adeliamendoncaoficial
Cicatricure 0800-7700566 / www.cicatricure.com.br / @cicatricurebrasil
Ellementti Dermocosméticos www.ellementti.com.br / @ellementtidermocosmeticos
Esthederm www.esthederm.com.br / @esthedermbrasil
Mezzo Dermocosméticos (11) 4942-5181 / www.lojamezzo.com.br / @mezzodermocosmeticos
Raavi Dermocosméticos (11) 2236-5888 / www.raavidermocosmeticos.com.br / @raavidermocosmeticos
Skin Therapy Dermocosméticos www.skintherapy.com.br / @skintherapyoficial