Laserterapia e suas funções na Tricologia

Há vários tipos de lasers utilizados na Dermatologia e cada um deles possui um alvo que determina a sua função na pele. Por exemplo, lasers que possuem como alvo a hemoglobina são utilizados para o tratamento de vasinhos na pele. Já lasers que possuem como o alvo a melanina são utilizados para depilação.

No caso da Tricologia, alguns lasers estudados se mostraram capazes de induzir o crescimento capilar por um processo de trauma controlado. Um exemplo são os lasers de erbium fracionados, cujo alvo é a água. Nesses casos, a luz do laser, na profundidade e potência corretas, induz um microtrauma ao redor do folículo que sinaliza ao organismo a necessidade de um processo de reparação. Nesse processo de reparação há estímulo de vias metabólicas relacionadas ao crescimento, as quais secretam moléculas que induzem o crescimento dos fios.

Esse tipo de laser só deve ser utilizado em consultório médico por um profissional habilitado, pois, se utilizado incorretamente, é capaz de causar dano não somente ao folículo capilar, mas também à pele e ao olho do paciente.

Há ainda outra linha de lasers utilizados na Tricologia, que são os lasers de LED e de Diodo. Estes são lasers de baixo comprimento de onda, que atuam por outros mecanismos de ação, chamado de Fotobiomodulação. Estes lasers atingem uma profundidade menor e induzem o crescimento capilar devido à melhora da circulação (por vasodilatação), pela redução das células inflamatórias ao redor do folículo que atrapalham o desenvolvimento do mesmo e também pelo estímulo do metabolismo celular e síntese de proteínas. Este tipo de laser pode ser utilizado pelo paciente em casa, em forma de capacetes, bonés, tiaras ou escovas, não apresentando os mesmos riscos que os lasers de consultório.

Ambos os tipos de lasers (erbium e lasers de baixa potência) são tratamentos locais, não invasivos e indolores – ou minimamente doloridos – para os pacientes. Além disso, podem ser associados a outras terapias, com drug delivery de medicamentos e uso de tônicos capilares. Dra. Ana Carina Junqueira @draanajunqueira é dermatologista, especialista em Tricologia Clínica e Pesquisa. Está no Brasil após uma temporada de cinco anos nos Estados Unidos, no departamento de Dermatologia da Universidade de Minnesota – que possui o maior centro de referência dermatológico de pesquisa e tratamentos para cabelo. Os tratamentos são selecionados caso a caso, baseados no diagnóstico personalizado de cada paciente, levando em consideração o histórico clínico meticuloso, coleta de exames hormonais e nutricionais, triagem de doenças autoimunes e exames de imagem.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *