MEDICATRIZ: cuidar faz bem

Apostando em diferenciais atemporais e superlativos como qualidade de ingredientes, sustentabilidade de produção, valorização humana, desenvolvimento de equipe, a Medicatriz Dermocosméticos mostra porque é uma empresa com propósito, ideal, valores e amor pelo trabalho que desenvolve e pelas pessoas que produzem e que consomem seus produtos. Conheça mais deste caráter visionário nas palavras de Sheila Gonçalves, sócia-fundadora e Diretora Técnica-Comercial da empresa Deise Garcia (@deisegarcia)

Das origens em 1988 até a virada para o negócio que é hoje, em 2005, o que ficou da empresa original? Do que vocês não abrem mão?

Primeiramente quero ressaltar a conquista do coração dos profissionais com o compromisso de entregar o melhor produto para eles, a essência da nossa origem que poderia ter se modificado ao longo de tantas oportunidades, mas que se fortaleceu sempre em pegar na mão do profissional, ouvir suas dores e transformá-las em tratamentos com resultados incríveis, mas não podemos esquecer da atmosfera de inovação sempre esteve presente em nossa vida.

A Medicatriz® foi a segunda farmácia especializada em dermatologia da cidade de São Paulo e começou suas atividades a partir de estudos de geomarketing que apontavam para a zona sul de SP como uma região que concentrava o maior número de dermatologistas. Como o acesso às plantas sempre foi a inspiração para a criatividade, o que ficou da empresa original é a vocação pela flora, pela inovação e pela ciência. Focamos na saúde, assim como no equilíbrio, homeostase e o culto da beleza do interno para o externo se manifestando sob forma de felicidade. A gente não abre mão de vários tipos de riqueza como amor, conhecimento, confiança, prosperidade, o bem viver e um tesouro muito raro, a leveza de ser.

Quando o próprio termo dermocosmético ainda engatinhava no Brasil vocês já alardeavam a proposta de cuidar e embelezar a pele ao mesmo tempo. Dá trabalho ser visionário? Compensa?

Vocês podem imaginar que, quando a Medicatriz® começou, os cosméticos nem informavam os componentes da fórmula? As profissionais (e os rótulos) só focavam na função dos produtos. Nossa primeira batalha foi passar uma visão de quem cria a fórmula, convencendo as profissionais a se aprofundarem nos ativos para dominar os tratamentos. Para a Medicatriz® cuidar é o verbo que nos representa por isso foi a primeira empresa do Setor Profissional a adotar o termo dermocosmético por tratar-se de produtos diferenciados que harmonizam o metabolismo, a bioquímica visando equilíbrio, homeostase e saúde cutânea que são focos das ciências farmacêuticas. Ser visionário é desafiador porque, muitas vezes precisamos criar uma comunicação mais efetiva para que a profissional entenda a novidade da forma dela. A Medicatriz® incentiva o empreendedorismo profissional estimulando a coragem, a visão e a competência. Ser visionário compensa muito, mudar a ordem das coisas, mudar vidas no sentido total…

Os produtos de vocês – mais de 130 pelo que pesquisei – primam não só pela procedência de ativos, como pela sustentabilidade e pelo visual atrativo. Seria este tripé o segredo do sucesso da marca?

Procedência dos ativos faz toda a diferença, sempre tivemos a convicção de que os ativos naturais têm um grau de especialização e evolução superiores e a nossa missão é descobrir suas propriedades diferentes, surpreendentes. A gente sabe que, no fundo, no fundo, a natureza tem tudo, a gente é que precisa desvendar e os fitoativos são incríveis quando se quer usar produtos seguros por uma vida inteira. A escolha pelos ativos de plantas nos premia com a sustentabilidade justamente porque esses ingredientes se integram ao meio ambiente de forma harmoniosa e sempre fizeram parte dos ciclos ambientais ecologicamente perfeitos. A sustentabilidade já é uma bandeira antiga para nós, fomos a primeira empresa a desenvolver uma linha capilar 100% natural e ecológica onde até o rótulo possuía tinta biodegradável e o detergente não agredia os olhos dos peixes. Em 2021 com o lançamento da Tecnologia Transmed® e a participação no Projeto Beleza Reciclável nosso posicionamento em relação a sustentabilidade se fortaleceu e para esse segundo semestre temos muitas novidades. Em relação ao visual, somos primorosos e coerentes com a nossa proposta de beleza natural, atualmente é inspirado em motivos orgânicos da natureza tais como os desenhos de anéis dos troncos das árvores, o azul acinzentado das argilas minerais e a cor da casca da laranja. 

Falando em ativos, sustentabilidade nem sempre se encaixa com certos ingredientes. Como vocês conseguem se manter tecnológicos e ao mesmo tempo protetores do planeta?

Com inovação e muita pesquisa estamos conseguindo sim usar ativos veganos com performance incrível. A Medicatriz® estuda a constituição dos componentes naturais da pele e então a gente busca isso na natureza. Um exemplo atual é a utilização da goma da Acacia senegal como colágeno vegetal uma vez que seus aminoácidos são bioidênticos aos da pele. A gente defende uma tese de que as moléculas naturais são muito mais especializadas e a gente tem que ter um olhar que não está no domínio comum e busca na natureza propriedades completamente novas. Mas nosso pensamento está também nas bases, pois compõe o corpo dos cosméticos. Hoje investimos cada vez mais em bases eudérmicas, contendo substâncias bioidênticos á pele humana o que torna o produto muito mais potente.

Qual a missão da marca? Algo além do que o próprio nome sugere?

Nossa missão está muito bem traduzida em uma estrofe de nossa poesia “Devolver ao ser humano o prazer de olhar-se no espelho é restituir o amor próprio, e com ele o incentivo a vida” e reforça o significado da palavra Medicatriz® que é “Aquilo que tem propriedade terapêutica, aquilo que cura” Nossos produtos possuem propriedades medicatrizes e nosso jeito de conduzir a empresa nos levou a sermos duas vezes finalista do maior prêmio nacional de inovação no quesito organizacional e do quesito marketing e é hoje somos considerados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, uma das 30 empresas mais inovadoras do país sendo referência em inovação aberta. Nosso propósito está alinhado com a transformação das coisas, com tecnologias inovadoras que geram beleza, riquezas e felicidade. Numa marca de pessoas para pessoas a missão é muito diferenciada, as mudanças acontecem através das experiências, do toque, do contato. A constante busca de informações se transforma em produtos e serviços que geram lucro sustentável que faz bem para os profissionais, para seus clientes e para a sociedade.

Em tempos de busca pelo bem-estar e pelos produtos com propósito, como vocês se sentem sabendo do caráter wellness dos seus produtos e da bandeira do cuidado com o outro e com o mundo em que vivemos?

A gente acredita que a marca tem que dar a sua colaboração para a transformação da sociedade. O ser humano tem que ser visto como um todo e o viés saúde cultuado pela marca é a primeira condição fundamental. A gente pode sim se sentir bem a partir da pele, e o uso de produtos com determinados ativos como o 3 Dermilyn® libera substâncias na pele capazes de criar bem-estar.  O cuidado com o outro pode ser expresso

tendo em cada produto o propósito dar um resultado que preencha as expectativas de melhora segundo a visão do cliente. É todo um ecossistema de criar felicidade e bem viver começando em casa com a alta humanização no ambiente organizacional que nos rendeu o prêmio Top Performance de Pesquisa Humanizada com o selo BBB (Alta Consciência Humanizada) que leva em consideração os sócios fundadores, colaboradores e seus familiares, clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade. O bem viver permeia toda a empresa e com certeza reverbera para o nosso cliente e para todos os envolvidos no negócio.

Quais tratamentos são o carro-chefe da empresa? Por quê?

A Medicatriz® possui 13 soluções espetaculares para o tratamento da face, corpo e das unhas e posso ressaltar alguns que são nossos carro-chefe.

A limpeza de pele tem um especial destaque. A Medicatriz® se especializou e é referência em limpeza de pele pois possui 8 tipos diferentes. Várias pesquisas demonstram que é o serviço mais procurado pelo cliente, além de o tratamento que cobre os custos fixos da clínica. Nossas limpezas de pele se adaptam ao biótipo cutâneo e a necessidade da pele e temos variedades como limpeza de pele clareadora e específica para acne. A Linha Clay criada para clarear hipercromias pós-inflamatórias tem muita visibilidade porque é usada no clareamento íntimo, demanda detectada pela Profa. Mariana Gomes nossa Coordenadora Técnica, que é referência nesse tratamento.  Outras linhas super importantes são a Linha Acnér que traz uma novidade incrível, o uso do óleo de melaleuca que além de assepsia, permite uma extração agradável para o cliente e o Peeling Regenèr, um peeling ação prolongada que tem mostrado resultados incríveis em rugas, manchas e acne de uma forma muito segura.

A pandemia transformou saúde no novo luxo. Neste movimento, muitas empresas se voltaram para produtos que auxiliam, como por exemplo, florais calmantes, óleos essenciais estimulantes, aromatizadores de ambiente de tranquilidade, indutores do sono etc. Vocês criaram algo específico ou reposicionaram algum produto nestes tempos de pandemia?

Fortalecemos produtos Skin Care com mucilagem das flores e raízes da Althéia com propriedades calmantes, suavizantes e regeneradoras únicas que são perfeitas para as peles sensibilizadas pelas condições de estresse emocional. Criamos rituais incríveis para uso home care e protocolos estéticos em cabine que priorizavam a imunidade cutânea, com a proposta Skin Wellness, ou bem-estar e felicidade da pele. Na impossibilidade do contato com o cliente foi proposto um novo modelo de negócio à base de vendas dos produtos Skin Care, onde a Medicatriz cuidava de toda a logística de entrega o que possibilitou um cuidado da pele do cliente à distância. A Medicatriz® se aproximou e apoiou os profissionais de uma forma surpreendente, eu pessoalmente conduzi 134 lives sendo 63 diariamente com conteúdo elevado e positivo. Para encorajar a retomada segura das atividades profissionais foi criado um grupo chamado Bioconfiança composto pela Medicatriz®, Instituto Ibeco®, DGM Eletrônica e Profa. Daniela Pontes, esse grupo se destacou por ministrar o Curso de Biossegurança na prática, que formou centenas de profissionais para uma retomada consciente e muito mais segura.

Qual o papel da equipe na empresa? Recursos humanos têm valor especial para a empresa?

Têm um valor total e é nossa bandeira e motivo de muito orgulho. Sou verdadeiramente apaixonada pela nossa equipe, porque acredito que uma empresa é o resultado de pessoas felizes com seu trabalho e aplicando seus talentos em prol do crescimento mútuo. A Medicatriz® já nasceu com a vocação bem humana, mas desde 2015 estamos implementando um novo formato de gestão de equipes chamada “Filosofia de Gestão: Felicidade dá Lucro” criada pelo Márcio Fernandes, um dos líderes mais admirados do Brasil. Utilizamos recursos da psicologia positiva que diz que nós podemos ser felizes em todos os sentidos da vida, inclusive no trabalho. Esse jeito de cuidar de pessoas na Medicatriz® é chamado de Gestão de Talentos e Florescimento.

Os consumidores mudaram – temos a geração silver que se mostrou mais ativa nas compras, a geração Z que só quer saber de produtos especiais e personalizados e os grupos que buscam clean beauty, green beauty, slow beauty e movimentos de beleza e saúde com causa. Como vocês se preparam para atender estes públicos?

Desde 2018 a gente vem se preparando para as ondas que hoje chamamos de Clean e Green Beauty eliminando derivados animais, petrolatos, parabenos e praticando o Slow Beauty antes mesmo do termo existir porque simplificamos vários tratamentos reduzindo o número de passos e agora com Transmed® o tratamento facial reduziu para apenas 3 passos e no corporal apenas 2. Seguindo a tendência da personalização, a geração Z vai adorar o Transmed® porque, no final do tratamento, a profissional prepara um Superdermo® totalmente individualizado criado por quem conhece profundamente a sua pele. A profissional escreve no rótulo a função do produto para usar em casa no seu ritual de beleza. Transmed® segue na tendência da beleza verde muito porque o ganho é duplo: os ativos veganos são muito mais especializados com performance superior aos sintéticos e estes ingredientes se integram ao meio ambiente sem impacto ambiental poluente.

Este ano e meio de pandemia e de mudanças sócio, econômicas, culturais, sociais trouxe muitos ensinamentos. Quais vocês destacariam?

Ser fiel aos nossos valores sempre foi uma atitude e seguimos fazendo aquilo que acreditamos. Em 2019 a Medicatriz® que já tinha ganho o Prêmio Estética Business Awards de Empresa Amiga do Profissional, durante a pandemia pegou na mão dos profissionais apoiando, incentivando e qualificando as todos eles porque sabemos da importância do seu papel que é fundamental na volta do convívio social. No isolamento as pessoas ficaram com “fome do toque”, a valorização da saúde trouxe um novo olhar para a estética, a confiança passou a ser um movimento muito poderoso. Eu como uma grande especialista em Psicologia Positiva, preferi interagir positivamente se aproximando no ambiente digital.  A empresa criou vários eventos inéditos de entretenimento 100% on line que foram decisivos para no setor, como A Quinta Onda da Estética, uma gameficação para estudar em detalhes o melasma, as Olimpíadas da Cosmetologia, uma jornada de aprendizado profundo conectando modalidades do esporte com o estudo dos cosméticos, a Luta Limpa da Limpeza de Pele, um duelo técnico sobre 8 tipos de limpeza de pele.

Cultuar o bem viver e a felicidade mesmo num momento desafiador fez com que a Medicatriz® se destacasse e conquistasse um espaço muito especial no coração dos profissionais o que elevou o patamar da nossa marca.

Qual a mensagem de otimismo para o futuro próximo que a MEDICATRIZ gostaria de passar para seus consumidores e pares?

A área de beleza pode transformar a vida das pessoas de uma forma extraordinária. E quando está associada com a saúde sempre terá um grande espaço em nossas vidas. Eu acredito que o futuro está nas profissões representadas pelos “cuidadores de gente” por isso vejo com muita esperança e otimismo o crescimento desse setor alinhado a ciência, a cosmetologia de verdade e o bem viver. A Medicatriz® se destacou por cultuar a felicidade e a transformação das vidas e com o uso dos recursos da Psicologia Positiva que já se mostrou importante nos períodos de pós-guerra foi incrível, pois incentivamos o bem viver e as conexões positivas que dão sentido e propósito e são as maiores fontes da felicidade e provamos como isso pode resultar na construção de relacionamentos de significado, duradouros e que com certeza manterá qualquer empresa ou negócio com longevidade.

A Medicatriz® percebeu que no setor profissional, os invasivos vieram como uma alternativa de melhora rápida para a pele e não queríamos investir em algo que fugisse da nossa origem dermatológica. Assim nos mobilizamos com vários momentos de inovação aberta ouvindo as dores das profissionais para que pudesse nascer a tecnologia Transmed® e colocar o setor num novo patamar.  O Dr. Marcos Gonçalves utilizou sua expertise em fármacos de perfusão cerebral para aumentar a permeação cutânea. Estava criada uma tecnologia que ele chamou de S.A.L.A. (Sistema Avançado de Liberação de Ativos) e uma nova categoria de cosméticos mais poderosa e rápida que foi batizada de Superdermo®. O Superdermo® é preparado na hora pela profissional com a mistura de uma base ultrapermeável com um shot concentrado de ativos. Como existem 4 tipos de bases e 5 tipos de shots as diferentes combinações são outra novidade bombástica: a personalização total do tratamento (até o produto do cliente é adaptado para a sua pele).

Informações Sobre a Tecnologia:

– É inédita e disruptiva;

– Potência ainda não vista no setor profissional;

– Agora é possível fazer volumização com produtos tópicos não invasivos;

– A volumização também é inédita porque cobre grandes áreas de pele (algo que os injetáveis não fazem por serem de aplicação pontual);

– Sua potência permite agora o tratamento de estrias tardias (brancas);

– As manchas mais profundas podem ser clareadas;

– Novo efeito multibenefícios (a profissional vai tratar manchas e a pele rejuvenesce);

– Transmed® permite a quebra segura da barreira cutânea: as moléculas da base interagem com o cimento intercelular e abrem grandes espaços e passam com facilidade, a barreira naturalmente se refaz (os lipídios se atraem) sem injúria;

– A tecnologia faz parte da Coleção Alquimia;

– Profissionais de tratamento corporal podem hoje dispensar as massagens intensas e demoradas evitando lesões profissionais por esforço repetitivo;

– A personalização permite adequar ao biotipo, fototipo e até ao estado cutâneo podendo mudar se a pele do cliente estiver, por exemplo, sensível no dia da sessão;

– A tecnologia diminui para três passos os tratamentos faciais e dois passos os corporais. Além do Transmed® quero ressaltar o Lançamento das Essências, produtos inovadores inspirados na K-Beauty que associam tônicos com sérum. Para os coreanos, essências são o “coração dos tratamentos” e para nós elas revolucionam os protocolos profissionais porque potencializam muito o resultado. Com esses produtos criou-se um novo ciclo virtuoso para os tônicos, produtos que muitas vezes são deixados de lado pelas pessoas, mas que são fundamentais para um tratamento perfeito e uma pele saudável e bonita.

“Para a Medicatriz® cuidar é o verbo que nos representa por isso foi a primeira empresa do Setor Profissional a adotar o termo dermocosmético por tratar-se de produtos diferenciados que harmonizam o metabolismo, a bioquímica visando equilíbrio, homeostase e saúde cutânea que são focos das ciências farmacêuticas”

“A sustentabilidade já é uma bandeira antiga para nós, fomos a primeira empresa a desenvolver uma linha capilar 100% natural e ecológica onde até o rótulo possuía tinta biodegradável e o detergente não agredia os olhos dos peixes. Em 2021 com o lançamento da Tecnologia Transmed® e a participação no Projeto Beleza Reciclável nosso posicionamento em relação a sustentabilidade se fortaleceu e para esse segundo semestre temos muitas novidades”

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

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