Micropigmentadoras no espelho

Que a micropigmentação está consolidada no Brasil, todo mundo sabe. E que temos uma lista enorme de micropigmentadoras top lindíssimas, ok, também não é novidade. Agora, revelação mesmo é o que esta seleção de 10 profissionais conta, agora, sobre seus truques de beleza para corpo, rosto, cabelos e… sobrancelhas!

Karina Hollo (@karinahollo)

Profissionais da estética sabem tudo de beleza – e podem provar. Resolvemos investigar quais os truques de beauté da nova geração e também de nomes consagrados da área. E sabe o que descobrimos? Santo de casa faz milagre, sim! Confira e use de inspiração para sua vida profissional e pessoal para um 2021 com cuidados no topo das prioridades.

1 NAYARAH ALMEIDA, Nayarah Almeida, 32 anos, formada em Administração e Estética, micropigmentadora, CEO do Sr & Sra. Almeida, Coach e Analista Comportamental

Cabelo tratado “Ele é um dos principais motivos de perguntas nas minhas redes sociais e por onde passo. Costumo lavar dia sim, dia não, hidrato uma vez no mês, adoro cortar e ultimamente tenho apostado cada vez mais nos curtinhos. Corto a cada 3 meses no mesmo lugar há 7 anos já. Sou daquelas que em time está ganhando não se mexe! Antes, escovava de duas a três vezes por semana no salão. Hoje, com esse comprimento, descobri uma escova giratória milagrosa e modelo ele em 5 minutos. Quando se trata de cor, amo fazer a técnica “morena iluminada”, pois além de realçar meu tom de pele, ainda dá aquele aspecto de queimado do sol. Ah! Amo saber que sou uma fonte de inspiração para muitas mulheres cortarem os seus e se sentirem mais empoderadas.”

Pele bem cuidada “Meus cuidados vão dos mais básicos, como um ritual diário, até os mais avançados, feitos em clínicas e com especialistas.

O que não pode faltar todas as manhãs: lavo o rosto com um sabonete facial da Vichy, fazendo movimentos circulares. Logo após uso vitamina C, um sérum com efeito lifting da Beyoung (que já tem também a função de primer para preparar a pele para receber a maquiagem – essa multifuncionalidade é tudo o que a gente precisa, né?!). E para finalizar, uso filtro solar tonalizante FPS 60. Assim, minha pele fica protegida e uniforme para começar bem o dia. Revezo entre as marcas Vichy e La Roche Posay. Antes de dormir, removo toda a maquiagem e qualquer vestígio de sujidade ou poluição, para que a minha pele tenha um momento de ‘respiro/descanso’ e passo VITA C ou um creme para prevenção. Sem esquecer de esfoliar uma vez por semana. Costumo fazer limpeza de pele a cada 3 meses com um profissional especialista, gosto de afinar a pele com peelings mecânicos e químicos para um aspecto de pele saudável. E, claro, não podem faltar também as aplicações de toxina botulínica preventiva.”

Unhas fortes “Faço toda semana e de preferência às segundas, já que são minhas ferramentas de trabalho. Elas precisam estar prontinhas para eu começar a semana impecável. Estou na fase de abusar dos esmaltes nude, preto, vermelho e até vai um verde militar.”

Corpo são “Costumo associar uma boa alimentação com acompanhamento da minha nutri Cris Esperança. Nosso foco principal nesse momento não é apenas a estética e sim minha saúde, para uma boa produção de leite nessa fase da amamentação + exercício físico diariamente pelo menos cinco vezes por semana com meu personal Giulliano Esperança. Confesso que treinar e fazer exercícios já chegou ser um peso. Porém, em um determinado momento da vida, decidi me desafiar a parar de reclamar e buscar por resultados e adivinhem só o que aconteceu?! Além de me superar e surpreender, me tornei uma inspiração para muitas mulheres que me acompanham. Então, se posso deixar aqui um conselho, esse é o caminho e não tem atalhos! Para quem não sabe, minha primeira formação é estética. Por isso, amo a eficácia dos tratamentos estéticos. Eu me permito tirar uma horinha da semana para receber uma drenagem linfática, o que me ajuda muito com a retenção de líquidos, inchaço e o aspecto da celulite, sem falar no bem estar que ela promove. Hoje, após meu segundo filho, é inevitável que haja um pouco de flacidez no abdômen e para isso amo a radiofrequência associada a outros tratamentos.

Maquiagem de rainha “Sou super adepta da maquiagem, tanto que já tenho lábios e sobrancelhas feitos com maquiagem definitiva para otimizar meu tempo na hora de me produzir. Depois, é só passar uma boa base (uso a NC 35 da MAC) para cobrir as imperfeições, um bom blush (gostos dos tons mais quentes) e aplico cílios. Uso o volume russo. E não pode faltar aquele iluminador!”

Sobrancelhas, especialidade da casa “Minhas sobrancelhas foram assinadas  pelo meu esposo, atual campeão mundial da Micropgmentação Joaquim (Sr. Almeida). Esse é um dos cuidados que mais amo fazer pessoalmente, pois como já tenho um belo de um desenho e uma cor linda, apenas aparo as sobrancelhas e tiro os fiozinhos que estão fora do desenho, não tem erro!”

2 RAPHAELLA BAHIA, maquiadora, designer de sobrancelhas e visagista desde 2008, formada em Design de Moda, micropigmentadora desde 2012

Cabelo tratado “Realmente acredito que o ‘home care’ faz toda diferença. Não adianta ir a bons salões e não tratar em casa. Faço mechas uma ou duas vezes ao ano com Julio Loyola e corto com a Mariana Gorini, três vezes ao ano.

Pele bem cuidada “Minha rotina é rápida, porém tenho bastante disciplina. Amo a linha de skincare da Vitamédica: uso o gel de limpeza (com água termal, ph fisiológico, vitamina B5), água termal com ácido hialurônico e vitamina C. Protetor solar, gosto do da Isdin e Caudalie. Uma ou duas vezes na semana, uso máscara de argila.”

Unhas fortes “Não faço nada muito elaborado nas unhas, não curto muito postiças, não combina com meu estilo. Hidrato bastante as mãos, uso unhas mais curtas e faço uma vezes por semana.”

Corpo são “No momento, faço apenas drenagem e massagem relaxante.”

Maquiagem de rainha “Uso pouca maquiagem, pois acredito que o mais importante seja manter os cuidados com a pele para que esteja sempre bem bonita e assim não é necessária tanta make. Uso protetor com cor, corretivo, blush e máscara para cílios.”

Sobrancelhas, especialidade da casa “Morro de ciúmes das minhas sobrancelhas. Só a Fatima Bahia, minha mãe e sócia, que faz design e micropigmentação nelas. Uso o Nutry Repair da Vitamédica para manter a cor e sempre estou penteando os fios para cima.”

3 FATIMA BAHIA é referência no Brasil e no exterior em sobrancelhas. Criadora da Técnica Milimétrica Fio à Fio, a designer, visagista e esteticista é formada em Educação Física e Especialista em Micropigmentação há mais de 20 anos. Foi a 1ª brasileira a ganhar um prêmio internacional, em 2008, quando conquistou o 1º lugar no Concurso Internacional de Micropigmentação  da American Academy of Micropigmentation (USA).

Cabelo tratadoFaço coloração a cada 20 dias, pois tenho fios brancos. Mechas, faço com o espaço de tempo maior, umas duas vezes ao ano. Anderson Couto é o responsável pelos meus cabelos.”

Pele bem cuidada “Uso muitos produtos. Gosto de me cuidar desde cedo, e isso faz toda diferença. Uso os produtos da Vitamédica, única vitamina C que não me dá alergia. Uso muitas coisas da Vichy também, entre protetor solar e clareadores, pois tenho melasma.”

Unhas fortes “Já usei unhas postiças, hoje não mais. Era bom, pois o esmalte durava. Porém, ando com a vida muito corrida sem tempo para manutenção. Hoje em dia faço uma vez por semana e uso hidratante.”

Corpo são “Ando muito sem tempo, faço drenagem apenas.”

Maquiagem de rainha “Amo maquiagem! Uso todos os dias. Protetor com cor e/ou base, sombra, lápis, blush.”

Sobrancelhas, especialidade da casa “Tenho micropigmentação, apesar de ter bastante pelo, são bem finos. Uso uma máscara própria para sobrancelhas da Benefit.”

4 DEISE DAMAS, primeira artista licenciada do Rio de Janeiro pela maior academia europeia de micropigmentação, a Phibrows. Especialista em técnicas naturais para sobrancelhas, lábios, olhos e aréolas, ministrando cursos no Brasil e na Alemanha

Cabelo tratado “Corte de cabelo, eu faço a cada três meses no salão Werner do Barra Shopping. Consigo retocar apenas a raiz em casa, uma vez por mês. Entendo que a aparência conta muito na nossa atuação profissional. Quem trabalha com beleza deve estar atento à sua própria beleza e às novidades da área sempre.”

Pele bem cuidada “A pele, eu esfolio uma vez por semana com o esfoliante da Adcos. Em seguida, tonifico e hidrato diariamente com produtos da mesma linha. Acredito que manter uma rotina de skincare é fundamental para manter uma aparência de pele jovem e descansada. Faço consultas regulares à dermatologista e procuro me cuidar sempre.”

Unhas fortes “Optei pelo banho de gel, pois a durabilidade do esmalte é maior e para quem trabalha com luvas é o ideal. Mantenho sempre minhas unhas bem lindas e pintadas, mas é importante dizer que uso luvas em meu trabalho. Ainda assim, mesmo sem a cliente perceber, é fundamental manter as unhas bem cuidadas. É uma rotina semanal que mantenho há anos e acho fundamental para uma boa apresentação.”

Corpo são “Faço drenagens semanalmente para reduzir a retenção de líquido. Faz eu me sentir melhor, relaxar. Quando se tem uma alimentação saudável, se faz atividade física regularmente, esse é um complemento essencial. Fico desinchada e pronta para minha rotina seminal, quando passo muito tempo em pé.”

Maquiagem rainha “Na maquiagem do dia a dia, não pode faltar sombra e máscara de cílios, já que em era de máscaras de proteção, o olhar fica mais destacado. Vejo como a micropigmentação de sobrancelhas tem tido uma grande procura. Uso filtro solar, com indicação de dermatologista e hidratante labial para mantê-los mais bonitos e saudáveis. Acredito que a beleza é mais do que um cartão de visitas. É um estilo de vida.”

Sobrancelhas, especialidade da casa “Das sobrancelhas, eu tiro apenas o excesso, pois gosto do efeito mais desconectado. Aproveito a moda atual, fica um olhar mais moderno. Sobrancelhas bem feitas são também referência do meu trabalho. Gosto muito de manter essa boa aparência e hoje em dia, com uso das máscaras nosso olhar está muito mais valorizado. Cuidar das sobrancelhas é fundamental.”

5 VÂNIA MACHADO, esteticista, visagista e micropigmentadora, Coordenadora científica de micropigmentação dos congresso Estética IN do Brasil, Master Trainer International da empresa alemã Amiea, palestrante nacional e internacional

Cabelo tratado “Lavo dia sim, dia não. Gosto de fazer máscara durante o banho, pelo menos 2 vezes por semana. Às vezes, seco com difusor e produto de cachos, para evidenciar as  ondulações. Mas na grande maioria das vezes, seco com secador e produto com proteção térmica para não danificar os fios. Se me arrisco na coloração? Sozinha nunca. Tenho um cabeleireiro de confiança com quem faço minhas mechas e corto bimensalmente e dou umas matizadas na cor rosa 1 vez ao mês.”

Pele bem cuidada “Não sou muito de usar maquiagem diariamente, tenho a pele muito sensível e me dá dermatites quando uso rotineiramente. Toda manhã, lavo com sabonete neutro de limpeza e tonifico com água termal. Uso protetor solar oil-free e se eu me expor ao sol, repasso outras vezes ao dia. Às vezes, uso com cor, mas diariamente é o sem cor mesmo. Não lavo meu rosto no chuveiro, faço a rotina da manhã logo após sair do banho. Só que para dormir uso gel de ácido hialurônico para ajudar na hidratação e produto para a área dos olhos mais oleoso para prevenir linhas finas, tudo manipulado pela minha dermato. Ah! Evito usar água quente no rosto. Gosto de fazer limpeza de pele com minha esteticista a cada dois meses. E já aproveito para fazer sessão de rádio frequência para prevenir a flacidez, principalmente do contorno do rosto – já não tenho mais 20 anos. E não pode faltar uma máscara poderosa revitalizante para dar uma tencionada na pele. Adorooo.”

