Toda semana eu recebo vários esteticistas abordando um assunto em comum: como faço para tornar meu cliente responsável e engajado no processo de tratamento estético?
Muitas clínicas sofrem com isso, pois são clientes que:
- Não seguem recomendações;
- Não usam produtos home care;
- Faltam nas sessões;
- Cobram resultados sem fazer a sua parte;
- Falam que “o tratamento não funciona” para outras pessoas – que são potenciais clientes.
VOCE ESTÁ VIVEDO ISSO? ENTÃO, VOU TE AJUDAR!
Para tornar seu cliente protagonista no processo de tratamento, precisa seguir os seguintes passos:
- Pontuar quais são as coisas que incomodam o cliente, quais os reais motivos que o fez procurar uma clÍnica;
- Traçar quais são os benefícios físicos e emocionais que o tratamento trará;
- Criar “mantras” para motivação e não desistência;
- Desfocar o cliente do resultado final e focá-lo no que precisa ser feito agora, hoje ou nesta semana;
- Colocar metas que a mente do cliente considera possível concretizar;
- Premiar a cada passo e conquista realizada.
O que acabei de lhe dar é um mapa para gamificar seu tratamento inicialmente.
O termo gamificar vem do inglês gamification e engloba o uso de dinâmicas para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado. É uma metodologia inovadora cujo diferencial é despertar um maior engajamento do público de interesse, facilitando a mensuração dos resultados da ação.
Quando você gamifica o processo, valoriza cada passo do seu cliente e diminui a ansiedade gerada pela demora do método. Dessa forma, você chama a atenção de seu cliente para fazer o que é preciso naquele momento. Por consequência trará os resultados esperados e tirará a “culpa” que os clientes costumam colocar no profissional ou produto e equipamento, principalmente quando falamos de estética corporal, não é mesmo???
Faça o teste e me diga o que aconteceu, combinado?!
Sucesso!!!