Micropigmentação em peles maduras

A nossa pele diz muito sobre nós! Principalmente quando se trata do rosto, existe um conjunto de características que mudam conforme a idade. É por isso que, para cada etapa da vida, recomenda-se uma rotina específica de cuidados. É mais ou menos o que acontece quando falamos em Micropigmentação em peles maduras.

Normalmente, os primeiros sinais do tempo que observamos na pele aparecem a partir dos 25 anos. Mas por volta dos 50, as alterações já são bem mais significativas.

O envelhecimento cronológico (intrínseco) é um processo natural. Com o passar dos anos, todas as células do nosso corpo vão perdendo a capacidade de se regenerar. Na pele, também ocorre uma queda na produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis por dar sustentação e firmeza. Por ser mais delicada, a pele do rosto se torna ainda mais fina e frágil com o avanço da idade.

Outra mudança importante é a diminuição da atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas. A pele passa a ser mais seca e as alterações na vascularização também alteram a luminosidade. Alguns fatores como menopausa, tabagismo, dieta rica em açúcares, exposição à radiação solar e tom de pele também influenciam de maneira importante a forma com que envelhecemos.

Isso quer dizer que a Micropigmentação em peles maduras precisa ser ainda mais criteriosa, cuidadosa e realizada por mãos experientes. O procedimento deve ser feito com muita leveza, para evitar a formação de hematomas em áreas mais propensas, como a região dos lábios por exemplo. O tempo de cicatrização pode ser um pouco maior nestes casos, devido à atrofia das glândulas sebáceas. Apesar de todas essas particularidades, as técnicas e os materiais usados são os mesmos, e a etapa de avaliação levará em conta as características da idade da pele.

A Micropigmentação de cicatrizes, estrias, manchas e lesões brancas em áreas fotoexpostas também necessitam de mais atenção, já que o processo de cicatrização vai levar mais tempo. E aqui vai uma dica: ainda mais cautela no pós-procedimento! A cliente deve ser alertada sobre a evolução do resultado nos primeiros dias e, se surgir qualquer dúvida, deverá entrar em contato com a equipe que a atendeu. Esse é um dos motivos pelos quais a etapa do retorno é tão essencial, ainda mais quando o assunto é a pele madura.

Cada procedimento é único e cada organismo reage de maneira diferente. Por isso, é importante a técnica ser realizada por profissionais especialistas, que também sabem a importância de orientar sua cliente a tomar todos os cuidados depois de realizar a técnica. Aqui, listo dois fundamentais:

Hidratação

Manter a pele bem hidratada é fundamental todos os dias. Mas a atenção deve ser redobrada depois da Micropigmentação. Por isso, orientamos a hidratação da área três vezes ao dia, até a recuperação total da pele. Para os lábios, que têm uma pele fina e delicada, este cuidado é ainda mais importante.

Sol, mar e piscina Deve-se evitar exposição ao sol e ao bronzeamento artificial, à sauna e mergulho no mar ou piscina no período de sete a 30 dias, variando de acordo com a área micropigmentada, bem como o uso de autobronzeadores. A aplicação de filtro solar é vital e quem quiser adotar um cuidado extra ao sair, pode utilizar chapéu, boné, viseira ou até a tradicional e charmosa sombrinha.

Lu Rodrigues é pioneira em Micropigmentação no Brasil e reconhecida internacionalmente. Possui mais de 20 anos de experiência na área. Começou sua formação na Europa, continente onde atuou por mais de 5 anos. Obstinada pela excelência em seu trabalho, segue frequentando os mais modernos cursos de aperfeiçoamento, pois acredita no aprimoramento contínuo. Especialista em linergismo (estudo das linhas faciais), desenvolveu um método próprio, denominado Maquiagem de Longa Duração – MLD. Atualmente, além de cumprir uma concorrida agenda de procedimentos, executa a formação dos profissionais que atuam na Lu Make Up e lidera a equipe de profissionais das unidades da marca por todo o Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.