Temos visto evidências que o Brasil, no setor da Beleza, se mantém em alta, segue se reinventando e reagindo frente às adversidades. Algumas empresas do segmento, como indústrias de cosméticos, clínicas de estética e franquias, inovaram no atendimento comercial durante o confinamento, agiram rápido, apostando também na experiência do cliente no canal digital, obtendo crescimento significativo, mantendo seu faturamento superpositivo na crise, indo na contramão do cenário econômico.
Você pode estar pensando: qual é o segredo desse sucesso?
A resposta é partir para a ação, usar todos os recursos disponíveis com criatividade, bem como as inovações do mercado para se reinventar e obter resultados significativos.
Tendências e Inteligência de mercado para inovar o menu de serviços
Realizar uma pesquisa de mercado, segmento e nicho de atuação é extremamente importante quando desejamos alavancar as vendas. Confira algumas tendências de consumo em alta no setor da beleza.
Beleza sustentável: priorizamenos química, mais ativos naturais e embalagens recicláveis.
Rituais de beleza domésticos – Home SPA, faça você mesmo: a necessidade aponta para uma rotina rápida de beleza e cuidados pessoais em apenas quatro passos (limpeza, hidratação, antiaging e fotoproteção). Esse novo hábito veio para ficar, assim como o “menos maquiagem e mais cuidados com a beleza”. O “efeito batom” não foi o salva-vidas desta vez e sim o consumo de máscaras faciais.
Otimização facial com efeito natural – Litlift: sessões otimizadas de no máximo 30 minutos que combinam de forma estratégica preenchedores, toxina botulínica e skinboosters (todos injetáveis), entre outros procedimentos, para harmonização facial com toque mais natural possível.
Procedimentos com tecnologia de ponta, otimização do tempo em cabine: a tendência no momento é optar por plataformas com software inteligente e recursos terapêuticos com ação simultânea. Tratamentos com lasers, microagulhamento robótico, D&D (Drug Delivery) digital, entre outros recursos terapêuticos, com foco no resultado eficiente em um tempo otimizado – ficar seis horas na clínica para realizar um protocolo, no momento é inviável, o cliente não quer correr risco de contaminação.
Tricologia e produtos capilares: a queda de cabelo aumentou devido ao estresse, com isso cresceu a demanda por tratamentos especializados para esse segmento.
Cuidados com as pernas e a circulação: com o aumento do trabalho home office e o isolamento social, a circulação sanguínea e linfática fica prejudicada.
Estética integrativa e Wellness: com o estresse e a ansiedade, as pessoas estão buscando aliar soluções de beleza de Estética avançada a rituais de relaxamento e bem-estar.
Malhar sem suar: atividade física otimizada, treinamentos com tecnologia de ponta como HIFEM (High Intensity Focused Electromagnetic), campo eletromagnético de alta intensidade é a bola da vez.
A valorização da beleza do olhar: a busca por micropigmentação e extensão de cílios continua em alta, devido à necessidade de utilização de máscaras de proteção.
Barbearias e estética masculina: cresceu de forma exponencial nos últimos anos, o conceito envolve cuidados com a barba, estética corporal e um espaço descontraído para happy hour com amigos.
Beleza conectada, inteligência artificial: o futuro chegou para o setor da beleza, sistemas com inteligência artificial que por meio de dispositivo móvel traçam o perfil do consumidor e identificam as condições da pele propondo produtos com fórmulas personalizados. É o sonho se realizando! O foco é otimizar o tempo, proporcionar praticidade e segurança, seja em casa ou na clínica, porém sem impactar no resultado.