São inúmeras as mudanças em toda a cadeia do setor de beleza. Espaços de estética e salões de beleza foram afetados por estarem fechados e os que se mantiveram abertos perceberam diminuição da frequência da clientela por conta das orientações sanitárias e da falta de eventos que pedem um look mais caprichado.
Em algumas cidades, aos poucos, as atividades profissionais retornam cumprindo todos os cuidados de biossegurança, essa que nos deixa uma herança de rotinas e cuidados significativos que acredito será positiva para o mercado a médio e longo prazo.
Para inovar é preciso estudar e nesse quesito não tivemos momento melhor. Através das redes sociais e portais de educação, todos – de pessoas físicas a empresas – se empenharam em fazer “nossas quarentenas” mais atrativas e produtivas e quem soube aproveitar, filtrar temas e se familiarizar com uma marca ou um profissional que genuinamente brindou seu público com informações de valor, tenho certeza que administrará melhor seus negócios e tem um norte para inovar….
Inovar significar ampliar o horizonte de possibilidades. Quer um exemplo? Você não tem em seu espaço um serviço de design de sobrancelha, pois então que tal dividir uma sala e criar uma parceria com um especialista na área (ou contratar um), e assim desenvolver clientela. Aumentar a quantia do ticket médio e diminuir custos é a grande estratégia!
Novos serviços como Tricologia e Terapia Capilar são as grandes vedetes de salões de beleza e clínicas de estética. Inovar nesse quesito significar fazer uma contratação ou uma seleção de um parceiro que verdadeiramente agregue valor a médio e longo prazo ao seu negócio, pois nenhuma inovação acontece em curto prazo.
Pesquise para descobrir qual é a necessidade de sua região e das clientes locais, daquelas que já frequentam seu espaço e das que pretende conquistar, talvez possa oferecer-lhes um serviço de manicure ou calista. Com toda certeza, encontrará uma necessidade que poderá fazer diferença em seu negócio. Eu mesmo segui essa ideia e encontrei esse ‘algo a mais”, a Tricologia, uma vez que eventos não ocorrem na minha região, em Santa Catarina, há mais de 14 meses, o que gerou carência de novidades, informações, tratamentos. Vamos às novidades, sim! Nosso setor está sempre revolucionando, inovando, mas fique atento para não cair no conto “de coisas velhas com novos rótulos”. É preciso usar a razão efetuando cálculos e fazendo planilhas antes de passar o cartão! Informe-se, pense, avalie e forme sua base de dados para uma decisão assertiva, criativa e eficiente para seu negócio.