Inteligência de mercado e o futuro das vendas na estética

O mundo parou, mas você não pode parar! Do ponto de vista de negócios, sabemos que a pandemia impactou todos os setores, isso não foi diferente no mercado da Estética e da Beleza, em diversos segmentos houve uma redução significativa nas vendas.

A capacidade de adaptação rápida às mudanças do novo cenário econômico tornou-se um ativo fundamental no universo empresarial, nada será como antes, estamos vivendo uma nova era dos negócios no setor. A vida não voltou ao normal, por isso talvez as três palavras que melhor definem o momento presente no mundo coorporativo e pessoal é a necessidade de ADAPTAÇÃO, VELOCIDADE e AÇÃO para se reinventar.

Hoje mais do que nunca, uma empresa quando desenvolve um produto ou serviço precisa entender o seu real papel e propósito de existir em meio à crise. É importante destacar que um dos segredos das grandes marcas de sucesso está baseado em três perguntas mágicas, é o que chamamos de Círculo Dourado (Golden Circle), conceito criado pelo especialista em liderança Simon Sinek.

Por que – Propósito (Causa sonho)

Como – Método (Proposta de valor)

O quê – Produto ou serviços (O que você oferece)

Você pode aplicar o Golden Circle tanto para branding coorporativo quanto para marca pessoal, estratégias de marketing, vendas e inovação para lançamento de novos produtos ou serviços.

A palavra vendas traz certo desconforto para muitos profissionais do setor da saúde, beleza e bem-estar, não mesmo? Mas lembre-se de que você é uma empresária (o), com um know how técnico incrível, está com o poder em mão para transformar vidas, devolver a autoestima e impactar muitas pessoas neste momento difícil. Você tem necessidade, e porque não dizer obrigação, de saber vender ou pelo menos entender do assunto para orientar seu time. Venda é o coração da sua clínica, o objetivo principal de um negócio de existir é obter LUCRO, não há sucesso sem VENDAS, nenhum produto ou serviço se vende sozinho. Para obter êxito é preciso estudar o mercado, o comportamento do consumidor, necessidades, novos hábitos, dores e planejar com muita dedicação as operações do setor comercial.

Alessandra Fregoneze é fisioterapeuta e empresária com MBA em Gestão e Atuação em Clínicas e SPAS. Pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional, especialista em Acupuntura (M.T.C), autora do módulo de Auriculoterapia aplicativo atlas Meihuanet e coordenadora científica do Fórum Brasileiro de Gestão de Negócios em Estética do Grupo Estética In. Instagram: dra.alefregoneze

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