Unhas fortes  “Deixo elas geralmente para mais curtas, não gosto de unhas longas – principalmente para trabalhar. Faço manicure semanalmente, gosto de usar sempre cores bem claras (rosinha ou Renda) e muitas vezes nem pinto. Deixo as unhas respirarem. Para as mãos, uso cremes específicos quase que constantemente. Lavo as mãos muitas vezes e uso luva a grande parte do meu dia. Tudo isso deixa a pele muito seca. Por isso, sempre que posso, passo creme. Tenho quase em todos os lugares, na minha sala, no meu escritório, junto com os meus produtos, no carro, na minha bolsa…”

Corpo são “Com a vida meio corrida, não conseguia parar para cuidar do corpo. Acabei engordando muito nos últimos anos, mas já estou cuidando disso e voltando a ter mais cuidados nesse período de quarentena. Com a massagista, faço duas horas de sessão semanais: ultrassom e endermoterapia, ela finaliza com massagem drenante.”


Maquiagem de rainha
“Não uso diariamente e quando uso, sou bem básica: corretivo, base, pó, blush e sombra marrom e preta e raramente máscara de cílios (tenho muita alergia). Dou preferência para extensões ou mesmo só os postiços já me ajudam quando é uma festa ou um evento. Usei extensão por dois anos consecutivos.”

Sobrancelhas, especialidade da casa “Tenho elas micropigmentadas e faço a manutenção dos fios semanalmente. Já conheço o ciclo de crescimento dos meus fios, e quando tenho um evento, tento tirar dois dias antes e às vezes foge um pouco da rotina. Penteio diariamente com uma escovinha para deixar os fios bem alinhados.”

6 MARI PEDROSA, micropigmentadora, 1 Micropigmentation Expert Boston PMU, Haut Team, criadora da técnica Glam Lips

Cabelo tratado “Gosto de cuidar dos cabelos toda semana com uma boa hidratação já que uso os fios loiros. Então, o ideal é deixar o cabelo sempre bem nutrido. Faço mechas desde os 20 anos. Por isso, os cuidados são mais frequentes. Mantenho o corte a cada 3 ou 4 meses e isso ajuda deixar os fios saudáveis e com um bom crescimento. Cortei com a cabeleireira Cinthia, do salão 1838 JD América. Além disso, aplico protetor térmico sempre que vou utilizar secador ou babyliss.

Pele bem cuidada “Sou esteticista. Então, cuidar da pele sempre foi algo muito prazeroso para mim, Minha rotina inclui uma boa água micelar –acho mais eficiente para remoção de maquiagem e limpeza da pele, sem deixar resíduos de produtos. Nunca falta no meu dia a dia protetor solar com cor. Assim, mantenho a pele protegida e com uma corzinha linda. Outro cuidado é o sabonete facial com vitamina C e a esfoliação facial de 15 em 15 dias, em casa. Agora na clínica, eu mantenho os cuidados com limpeza de pele, laser para rejuvenescimento e bioestimuladores.”

Unhas fortes “Mãos são instrumentos de trabalho! São sempre bem cuidadas. Mantenho minhas unhas bem curtinhas para ter uma boa higiene, faço as cutículas toda semana e uma vez por mês, uma boa hidratação já que as luvas deixam a pele um pouco ressecada. Uso protetor solar pela manhã e procuro deixar sempre um creme na bolsa para manter a hidratação durante o dia.”

Corpo são “Eu amo os cuidados com o corpo, principalmente as massagens. Faço drenagem uma vez por semana e tratamento para celulite e gordura localizada, o Max Redutor, que é uma combinação de vários estímulos. O resultado é incrível. Treino pelo menos três vezes por semana e isso, junto com uma boa alimentação e os cuidados estéticos me trazem um resultado maravilhoso.”

Maquiagem de rainha “Amo maquiagem, amo as cores, amo a arte de criar novas makes. Não falta na minha bolsa um blush bronzeado e sombras nas cores nude e marrom. Confesso que a variedade das cores dos batons também me encantam muito.”

Sobrancelhas, especialidade da casa “Adoro estar com as sobrancelhas bem delineadas e mantenho elas sempre limpas e bem aparadas. As sobrancelhas são a moldura do olhar e para ter uma maquiagem perfeita é muito importante mantê-las sempre lindas e modeladas.”

7 THAÍS GIRALDELLI, micropigmentadora e Lash Designer, de São Paulo

Cabelo tratado “Como toda aquariana que se preze, amo novidades no setor de beleza e estética. Sempre fui muito vaidosa e vendo beleza – uma necessidade a mais para me cuidar e estar sempre arrumada! No cabelo, uso mega hair desde que tenho 18 anos. Sempre tive pouco cabelo. Uso a técnica de alongamento em fita, a nanopele, uma tecnologia em alongamento que traz menos danos aos fios naturais. Faço na Like a Diamond Hair. Também faço luzes, de seis em seis meses, tempo para recuperar o cabelo entre uma descoloração e outra. Para hidratar amo os produtos da Enzz Cosmetics.”

Pele bem cuidadaÉ a parte que mais capricho! Meu último tratamento foi o Ultraformer3, que estimula o colágeno e faz um lifting não invasivo. Amei o resultado. Tenho uma super rotina de skincare! Acredito sempre que a prevenção é muito mais efetiva que a correção quando se diz respeito a envelhecimento. Faço acompanhamento com a dermato, uso cremes com ácido hialurônico, não durmo nunca de maquiagem, gosto muito do laser Etherea para fechar os poros e nunca saio de casa sem protetor solar! Ele é o maior aliado contra manchas. Fico muitas horas exposta a luz artificial então não posso descuidar! Meu skincare tem 5 passos, todos personalizados e manipulados para as necessidades da minha pele.”

Unhas fortes “As mãos são meus instrumentos de trabalho, precisam sempre estar hidratadas. As unhas não podem ser muito longas, apesar de eu amar! Faço alongamento em fibra de vidro e esmaltação em gel para durar mais. Com a agenda corrida, a esmaltação em gel facilita muito minha vida. O esmalte está sempre brilhante, não descasca e seca na hora! Faço essa esmaltação nos pés também. Assim, posso imediatamente colocar meus sapatos e voltar a trabalhar, nada de ficar esperando secar. Tudo que me economiza tempo vira minha opção favorita.”

Corpo são “No tratamento corporal, ando um pouco relapsa, mas sempre que consigo faço drenagem do método Renata França e protocolo com aparelho para flacidez e celulite com vácuo, com as meninas da Beauty House.”

Maquiagem de rainha “Adoro maquiagem! Trabalho com beleza e auto estima, faz parte do meu trabalho incentivar e mostrar o quanto é importante esse autocuidado. Sou maquiadora também, então tenho alguns truques. Um bom primer com silicone para esconder os poros e imperfeições, um BB cream leve para o dia a dia (que pode ser aplicado com a mão), um pó compacto com protetor solar. Uso contorno e estendo nas maçãs para já fazer o efeito de blush e abuso dos iluminadores (no lugar certo) que dá acabamento glow! Nos olhos, extensão de cílios, claro! Facilita 50% esse processo de maquiagem. Uso lápis preto na linha da água e sombra marrom alaranjada logo abaixo da linha dos cílios inferiores para dar profundidade. Nos lábios, micropigmentação labial já me deixa com o aspecto saudável e boca de boneca. Para um brilho, o gloss da minha linha com ácido hialurônico que hidrata e deixa os lábios mais projetados.”

8 NATALIA NASCIMENTO Micropigmentadora formada pelo Instituto Educacional Rayol (RJ), há três anos proprietária do NN Estética, clínica de estética e micropigmentação 

Cabelo tratado “Eu tenho uma rotina de cronograma capilar, alterno entre hidratações e nutrições capilares. Eu tenho que pintar alguns fios brancos que aparecem, né? Mas só faço coloração com uma profissional de confiança. De 15 em 15 dias. 

Pele bem cuidada “Com a pele, tenho um cuidado maior. Faço limpeza todo mês, peeling duas vezes ao ano, no mínimo, toxina botulínica e BB Glow. Já os cuidados diários incluem vitamina C na hora de dormir, sempre retirar a maquiagem e usar filtro solar além de loção hidratante.” 

Unhas fortes“Faço as minhas unhas toda semana. E uso todos os dias um creme hidratante específico para as mãos.” 

Corpo são“Esse ano, fiz reeducação alimentar e emagreci 13 quilos. Faço drenagem toda semana, massagem modeladora, aplicação de enzimas nas gorduras localizadas, detox iônico e criofrequência.” 

Maquiagem de rainha “Não sou muito fã de maquiagem. No máximo um corretivo, blush e máscara para cílios. Eu que cuido das minhas sobrancelhas, claro!”

9 MARIA FERNANDA ROMERO, 40 anos idade e 16 de profissão, da Clinique Beauté, Master Internacional Amiea, Membro do Comitê Científico Estetica In Sul, Eleita Melhor Profissional de Micropigmentação Labial em 2017

Cabelo tratado “Desde criança, sofro com dermatite. Por ter sensibilidade, uso quatro vezes por semana Calming Shampoo e Calming Superactive, da Davines. Uma vez por semana, faço blend de óleos para hidratar – alterno Óleo Vegetal De Copaíba + óleo essencial tea tree + óleo essencial alecrim + óleo essencial lavanda + óleo essencial de ylang ylang – By Samia. Não faço tinturas e nem luzes. Corto com minha tricologista, Aline Nogueira, a cada 2 meses.”

Pele bem cuidada “Minha pele é muito sensível, tenho dermatite. Não posso usar qualquer produto. Nunca durmo maquiada. Minha rotina é supersimples – limpeza, hidratação e proteção. Faço limpeza diária pela manhã e noite – e já ensinei a minha filha de 7 anos a fazer o mesmo, é uma fofura vê-la fazendo os cuidados. Para limpeza, uso Clean Repair, da Vitamédica, e para controlar oleosidade e repor hidratação, uso Eau Thermale D´Repair Therapeutic, da Vitamédica Dermocosméticos. Uso o Blur HD da Cosmobeauty, que além de filtro solar tem uma cobertura incrível. Para a noite, é indispensável o Booster C da Vitamédica. E nos lábios, esfolio uma vez por semana com Active repair e hidrato  Lip GLow Balm três vezes ao dia (ambos os produtos são da Vitamédica). Quanto aos procedimentos, faço limpeza de pele quatro vezes por ano, microagulhamento uma vez por ano, no período do inverno, preenchedor com ácido hialurônico para manutenções (lábios, olheiras e malar), toxina botulínica duas vezes por ano.”

Unhas fortes “Mantenho curtas e hidrato as mãos. Tenho alergia a esmalte.

Corpo são “Apenas hidratação diearia com um hidratante da linha Nativa Spa Rosa e Algodão, de O Boticário. Uso há anos.”

Maquiagem de rainha “Uso muito pouco, pois tenho maquiagem permanente há 5 anos e a cada 2 meses faço Lash Lifting – acordo praticamente pronta. No dia a dia, uso apenas o Blur HD, blush e máscara para cílios, pois vendo facilidade para as minhas clientes. Só uso algo a mais quando tenho algum evento. Aí, uso base. Das sobrancelhas, retiro o excesso a cada 15 dias.”

10 NETI OLIVEIRA, de Tijucas, Santa Catarina, mentora e criadora do Método CONCEITO JOIA na micropigmentação, 1o. lugar na categoria sobrancelhas, em 2017, 1o lugar, em 2018, na categoria Excellence (que inclui sobrancelhas, lábios e olhos) e 3o. lugar no campeonato de Roterdã, na Holanda, na categoria Oscar, de sobrancelhas.

Cabelo tratado “Sou apaixonada por mechas. Faço com Decapelli, em Tijucas (SC) e corto com Kadu Alves, em Balneário Camboriú (SC).”

Pele bem cuidada “Faço limpeza de pele a cada seis meses. Em casa, higienizo diariamente na hora do banho com uma espuma milagrosa da HAUT MEDICAL.”

Unhas fortes “Eu mesma faço minhas unhas e uso protetor solar diariamente nas mãos.” Maquiagem de rainha “Diariamente, uso filtro com tonalizante da Adcos e sou amante de máscara para cílios e claro tenho minhas sobrancelhas micropigmentadas e micro labial. Aí já fica tudo mais prático. Uso demaquilante com um cotonete para retirar o excesso de base e protetor de cima da micropigmentação. Isso faz realçar a micro, já que quando passamos base, ela fica opaca e com a aparência desbotada.”

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *