Em um momento onde há possibilidade de além de oferecermos os inúmeros benefícios da Estética avançada, também termos acesso à suplementação nutricional variada, o profissional da Estética pode e deve orientar o uso de suplementos específicos, para que seus pacientes alcancem os resultados desejados e merecidos.
Durante o atendimento é de suma importância que dediquemos total atenção ao paciente, desta forma seremos capazes de interpretar com clareza suas queixas e desejos reais. Arrisco dizer que é ainda mais importante que estejamos com o conhecimento sempre atualizado, pois só assim saberemos analisar com precisão os marcadores sanguíneos, e é exatamente isso que nos ajudará a usar os melhores argumentos, comprovando o quão essencial é o uso correto de vitaminas e minerais para que nossos pacientes obtenham a melhor resposta ao tratamento proposto.
Suponha que você fale ao seu paciente sobre a atuação da vitamina D, assim ele terá conhecimento que além de participar de diversos processos metabólicos, ela tem como principal função a regulação da concentração e adsorção de cálcio e fósforo pelo organismo. Por isso que a vitamina D é imprescindível na prevenção e no combate a várias doenças, incluindo diabetes.
Ele também saberá que níveis baixos de vitamina D podem comprometer a função das células beta no pâncreas, órgão responsável pela produção e liberação de insulina e também por regular os níveis de glicose no sangue. Para completar, você deixará claro que essa vitamina atua na regulação e fortalecimento do sistema imunológico ajudando a aumentar as defesas do organismo.
Agora que esse paciente já conhece a real importância e os benefícios da vitamina D, será que ele vai mesmo esquecer ou deixar de usá-la?
E por que eu iniciei este artigo dizendo “chega de somente procedimentos estéticos”?
Porque a responsabilidade de entregar os resultados prometidos é do profissional da Estética, e nós temos o dever de conscientizar àqueles que confiam em nosso trabalho, sobre a importância de seguir todas as orientações para que o seu organismo consiga responder aos estímulos do tratamento planejado, e isso inclui o uso correto de suplementação. Outro exemplo: se estou fazendo um tratamento para flacidez e o paciente está com ferro – e/ou ferritina – baixo, o corpo não conseguirá produzir um colágeno de qualidade, concorda?
Está aí a importância vital do conhecimento para garantirmos os resultados que nossos pacientes esperam.
Dra. Alexandra Vicentinni @draalexandra.curvas é biomédica esteta, bacharela em Estética, nutricionista, pós-graduada em Saúde Integrativa e Docência Superior em Estética, CEO das Clínicas Maison Curvas @maisoncurvas e Curvas Estética @curvasestetica.