Cuidados com a micropigmentação no verão

Todas sabem que a micropigmentação é um dos procedimentos com maior potencial de elevar a autoestima. No entanto, por muitas vezes, vemos mulheres com sobrancelhas com a qual não se identificam, e por isso acabam realizando procedimentos temporários, ou permanentes, que mesmo solicitados por elas próprias não se mostram adequados para aquele tipo de rosto, fugindo da harmonia facial.

Por essas questões, como profissionais de cuidados pessoais, especialistas em sobrancelhas, devemos estar sempre nos aprimorando nas técnicas de micropigmentação, e saber sempre indicar o porquê de determinado procedimento ser o adequado para quem nos solicitar, entretanto o processo não é apenas a realização do trabalho, a escolha do método e o designer certo… Precisamos também lembrar que a cicatrização ideal é o que fará o resultado final ser o tão sonhado…

E na estação mais quente do ano, o verão, os cuidados precisam ser redobrados, afinal o calor é inimigo de procedimentos estéticos. Idas à praia e piscina, bem como exposição ao sol são os primeiros passos a serem evitados ao longo do processo de cicatrização. Nós, como profissionais, somos fadadas a realizar os procedimentos mais incríveis do mundo, mas se não avisarmos nossas clientes sobre os cuidados devidos e diários pós-procedimento, podemos comprometer o resultado do nosso trabalho e a satisfação dela.

Então, sempre é bom lembrar as principais orientações que devemos transmitir:

1. Manter a região hidratada é muito importante, pois se trata de um procedimento invasivo que causa uma ‘lesão’ na pele, então a boa hidratação evita a formação de crostas e também regenera a pele a fim de uma perfeita cicatrização. A pomada utilizada deve ser específica para o procedimento. Assim, sempre prefiro dar o produto para as minhas clientes, evitando o problema de não conseguirem encontrá-lo, não usarem a dose certa ou se esquecerem de aplicar durante o período necessário.

2. Nas primeiras 72 horas, deve-se evitar o contato com água e suor – atividades físicas precisam ser adiadas nesta fase.

3. Suspender o uso de maquiagem é muito importante pelo menos nos primeiros sete dias, mesmo que seja tentador realizar aquele make-up, precisamos explicar que é inerente à cicatrização que elas se mantenham longe desses tipos de produtos bem como dos de skincare.

4. Evitar tocar no procedimento é o mais aconselhável, principalmente nos primeiros três dias – o ideal é aplicar a pomada com um cotonete.

5. Banhos de mar, sol e piscina precisam ser terminantemente suspensos; lugares quentes como sauna também entram no combo… No verão lidamos diretamente com o sol, mas não é impossível fugir dele, podemos indicar que as clientes utilizem chapéus, bonés, entre outros acessórios capazes de proteger a região. Como é um procedimento delicado e aplicado na camada mais superficial da pele, o sol pode ‘quebrar’ as partículas de cor fazendo com o que procedimento fique dégradé antes do tempo ou adquira uma cor acinzentada.

Basicamente, adotando esses cuidados não precisamos deixar de atender nossas clientes, basta enfatizar a atenção necessária da parte delas. E nossa tarefa, além de um bom trabalho na aplicação da técnica, também deve envolver realizar acompanhamento de todo processo, desde a escolha de técnicas até o resultado final.

É importante lembrar que o sucesso do procedimento é 50% do profissional e 50% dos cuidados pós-procedimento. Por isso é muito importante que a cliente tenha consciência de levar as orientações ao pé da letra para um resultado lindo e natural como todas amam!

Natasha Sheeny @natashasheeny é farmacêutica há 10 anos e micropigmentadora há cinco anos. O seu maior objetivo é elevar a autoestima feminina, seja através das técnicas de embelezamento do olhar, onde tem a certificação internacional Phibrows, ou através da estética facial como farmacêutica estética, sempre trabalhando com o propósito de embelezar mulheres de forma natural.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.