Desde muito jovem, sempre amei viajar, conhecer outras culturas e sempre tive vontade de sair do Brasil, aprender outros idiomas, conhecer outras culturas. Em junho de 2017, decidi realizar um sonho e ir a um Congresso de Micropigmentação em Milão, na Itália. E meu espírito aventureiro decidiu arriscar a vida na Europa, escolhi Valencia, na Espanha, para viver. Mesmo sem falar espanhol, mesmo sem conhecer ninguém.
Vendi meu carro, formei uma equipe para ficar no meu lugar em São Paulo e fui com a cara e a coragem em busca de um sonho.
Dia 16 de junho cheguei em Valencia, um país desconhecido, com um idioma que eu não dominava, sem trabalho, sem dinheiro, sem família ou amigos. Eu não conhecia ninguém em Valencia, e mesmo estando na Europa, em uma cidade maravilhosa, foram dias duros. Sair literalmente da zona de conforto traz liberdade, mas ao mesmo tempo medo, insegurança e uma vontade louca de desistir. Foi a experiência mais introspectiva e de autoconhecimento que vivi, sair da zona de conforto e enfrentar meus medos, abrir mão da estabilidade que tinha conquistado no Brasil. Tudo isso me fez crescer e me tornar uma pessoa muito mais forte. Primeira lição: ENFRENTE SEUS MEDOS.
Para mim, o mais difícil foi ficar sem trabalhar, tinha que esperar sair uma documentação específica que me permitia trabalhar e a ideia de ficar em casa, sem fazer nada, me deixava louca. Decidi divulgar o meu trabalho em redes sociais e sites de anúncio, pois minha intenção era atender minhas clientes à domicílio.
Voltei a fazer apenas design de sobrancelhas, as pessoas ainda não confiavam em mim para fazer uma micropigmentação, tive que começar do zero pois percebi que apenas fotos do meu trabalho não era suficientes, as pessoas na Europa eram diferentes e eu precisava conquistar a confiança da minha clientela para começar a fazer micropigmentação novamente.
Em dezembro de 2017, consegui meus documentos e uma permissão para trabalhar. Então, comecei a procurar emprego em clínicas de estética e uma espanhola me deu a primeira oportunidade – pouco a pouco as clientes foram confiando em mim e minha clientela foi aumentando. Quando comecei a entender o mundo da estética na Europa, percebi como o mercado era carente de serviços de qualidade e um bom atendimento e vi uma oportunidade enorme para me destacar. Segunda lição: ENCONTRE O SEU DIFERENCIAL E INVISTA NELE.
Nessa época, algo curioso aconteceu e para mim foi a maior prova que o nosso pensamento tem poder. Comecei a seguir uma maquiadora no Instagram, uma das mais conhecidas aqui de Valencia. Nesse dia, imaginei como seria bom atendê-la, muita gente ia conhecer o meu trabalho e finalmente me dar um voto de confiança.
Exatamente seis meses após esse pensamento, ela me mandou uma mensagem no Instagram, dizendo que o meu trabalho era o mais bonito que ela tinha visto em Valencia e que gostaria de agendar um horário. Quase morri do coração, não podia acreditar, uma mistura de alegria, reconhecimento, conquista e medo, era uma responsabilidade tão grande!
Foquei todas as minhas forças no meu conhecimento, na minha base sólida e tudo o que eu tinha construído até ali e encarei um dos trabalhos mais difíceis da minha vida, não em dificuldade, mas eu sabia que era uma oportunidade única e foi. Terceira lição: NOSSO PENSAMENTO TEM PODER.
Ela amou e começou a recomendar meu trabalho no Instagram, para as suas seguidoras e clientes, em questão de dias minha agenda estava cheia, em questão de meses eu já tinha atendido mais de 10 influencers de Valencia e cidades próximas. Todas contentes com o resultado – e sabemos que não existe marketing mais eficaz do que uma cliente feliz. Cada uma que se deitava na minha maca era especial. Aprendi tanto, principalmente a falar espanhol, sem nenhum curso, apenas conversando com as minhas clientes, cada dia aprendia e continuo aprendendo uma palavra nova. Quarta lição: NÃO EXISTE MARKETING MAIS EFICAZ QUE UM CLIENTE FELIZ.
Foi nesse momento que descobri o poder das redes sociais, cada dia mais e mais pessoas começavam a me seguir e conhecer meu trabalho, agendar horário… foi incrível! Hoje em dia, tenho clientes que viajam da Suíça, Itália e Alemanha para fazer a micro comigo. Quinta lição: VOCÊ TEM QUE ESTAR PRESENTE NAS REDES SOCIAIS, OU NÃO SERÁ VISTO E LEMBRADO.
