À medida que envelhecemos, perdemos colágeno e elastina, tornando o envelhecimento real e o início dos graus de flacidez presentes em nosso dia a dia. Sendo assim, o tratamento com fios de PDO têm se tornado febre nos consultórios e clínicas de estética, isto porque o procedimento garante uma pele mais jovem, e pode ser usado tanto para na face como para combater a flacidez em algumas áreas do corpo.
Os Fios de Sustentação de Polidioxanona (PDO) são linhas fabricadas com fibras de colágeno, biodegradáveis e bioestimulantes. Quando usado na aproximação do tecido mole, o PDO sofre hidrólise, tendo um aumento na concentração de colágeno e elastina durante o tempo em que está neste local.
A principal função dos fios é melhorar a qualidade da pele através do seu alto poder de estímulo à produção de colágeno. Além de provocar um efeito de “tração” no local que desejamos promover um efeito de lifting.
A aplicação é simples e rápida, mas exige a experiência de um profissional especializado. Após uma avaliação individualizada, são identificadas as necessidades do paciente e, a partir do diagnóstico, é determinada a aplicação. O profissional, então, dará início ao procedimento fazendo a limpeza e higienização da pele, para depois proceder à marcação. Um anestésico local pode ser usado, seguido da abertura do orifício para inserção da cânula e, então, coloca-se o fio, sem a necessidade de cortes e, portanto, sem deixar cicatrizes.
Tipos e ações
Geralmente, os Fios de Sustentação Espiculados são posicionados e fixados para proporcionar um efeito lifting e imediatamente após a aplicação são massageados para criar tração e melhorar as áreas de flacidez.
Já os Fios de Sustentação Tipo Parafuso são aplicados em linhas finas, rugas e até em sulcos mais profundos, causando um leve efeito de preenchimento e reduzindo os sinais de envelhecimento.
Os Fios de Sustentação Lisos são muitas vezes inseridos em diferentes direções, como uma malha, garantindo um alto nível de estimulação da produção de colágeno, podendo ser usados em muitas áreas diferentes.
Após a aplicação podem surgir hematomas (vermelhidão, inchaço) no local da aplicação, mas esses efeitos logo desaparecem. Os fios são indicados sempre para quem precisa de rejuvenescimento e tratamento de flacidez, desde que o paciente tenha, no mínimo, 18 anos.
Com a mais absoluta certeza, os fios vieram para mudar uma era de procedimentos estéticos, transformando os resultados de “modelamento corporal”. Muitos profissionais não conhecem o poder do resultado da combinação de seus procedimentos corporais com os fios PDO, o que posso dizer é que com a junção de métodos é possível obter resultados muito mais significativos.
É importante salientar que os Fios de Sustentação não possuem efeito permanente, pois são absorvíveis, e durante o processo de degradação eles tratam a pele. A absorção do fio só ocorre em cerca de seis meses e o efeito pode durar até dois anos, especialmente quando o paciente tem o regime adequado de cuidados para prolongar os resultados. Porém, a despeito de não serem permanentes, são o que de mais revolucionário existe entre os tratamentos estéticos e a cirurgia plástica, funcionando como uma ponte entre os extremos.
Ao longo do tempo em que trabalho com os Fios, vejo pessoas voltarem a se amar graças aos resultados de seus tratamentos. Hoje, o meu olhar sobre a Estética mudou completamente ao ver o quanto as pessoas voltam a ter a sua saúde num todo quando estão bem consigo mesmas.
Áreas indicadas para tratamento corporal
As áreas do corpo indicadas são as de difícil tratamento via outros métodos:
> Abdome
> Mamas
> Costas
> Braços
> Coxas
> Joelhos
> Região Pubiana
> Região Íntima
> Axilas
> Pescoço
> Colo
> Cintura
> Glúteos
Dra. Giselle Mello @dragisellemello é médica, palestrante, mentora e ministrante de cursos. Especialista em Estética, é CEO do Instituto Giselle Mello e expert em fios de sustentação. Trabalha para proporcionar o máximo de resultado no cuidado da beleza da pele e do corpo, bem como no bem-estar de seus pacientes.