Multimasking: a técnica que salva peles

Apostar nas argilas para alcançar determinados objetivos, como diminuir a oleosidade, tratar acnes e suavizar linhas de expressão, é um autocuidado bastante comum. 

E quem nunca se perguntou o que acontece quando misturamos dois tipos de argilas para o tratamento da pele? Essa técnica está se popularizando entre os amantes de skincare e é conhecida como Multimasking. Ela traz diversos benefícios, além de otimizar o tempo de trabalho da profissional, bem como da cliente que está sempre com agenda corrida.

Porém, é necessário combinar as argilas ideais para ter o resultado desejado. Confira a seguir algumas sugestões de acordo com a pele:

  • Pele mista

Este tipo de pele apresenta áreas com maior concentração de oleosidade, enquanto outras partes são mais ressecadas. Por isso, é aconselhável aplicar a argila marrom para purificar as áreas oleosas e a rosa para hidratar e reequilibrar as partes mais secas.

  • Pele oleosa e acneica

É sempre uma batalha amenizar a oleosidade e controlar a acne neste tipo de pele, mas nunca impossível! As argilas preta e verde irão lhe auxiliar a alcançar o seu objetivo! Elas têm a função de desintoxicar e matificar pele em poucos minutos. 

  • Pele seca ou sensível

Nesse caso, é preciso focar na hidratação do rosto. A argila branca pode ser a aliada ideal para remover as células mortas e hidratar as regiões mais ressecadas, já que ela possui efeito peeling. As áreas delicadas também merecem atenção! Por isso, aposte na argila rosa para refrescar e hidratar a pele. 

Como misturar as argilas

Água termal, água mineral e de coco e chá de camomila frio são ótimas opções para misturar as argilas. Isso porque não contêm álcool e não irritam a pele facial.  Para a pele do corpo, você pode apostar em óleos essenciais para preparar a sua argila, como o de rosa mosqueta

5 tipos de máscaras de argila

A argila também é o principal componente de muitas máscaras faciais e não é por acaso, pois ela absorve impurezas e ajuda a melhorar a saúde da pele. Por esses motivos, e por ser um produto natural, virou um item indispensável na rotina de beleza de muita gente.

A eficácia da Argiloterapia está baseada na composição do material, que apresenta elementos purificadores e hidratantes. Além disso, ainda melhoram a reconstrução dos tecidos e a reprodução celular. Como você já pode ter notado, as máscaras com argilas variam em uma grande quantidade de cores e tipos, cada qual com sua especificidade. Aqui, cinco opções interessantes:

Máscara de argila brancaindicada para auxiliar no controle da oleosidade da pele, especialmente as delicadas e desidratadas. Além disso, ajuda no clareamento e na redução de linhas de expressão.

Máscara de argila verde: indicada para peles oleosas e acneicas. Possui ação desintoxicante, tonificante e adstringente. Além de auxiliar nos tratamentos para redução de medidas e celulite.

Máscara de argila dourada: tem ação antioxidante e devolve a luminosidade da pele. Fora isso, ela é excelente em tratamentos de flacidez pelo seu grande poder tensor.

Máscara de argila pretaé conhecida por ter uma poderosa ação desintoxicante. Melhor ainda, ela é indicada para todos os tipos de pele.

Máscara de argila rosaaltamente hidratante, é ótima nos tratamentos de flacidez pelo seu grande poder tensor. Além do mais, ela é ideal para peles desidratadas, delicadas e envelhecidas.

Como potencializar os efeitos das máscaras de argila

  1.  Limpe bem a pele antes de aplicar a máscara de argila, a fim de aproveitar todos os pontos positivos do ingrediente, pois assim o produto poderá agir sem qualquer barreira sobre os poros.
  2. Adicione óleos essenciais à mistura: para atingir um resultado mais potente, basta acrescentar duas gotas do óleo essencial de sua preferência à argila escolhida. Os óleos hidratam e regeneram a nível celular, tratando a pele como um todo.  Algumas opções são lavanda, para acalmar; e tangerina, para estrias e celulites.
  3. Substitua a água mineral por água termal remineralizante: no momento de preparação da argila, troque a quantidade de água indicada por água termal remineralizante. Por ser rica em oligoelementos essenciais para a manutenção da proteção, do pH e hidratação da pele, a água termal auxilia na firmeza e elasticidade da pele, proporcionando hidratação ao mesmo tempo em que absorve as impurezas da pele.

Mari Garcia é instrutora técnica da D’agua Natural Cosméticos (@daguanaturalcosmeticos), professora há mais de oito anos na área Estética em Escolas Profissionalizantes e especialista em Massoterapia Clínica.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *