Harmonização facial: as 5 perguntas que você precisa estar preparada para responder!

Diante de tanta polêmica e fake news sobre o tratamento que é a febre do momento e de discussões acaloradas de quem pode ou não oferecê-lo, é com o profissional que cuida de sua beleza que o cliente conta e confia para esclarecer o que é fato e boato. E, para você não ser pega (o) de surpresa nem ficar numa saia justa, levantamos as cinco perguntas mais complexas que a clientela (homens e mulheres) fazem sobre harmonização facial

Shâmia Salem

1. Só dermatologistas e cirurgiões plásticos podem fazer harmonização facial?

Não. Biomédicos, dentistas e farmacêuticos também estão liberados para oferecer o procedimento. Enfermeiros estetas também estão lutando pela aprovação, mas até o fechamento desta edição de NEGÓCIO ESTÉTICA, segundo o COREN (Conselho Regional de Enfermagem), a resolução ainda não tinha sido publicada. “Seja qual for o profissional escolhido, é fundamental confirmar que ele tenha experiência com preenchedores e toxina botulínica. É que por mais seguros que esses produtos sejam, uma aplicação feita no lugar errado pode causar deformidades, necrose e até cegueira”, alerta o biomédico esteta Raphael Paulo (@dr.raphaelpaulo), da Raphael Paulo Estética Avançada, em Franco da Rocha (SP). Também é importante ficar atento à substância que o especialista pretende usar, principalmente se seu grande atrativo for preço baixo e ela não for absorvida pelo organismo. É o caso do PMMA, abreviação para polimetilmetacrilato, que é liberado pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas boa parte dos profissionais são contra e acham inclusive que ele deveria ser banido do Brasil. Isso porque suas microesferas de acrílico se espalham rapidamente pelo local em que o PMMA foi injetado, tornando praticamente impossível removê-las por completo caso surja alguma complicação, que pode variar de reação alérgica à necrose da área contaminada e, em casos mais graves, ter o risco de evoluir até para a morte.

2. Quem não deve fazer harmonização facial?

“O método não é recomendado para quem está com a pele muito flácida, o que geralmente acontece a partir dos 50, 60 anos com quem não se cuidou da maneira adequada ao longo da vida, fumou e exagerou na exposição ao sol. Isso porque a proposta da harmonização é, como o próprio nome diz, harmonizar pontos da face, não melhorar a qualidade e o excesso de pele. Porém, esses casos costumam ter ótimos resultados quando se faz lifting com bioestimulador de colágeno ou aplicação de ácido hialurônico em pontos de sustentação do tecido associado à toxina botulínica”, conta o biomédico esteta, que é professor de cursos de especialização em biomedicina estética, farmácia estética e enfermagem estética na Faculdade Ibeco.

3. O que dá para melhorar com harmonização facial?

Você consegue reduzir a papada quando ela aparece porque a pessoa tem queixo retraído, o que leva à sobra de pele. Também pode melhorar muito o aspecto das olheiras, especialmente as que são fundas e, por isso, parecem ser superescuras. Segundo o biomédico esteta Raphael Paulo, ainda é possível combater rugas e marcas de expressão; aumentar ou equilibrar os lábios, inclusive quando um é muito maior do que o outro ou o paciente apresenta assimetria labial; definir ou redesenhar a mandíbula; fazer mudanças sutis, mas de grande impacto no nariz, deixando-o mais arrebitado, mais fininho ou fechando narinas que são abertas demais. “Em alguns casos, é interessante estender o trabalho até o pescoço, quando ele tem as chamadas “rugas do colar” ou há uma forte retração muscular, para evitar o impacto negativo entre um rosto harmonizado e um pescoço em desequilíbrio”, avisa o especialista.

4. Como a harmonização pode valorizar o rosto feminino? E o masculino?

Como a proposta é harmonizar o rosto da pessoa, independentemente de seu sexo, é fundamental que o profissional siga os padrões da naturalidade e leve em consideração a beleza individual e os desejos e reclamações de cada paciente. “Regra geral, na mulher valorizamos mais o terço superior do rosto. Isso inclui arquear as sobrancelhas, deixar o olhar mais jovem e marcante e criar o efeito top model look nas bochechas, que faz o rosto parecer mais fino e alongado. Já no homem o foco é no malar, mas sem esquecer do queixo e de fazer o alinhamento entre os olhos e a mandíbula para formar o ângulo quadrado que imprime a tão buscada masculinização”, completa Raphael Paulo.

5. Quem se arrepende do resultado pode voltar atrás?

Com certeza. “Existem reversores específicos para acelerar a absorção do preenchimento pelo organismo e para estimular a contração muscular, diminuindo a ação da toxina botulínica. De toda forma, vale lembrar que o efeito da harmonização facial não é para sempre, já que a toxina costuma durar entre três e seis meses e o preenchedor de nove a 12 meses”, diz a dermatologista Carolina Ferolla (@dracarolinaferolla), de São Paulo.

Papel de destaque para a estética É cada vez mais comum que especialistas em harmonização facial contem com esteticistas e fisioterapeutas para garantir que o resultado do método seja ainda melhor e até mais duradouro e bonito. “Faz toda a diferença quando a pele é preparada antes e cuidada no pós. Para ter uma ideia, se ela estiver desidratada, o preenchedor tende a ser absorvido muito mais rápido”, exemplifica o biomédico esteta Raphael Paulo, que é fã de hidratações à base de ácido hialurônico e de microagulhamento ou intradermoterapia pressurizada combinadas com aplicação de substâncias para peles envelhecidas, manchadas ou cansadas. “Geralmente, fazer três sessões a cada 20 dias antes da harmonização é o suficiente para o cliente se apaixonar e fidelizar”, completa ele.

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *