Como oftalmologista, diariamente recebo pacientes com questões como as abaixo:
“Doutor, extensão de cílios faz mal?”
“Doutor, que cuidados devo ter ao fazer extensões?”
“Doutor, quais os problemas que posso ter ao fazer as extensões?”
Todo e qualquer procedimento, seja médico, odontológico ou mesmo estético, oferece riscos, podendo ser leves, moderados ou severos. Note bem que não há a modalidade de risco ausente.
Da mesma forma, recebo ainda muito mais mensagens do Brasil e do mundo de extensionistas com dúvidas sobre situações que ocorrem nos atendimentos. Boa parte das complicações é simples, mas, infelizmente, a imensa maioria das profissionais da área não recebeu formação adequada em Saúde Ocular, seja em como prevenir, reconhecer e MUITO MENOS em como resolver tais eventos. E assim se criou um círculo vicioso, onde quem aprendeu de maneira equivocada continua reproduzindo as mesmas informações para suas alunas, perpetuando práticas e costumes cada vez mais difíceis de serem eliminados.
Porém, trago a vocês uma excelente notícia: nove em cada dez complicações são possíveis de serem identificadas e resolvidas dentro do próprio estúdio, sem que você precise encaminhar sua cliente para outra profissional (que talvez saiba menos que você mesma) ou para um oftalmologista.
Uma das complicações mais frequentes, certamente, são os olhos vermelhos. É muito comum ver fotos nas redes sociais de um trabalho lindo e impecável, mas com aquele olho de alguém que sofreu alguma alteração. Por essa frequência das imagens que são postadas, chego a crer que muitas pessoas acham que esse seja um problema pequeno, ou mesmo irrelevante. Preciso frisar com todas as forças que terminar o trabalho e sua cliente estar assim não é normal, nem muito menos é saudável. Além disso, é perfeitamente simples de se prevenir. Sua cliente agradece e vai ficar muito mais feliz e satisfeita, sem olhos irritados, ardendo e lacrimejando. Também aumenta em muito a chance de ela te indicar para suas amigas, por ser um diferencial entre outras extensionistas.
Outra complicação que preciso destacar são as alergias palpebrais. Processos alérgicos são muito comuns e todas as pessoas podem desenvolver, mesmo após expostas várias vezes ao mesmo produto. Sim, isso que você leu: mesmo uma cliente que já fez extensão várias vezes pode desenvolver. E, na maioria das vezes, isso sequer terá sido culpa sua, mas algo natural. O que pode ser culpa sua é não prevenir e também identificar a tempo, sem dar valor às queixas da sua cliente achando que isso seja normal e “vai passar”.
Dessa forma, cercar-se de todos os cuidados é essencial. Abaixo, destaco alguns pontos que considero fundamentais, e que vão ajudar a prevenir a maioria dessas complicações.
- Realizar uma anamnese adequada e com sentido (por exemplo: para que perguntar sobre glaucoma na ficha se isso não tem nada a ver com o procedimento?);
- Fazer um teste alérgico com todos os produtos que serão usados, mesmo nas que não referem alergia;
- Usar materiais estéreis;
- Adotar equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, máscara e óculos de proteção;
- Fazer uso tanto de um produto para tratamento de ressecamento ocular, como Vidisic, quanto da aplicação do “balãozinho” em todas as clientes.
Siga os passos acima. Sua cliente agradece!