Drenagem Linfática: Mitos e Verdades

Por alguma razão ainda incerta e duvidosa, o mercado brasileiro tornou-se o maior mercado mundial quando se fala em utilização da Drenagem Linfática Manual. Tanto isso é verdade, que o Brasil é praticamente o único no mundo que usa cremes (ou veículos) para as aplicações de Drenagem Linfática Manual – DLM. Quando se fala em cremes para DLM na Europa, as pessoas se assustam! Mas por que será que aqui no Brasil, não???   Ao longo dos últimos 20 anos surgiram tantas técnicas e “métodos” diferentes de DLM que até ficamos em dúvida de qual era mesmo a técnica original.

Esse mesmo mercado “criativo” e “marketeiro” tem feito com que tanto os pacientes/clientes quanto a classe médica enfrentem descrédito dos reais benefícios da técnica. Hoje, vemos cirurgiões-plásticos não indicando a DLM em seus pós-operatórios, pois eles têm receio de entregar seus pacientes às mãos inábeis e absolutamente comerciais que atuam hoje no mercado e ainda se dizem “especialistas”!  Encontramos facilmente anúncios em fachadas de clínicas, na internet, em redes sociais de diversos “tipos” de drenagem, associando outras técnicas manuais, eletroterápicas e até acessórios esdrúxulos que dizem “auxiliar” na drenagem.   Pior ainda é perceber a divulgação de tais procedimentos, sem ter o mínimo de análise do que realmente é verdade ou do que é mito.

Creio que é chegada a hora de que cada um dos bons profissionais se posicionarem com ética e responsabilidade e ajudarem a divulgar o que é correto e o que é errado, o que é possível obter em termos de resultados e o que é mito. Não se deixando levar por ideias ou por marketing meramente. Assim, o mercado estético ganhará respaldo e respeito, fazendo com que a profissão cresça e se solidifique baseada em ética e  qualidade nos serviços prestados à população.

Tabela Comparativa de Mitos e Verdades sobre a Drenagem Linfática

MitoRealidade
Estimula o emagrecimentoNão emagrece. Apenas elimina o excesso de líquidos
Elimina celuliteAge como coadjuvante nos tratamentos – não acaba com a celulite
Acaba com gordura localizadaNão tem efeito algum para redução
Elimina acneAuxilia na redução do processo inflamatório – mas não acaba com ela
RejuvenesceAuxilia na renovação do líquido intersticial (entre os tecidos da pele) – pode ser um coadjuvante a outros tratamentos – não rejuvenesce
Acaba com qualquer dor nas pernasSe as dores forem por causa de retenção de líquidos, os resultados serão excelentes
 Auxílio no combate ao câncerNão provoca metástases, porém não auxilia no tratamento

Realidades sobre a Drenagem Linfática

IndicaçãoResultados
Pós-cirurgia Estética ou VascularAltamente efetiva – auxilia sensivelmente na redução do inchaço
Efeito relaxante/sedativoÉ efetiva – devido ao ritmo lento das manobras
ElefantíaseÉ o único tratamento manual indicado como amenizador dos efeitos da doença
EdemaÉ a indicação absoluta
Orlando Sanches @orlandosanches é técnico em Estética, massoterapeuta, especialista em drenagem linfática e pós-operatório, dermopigmentador e laserterapeuta.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.