Como montar a live perfeita

A máxima do momento é “não basta ter perfil no Instagram, também é preciso fazer transmissões ao vivo”. E isso não vale só para quem ganha a vida como youtuber. Na atual era tecnológica, cada um é influenciador de seu próprio negócio, o que é comprovado pela enorme quantidade de empresas e profissionais que cresceram graças a internet. E você, vai ficar perder a chance de se expor nessa vitrine?

Shâmia Salem

Qual o poder da live? “Por ser um contato ao vivo e permitir a interação direta e imediata com o público, ela fortalece a intimidade e confiança que seus seguidores têm com você, com o seu trabalho e com a sua clínica de estética. É diferente de assistir um vídeo gravado, que é menos pessoal e não permite ao cliente fazer perguntas ou comentários nem ter a certeza de que você entende do assunto que está tratando. E segurança é um dos fatores mais importantes para que uma pessoa decida comprar um serviço ou produto oferecido”, esclarece Ana Tex (@anatex), especialista em marketing digital. E ela avisa: “É normal que muitos empreendedores não tenham familiaridade com lives, afinal, faz parte da nossa cultura assistir programas, não ser o apresentador deles. Mas, para vencer essa barreira e se automotivar, saiba que o público mais engajado, que participa de lives, também é o mais propenso a comprar”. Inspirador, não?

8 passos para uma live de sucesso

1. Escolha um bom tema “Na minha experiência pessoal, o que mais rende audiência nas lives é quando falo sobre a minha trajetória profissional, mostro o que estou fazendo em tempo real ou dou minha opinião sobre alguma polêmica do momento. Mas também sei que atrai muito público fazer vídeos explicativos, que reúnem dúvidas sobre um único tema e com dicas do que fazer em determinadas situações”, conta a esteticista e cosmetóloga Suellen Campanhola (esteticasuellencampanhola), de São Paulo.

2. Avise geral que vai fazer o vídeo Por mais que o Instagram avise seus seguidores que você está fazendo um live, nãodá para contar com a sorte deles estarem atentos ao celular naquele momento. “Faço uma campanha pesada para anunciar meus vídeos, que inclui posts no próprio Instagram e também no Facebook dizendo o dia, o horário e o tema que vou tratar, stories, mensagens por WhatsApp. E, claro, não perco a oportunidade de falar para as amigas e para as clientes, enfim, uso todos os meios possíveis de comunicação”, diz Suellen Campanhola.

3. Prepare o local da transmissão Escolha um lugar que seja tranquilo, silencioso e sem ruídos. Se quiser deixar sua fala ainda mais ‘limpa’, use fones de ouvido com microfone. E, importante: desligue as notificações e chamadas do seu celular, para não ser interrompido.

4. Faça um roteiro Por mais que você esteja por dentro do assunto e tenha muito claro na cabeça tudo o que quer falar durante seu vídeo ao vivo, faça um roteiro, elencando os principais temas e a ordem que deseja tratar de cada um deles. Assim, você não esquece de nada nem se perde em meio à enxurrada de interferências e perguntas dos seguidores. O roteiro ajuda inclusive a identificar se você precisa estudar mais sobre algum assunto, afinal, lives geram autoridade e essa confiança favorece as vendas.

5. Treine antes de iniciar a live Esse teste pode ser feito numa gravação comum no celular, e é ótimo para melhorar a fluência da sua fala e verificar se está tudo bem com a qualidade do som e da imagem. Quando terminar, assista para ver se há pontos falhos e se os argumentos estão bons e convincentes.

6. Não se abale com poucos espectadores no início do vídeo Dificilmente o pico de acesso acontece no começo de uma live. Geralmente o número de participantes começa baixo e vai aumentando ao longo da transmissão. Mas, se notar que tem pouca gente participante, não se abale nem desista, porque quanto mais usar essa ferramenta, maiores serão seus acessos nos próximos vídeos.

7. Interaja com os espectadores Tudo bem numa live ou outra desativar os comentários, para que você possa falar sem interrupções. Mas não faça disso uma regra. Espectadores gostam de participar de maneira ativa, tendo suas perguntas respondidas e seus comentários citados. Não precisa fazer isso com todos, claro, mas cite um ou outro e agradeça sempre a participação no final.

8. Seja você mesmo “Não se exija demais, porque a gente nunca se acha bonita o suficiente, nem sempre o cabelo, a pele e as unhas estão bons, a maquiagem está bem feita, a voz está boa… Filtros estão aí para isso!”, tranquiliza aesteticista, micropigmentadora e cosmetóloga Kathrim Schimidt (@kathschmidt), de São José dos Campos (SP), para quem a maior dificuldade em fazer lives é segurar os filhos para eles não aparecerem no vídeo. “Mas, quando eles escapam não fico brava, porque isso também me humaniza, faz com que os seguidores se sintam mais próximos de mim e torna o vídeo mais leve e descontraído”, completa ela, que diz que erros, tropeços e engasgos acontecem com todo mundo. “O que não pode é ficar nervoso diante de um imprevisto, senão você trava, esquece do que estava falando e pode até ter um branco. Para isso não acontecer, relaxe e divirta-se durante a transmissão”, diz.

  • 8 em cada 10 usuários das redes sociais preferem assistir um vídeo ao vivo ao invés de ler posts regulares (The New York Magazine)
  • O tempo médio gasto ao assistir um vídeo no celular é de 2.8 minutos quando ele é gravado e de 3.5 se a transmissão for ao vivo (LiveStream)
  • O consumo de lives cresce 113% ao ano, o que é mais do que qualquer outro formato de vídeo (AdMarketing)

Depoimentos

“Faço lives há mais ou menos um ano e não tenho uma frequência específica para realizá-las. Acho chato e cansativo ficar bombardeando as pessoas com transmissões o tempo todo, demonstra desespero. Também não gosto de me alongar demais; geralmente, 15 a 20 minutos são suficientes para passar meu recado, esclarecer dúvidas que recebo no feed e no direct e vender minhas aulas e serviços”

Kathrim Schimidt, esteticista, micropigmentadora e cosmetóloga

“Fazer live só por fazer é perda de tempo e queimação de filme com seus seguidores. Para ter sempre uma boa audiência e fortalecer minha autoridade, trato apenas assuntos relevantes e polêmicos e foco num só tema, para ser esclarecedora e gerar conteúdo de qualidade, que é o que as pessoas buscam nesse momento em que há tanta informação falsa e rasa na internet”

Suellen Campanhola, esteticista e cosmetóloga

Nunca fez live?

  • Abra o Instagram
  • Toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo do aplicativo
  • Na parte inferior da tela, selecione a opção “ao vivo” e clique em “iniciar vídeo ao vivo”
  • Automaticamente, seus seguidores vão receber uma notificação, alertando sobre a sua transmissão
  • O número de pessoas que estiverem vendo sua live aparecerá no canto superior da tela enquanto os comentários delas serão exibidos na parte inferior
  • Para bloquear os comentários, clique nas reticências e em “desativar comentários”
  • Se quiser transmitir em conjunto com outros usuários, clique no ícone com dois rostos na barra inferior. Caso prefira transmitir para grupos, clique no ícone da seta
  • Para encerrar a transmissão, toque em “encerrar”.
  • Caso queira salvar a live, depois do encerramento clique em “salvar”

Você também disponibilizar essa transmissão já salva no stories durante 24 horas. Para isso, basta clicar em “compartilhar”. Mas, se quiser deletar o vídeo imediatamente, clique na chave e, em seguida, em “descartar”

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

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