Inteligência de mercado e o futuro das vendas na estética

O mundo parou, mas você não pode parar! Do ponto de vista de negócios, sabemos que a pandemia impactou todos os setores, isso não foi diferente no mercado da Estética e da Beleza, em diversos segmentos houve uma redução significativa nas vendas.

A capacidade de adaptação rápida às mudanças do novo cenário econômico tornou-se um ativo fundamental no universo empresarial, nada será como antes, estamos vivendo uma nova era dos negócios no setor. A vida não voltou ao normal, por isso talvez as três palavras que melhor definem o momento presente no mundo coorporativo e pessoal é a necessidade de ADAPTAÇÃO, VELOCIDADE e AÇÃO para se reinventar.

Hoje mais do que nunca, uma empresa quando desenvolve um produto ou serviço precisa entender o seu real papel e propósito de existir em meio à crise. É importante destacar que um dos segredos das grandes marcas de sucesso está baseado em três perguntas mágicas, é o que chamamos de Círculo Dourado (Golden Circle), conceito criado pelo especialista em liderança Simon Sinek.

Por que – Propósito (Causa sonho)

Como – Método (Proposta de valor)

O quê – Produto ou serviços (O que você oferece)

Você pode aplicar o Golden Circle tanto para branding coorporativo quanto para marca pessoal, estratégias de marketing, vendas e inovação para lançamento de novos produtos ou serviços.

A palavra vendas traz certo desconforto para muitos profissionais do setor da saúde, beleza e bem-estar, não mesmo? Mas lembre-se de que você é uma empresária (o), com um know how técnico incrível, está com o poder em mão para transformar vidas, devolver a autoestima e impactar muitas pessoas neste momento difícil. Você tem necessidade, e porque não dizer obrigação, de saber vender ou pelo menos entender do assunto para orientar seu time. Venda é o coração da sua clínica, o objetivo principal de um negócio de existir é obter LUCRO, não há sucesso sem VENDAS, nenhum produto ou serviço se vende sozinho. Para obter êxito é preciso estudar o mercado, o comportamento do consumidor, necessidades, novos hábitos, dores e planejar com muita dedicação as operações do setor comercial.

Alessandra Fregoneze (@dra.alefregoneze) é fisioterapeuta e empresária com MBA em Gestão e Atuação em Clínicas e SPAS. Pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional, Head de Novos Negócios e Inteligência Comercial, Coordenadora Científica do Fórum de Gestão Grupo Estética In, mentora, palestrante e consultora do setor de Saúde Estética, autora do módulo de Auriculoterapia aplicativo atlas Meihuanet, coautora do Livro Jornada da Mente para Alta Performance, capítulo 22 sobre Empatia, soma mais de 20 anos de experiência profissional.

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