Em julho de 2018, abri meu próprio Studio, Tamara Freitas Studio Academy, pequeno, com 50 metros, formei uma equipe de quatro pessoas, e novamente foquei meu trabalho apenas na micropigmentação, deixei de fazer design de sobrancelhas e cílios.
Voltei a dar cursos, algo que eu amo. Primeiro foi para uma aluna, logo duas, três, hoje em dia tenho turmas de oito, com todas as vagas preenchidas. Fui ganhando cada dia mais autoridade através das redes sociais e do meu posicionamento pós-curso com as alunas.
Como disse anteriormente, acredito no diferencial de cada profissional, na exclusividade, e sempre busquei oferecer um atendimento e curso exclusivo para as minhas clientes e alunas, isso fideliza e mantém a cliente ao nosso lado por anos e anos.
Em 2020, em pleno ano de pandemia, abri meu segundo Studio, com 160 metros, como eu sempre sonhei. Tenho uma zona de atendimento, uma zona de cursos, uma recepção confortável, seis gabinetes, zona de esterilização e o melhor: em uma das regiões mais privilegiadas de Valencia. Não é fácil, nunca foi e nunca será, gerenciar tudo sozinha é cansativo, mas seguir nossos sonhos, nossa liberdade e nossa paz não tem preço.
Depois de quatro anos na Espanha, posso dizer que alcancei o sucesso no meu setor. Hoje, sou referência na minha área, tenho uma agenda 100% lotada até abril de 2022, clientes de toda Espanha, Itália, Reino Unido, Romênia, Arábia Saudita, Suíça que viajam horas por confiar no meu trabalho. Tenho um dos cursos mais caros de Valencia e mesmo assim turmas fechadas para os próximos meses. As pessoas pagam sim mais caro pelo procedimento, pelo curso, basta agregarmos valor e não apenas um preço. Hoje eu tenho muitas alunas bem-sucedidas porque ensino o melhor caminho, meus acertos e principalmente os meus erros.
Em janeiro de 2019, recebi o prêmio de uma revista espanhola que nomeou as 100 pessoas mais famosas no mundo dos cílios e sobrancelhas da Espanha, e eu estava lá, entre as 100, mostrando para o mundo o nosso trabalho, a nossa garra, a nossa atenção ao cliente que é incomparável, e a nossa qualidade nos serviços.
Em fevereiro de 2019, tive a honra de palestrar no Congresso Expressive PMU – Estética in Sul e fazer parte de um evento incrível, ao lado de profissionais que admiro muitíssimo. Foi a realização de mais um sonho e reconhecimento de todo o meu esforço para chegar até aqui.
Em março de 2020, fui convidada para palestrar no evento Estética e Micro em Belo Horizonte. Também fui convidada para participar como palestrante no Curitiba Beauty Fair.
Estar num palco ao lado de profissionais que eu tanto admiro desde 2014, quando escolhi a Micropigmentação como profissão, não tem preço. Foi a realização de um sonho.
Hoje, posso dizer que toda dificuldade e todas as escolhas difíceis valeram muito a pena. Sair da zona de conforto valeu a pena.
Para finalizar, vou citar o que foi realmente importante nesse processo, com isso espero te inspirar, encorajar, e te fazer acreditar que tudo o que é grande, começa pequeno.
- ENFRENTE SEUS MEDOS. Tudo o que você quer está do outro lado do medo.
- ENCONTRE O SEU DIFERENCIAL E INVISTA NELE. O seu diferencial competitivo é aquilo que você oferece de distinto para o cliente, são atributos, vantagens e benefícios que a concorrência não possui e que, portanto, colocam você um passo à frente, em posição de destaque.
- NOSSO PENSAMENTO TEM PODER. “A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.” – Albert Einstein.
- NÃO EXISTE MARKETING MAIS EFICAZ QUE UM CLIENTE FELIZ. Em um mercado cada vez mais concorrido e em constante mudança, não existe nenhum produto ou serviço que não possa ser copiado. O atendimento é a única coisa 100% personalizada que você pode oferecer, além de ser sua primeira oportunidade de passar uma boa impressão e fidelizar os seus clientes.
- VOCÊ TEM QUE ESTAR PRESENTE NAS REDES SOCIAIS, OU NÃO SERÁ VISTO E LEMBRADO. Quando o cliente percebe que as mídias sociais da sua empresa estão atualizadas e você se preocupa em oferecer conteúdo relevante, o seu negócio passa a ter mais valor e esse posicionamento faz sua marca ter mais credibilidade no mercado. Nunca esqueça que as redes são SOCIAIS, e é necessário interagir com o seu público.
- SONHE GRANDE, COMECE PEQUENO, MAS COMECE HOJE! São os nossos pequenos hábitos do dia a dia, pequenos esforços que fazem toda a diferença. Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho!