O mercado da Beleza e Estética nunca para de se reinventar, e 2025 mostra tendências transformadoras para o setor. Tecnologias inovadoras, tratamentos personalizados e uma busca cada vez maior por bem-estar e naturalidade estão entre os destaques da temporada, trazendo à tona o movimento quiet beuty, que valoriza justamente a beleza natural.
Em um mundo onde as tendências estéticas estão sempre mudando, cada vez mais constatamos que a verdadeira beleza e juventude não dependem apenas de intervenções, mas sim de uma abordagem integrada entre tecnologia, cuidados contínuos e, principalmente, respeito à individualidade e ao envelhecimento natural.
Como dentista e profissional de Estética Facial, entendo como ponto essencial do meu trabalho compreender que a inovação não está apenas nas técnicas, mas também na capacidade de personalizar e trazer à tona a melhor versão de cada pessoa.
Sob essa premissa, elenco as tendências de beleza para o ano, tendo como certeza que a naturalidade é a protagonista, com a ideia de beleza limpa em alta.
Estética Regenerativa
A cada dia aumenta a procura pela Estética Regenerativa. Isto é, a opção por procedimentos que restauram a vitalidade dos tecidos, principalmente da pele, por meio de processos biológicos naturais. Praticamente, são métodos que “fazem a pessoa voltar no tempo e adiam o envelhecimento”. Alguns exemplos de procedimentos regenerativos são as aplicações de moléculas regeneradoras, como NADH (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo), coenzima encontrada em todas as células; peptídeos, PDRN (Polydeoxirribonucleotídeo), ativo bioestimulador de colágeno e elastina, e exossomas. Tratamentos estéticos com células-tronco para rejuvenescer a pele também prometem bombar este ano, visando estimular a regeneração da pele, melhorar a firmeza e a elasticidade, proporcionando uma aparência natural.
Preenchimentos imperceptíveis
Continuam em alta os procedimentos estéticos que suavizam rugas e harmonizam o rosto, mas aqueles que oferecem resultados tão naturais que passam despercebidos. A estratégia para obtenção desses efeitos está no refinamento das técnicas e no respeito à estrutura única de cada paciente.
Procedimentos não invasivos
As técnicas que prometem resultados fantásticos sem os riscos e a recuperação prolongada das cirurgias plásticas continuarão no topo da lista dos protocolos mais procurados. Nesta lista estão microagulhamento, ultrassom microfocado, radiofrequência, laser, biolestimuladores de colágeno, peelings químicos e terapia fotodinâmica.
Hábitos saudáveis e de skincare
Estamos vivendo uma forte onda da valorização do skincare. No entanto, é preciso entender que os nossos hábitos de vida têm forte influência não só na nossa saúde, mas também na qualidade da nossa pele. Não adianta querer ter uma pele linda se a alimentação não é equilibrada. O skincare com bons produtos importa sim, mas precisa ser aliado aos hábitos saudáveis. Isso reflete uma tendência que valoriza o investimento de tempo e dinheiro em rotinas de autocuidado e garantem um envelhecimento mais saudável.
Terapias combinadas Como o próprio nome já sugere, a junção de duas ou mais técnicas, seja para tratar a pele e/ou o corpo, apresenta resultado com maior rapidez. Hoje, sabemos que realizar mais de um tipo de procedimento que atue em várias camadas da face potencializa o resultado de rejuvenescimento, trazendo respostas mais rápidas e resultados mais naturais. Esse é um dos métodos que eu aplico em minhas pacientes, denominado de Renove.se, um convite para cada um redescobrir sua melhor versão por meio da Estética Regenerativa.