O que deseja hoje o cliente do futuro

As pesquisas recentes apontam que são três as principais preocupações na nossa área que já se consolidaram como tendências, as quais os profissionais que comercializam serviços e/ou produtos precisam estar atentos para conquistar e manter o sucesso do seu trabalho nos próximos 10 anos:

  • Atenção ao comportamento ético;
  • Personalização dos serviços;
  • Atuação inteligente com foco em lifestyle.

Atenção ao comportamento ético

Cada vez mais os clientes tendem a valorizar as práticas éticas e de transparência para a credibilidade dos serviços e das marcas (fonte: Edelman Trust Barometer 2022, estudo global sobre confiança e credibilidade). Uma clínica com staff bem informado, altamente treinado e motivado, com conhecimentos detalhados dos produtos e tratamentos oferecidos, reúne fatores essenciais para transmitir confiança ao cliente.

Temos consciência sobre o potencial da tecnologia para revolucionar as ofertas de beleza e os cuidados pessoais personalizados. A beleza sob medida baseia-se na genômica, que estuda o genoma humano e demonstra que as variações genéticas determinam a aparência, as características da pele e do seu envelhecimento.

Essa análise, utilizando recursos da Inteligência Artificial (AI), permite avaliação personalizada da pele de cada cliente e sua interação com o meio ambiente (estilo de vida, hábitos, tipo de dieta etc.) para a definição dos produtos e tratamentos de acordo com as suas necessidades individuais.

A Medicina busca se aliar à genômica, e o paciente é encarado com olhar genético, onde “um medicamento que serve para todos é substituído pelo medicamento preciso, na concentração adequada dos agentes funcionais e na dose exata para cada paciente” (Miller et al., 2021).

No seguimento da Beleza não poderia ser diferente. Também está se buscando este atendimento one-to-one.

Personalização dos serviços

Sabemos que cada cliente procura se diferenciar do outro, fugindo da padronização, buscando tratamentos individualizados. Portanto, a nova Estética personalizada exige uma mudança de paradigma, em que se procura identificar as causas das manifestações inestéticas apresentadas pelo cliente, detectar o que realmente o incomoda, e evitar resultados que não sejam o da melhora desejada.

Enquanto não dispomos do “mapeamento genético” do cliente, devemos realizar uma anamnese muito cuidadosa e uma prescrição cosmética que também contemple a prevenção.

Atuação inteligente com foco em lifestyle

Existem muitos fatores envolvidos neste crescimento dinâmico. A entrada no século XXI trouxe desafios e transformações. A busca pela beleza, associada ao envelhecimento de forma saudável, passou a ter uma abordagem holística, que envolve o autocuidado, uma alimentação saudável, a redução do estresse e a beleza integrada ao equilíbrio entre o corpo e a alma.

Nesse novo estilo de vida, os cliente tendem a preferir os produtos ditos “naturais”, embora o conceito de Cosmético Natural ainda não esteja muito claro para o mercado.

De acordo com a Factor-Kline, especializada em consultoria estratégica, no passado apenas a presença de ingredientes naturais era suficiente para satisfazer o consumidor destes produtos; contudo, atualmente essa tendência de beleza holística e seu foco na beleza interna tem potencial para ajudar as pessoas a expandirem sua percepção sobre a beleza e a tornarem-se mais aceitáveis na diversidade em idade, sexo e raça.

Maria Rita Resende (@cosmeticaprofissional) é graduada em Física e Química e pós-graduada em Gestão e Cosmetologia. Esteticista, é pioneira no ensino da Estética no Brasil e profissional reconhecida com diversos artigos publicados no Brasil e no exterior.

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