Casal sensação

Joaquim e Nayarah, ou Sr. e Sra. Almeida, como são conhecidos mundialmente – sim, porque atendem em São Paulo, Fortaleza, Portugal e acabaram de voltar vencedores de Berlim – são um case de sucesso no concorrido mundo da micropigmentação Karina Hollo

Joaquim, 34 anos, é de Chapadinha, no Maranhão. Nayarah, de 31, é de Belém do Pará. Se conheceram, começaram a namorar em 2 dias, estão juntos há 14 anos e são casados há 12. Tem um filho de 1 aninho, Joaquim Filho. Em 2007, mudaram-se para Rio Claro, interior paulista para tentar a vida. Joaquim, técnico em segurança do trabalho, bombeiro civil resgatista e especialista na área de primeiros socorros e de combate a incêndios, atuava na área corporativa. “Nayarah foi modelo e se formou em Estética pelo Senac”, conta o marido. E tinha grande experiência como empreendedora. “Por inúmeras vezes vi meus pais empreendendo do zero e chegando a resultados inimagináveis. Desde a minha infância, eles foram autônomos e sempre estive no meio da rotina de trabalho deles. Já vendi frutas da Ceasa, frango na feira, os ajudei como artesãos, tivemos casa de carne, restaurante…”, lembra ela. Isso tudo só a fez desejar a independência financeira. “Sempre acreditei que poderia ser o que quisesse, que as maiores ferramentas já estavam dentro de mim, aos 11 anos descobri que tinha habilidades com sobrancelhas, fazia a da minha mãe, das amigas. Meu sonho de infância era trabalhar com moda, com beleza. Passados os anos, desenvolvi minha própria técnica, me tornei uma referência mundial.”

Depois de trabalhar em um pequeno salão de beleza, Nayarah montou seu primeiro estúdio – o Studio Nayarah Almeida –, pouco a pouco, na garagem da casa onde morava. “Comecei fazendo unhas, design de sobrancelha e depilação”, lembra. Ela, que já era expert em recuperar sobrancelhas falhadas, se matriculou no primeiro curso de micropigmentação, há 5 anos e passou a exercer a profissão há 4. Em um novo espaço, Nayarah fez muito sucesso na cidade, na região e em outros estados (como no Maranhão). Agenda absolutamente lotada, com vaga para dali a 4 meses!

O casal, cada um trabalhando em áreas diferentes, quase se separou – foi nesse momento de crise conjugal que ele decidiu trocar de profissão para ficar mais perto de Nayarah, como secretário. Curiosamente, foi o sétimo aluno do primeiro curso ministrado por ela. Hoje, juntos, somam 46 certificações nacionais e internacionais. “Nossa especialidade é o fio a fio hiperrealista e agora que estamos viajando o Brasil com a técnica de fios e sombra. E também a técnica de lábios, Prolip, que foi a que ganhou o mundial de micropigmentação na Alemanha”, fala Joaquim. A dupla venceu o Brasileiro de Micropigmentação em 2018 e, em 2019, o Campeonato Mundial de Micropigmentação em Berlim, na Alemanha, entre mais de 27 países e 32 participantes. “Foi um campeonato superbem organizado, com tradução, competidores de alto nível e alta performance”, fala Joaquim.

Juntos no amor e no trabalho

Joaquim conta que o lado bom de trabalhar junto é que quando um cai, o outro levanta. “Trabalhar juntos e sermos especialistas naquilo que fazemos permite que a gente acabe se policiando um ao outro. Sempre peço a opinião dela e ela a minha. Em design, em fios, em olhos, em lábios, sempre estamos juntando as nossas experiências, auxiliando um ao outro para que possamos dar o nosso melhor, sempre. Afinal de contas temos dois pontos de vista diferentes, olhares diferentes para uma mesma obra, uma mesma arte, um mesmo trabalho. Então, somos dois especialistas trabalhando simultaneamente, unidos”, diz ele. Os dois se completam inclusive nos cursos. Afinal, são duas pessoas falando a mesma língua e, assim, explicando com mais clareza, para jamais restarem dúvidas. Seus tratamentos que fazem mais sucesso são a micropigmentação fio a fio e a soft shadow. “E agora os lábios estão vindo com força bem grande também”, pontua ele.

Espelho um do outro

Joaquim lembra, inclusive, de um caso curioso que aconteceu hea algum tempo. “Certa vez, uma cliente do Pará veio de Portugal para Rio Claro para fazer as sobrancelhas com a gente. Estávamos voltando de uma viagem de trabalho, paramos em um restaurante, comi um espetinho de frango com bacon e acabei quebrando um dente. Eu precisava ir para o dentista, mas tínhamos esse atendimento… Fiz um lado da sobrancelha da cliente e saí. A Nayarah fez o outro lado da sobrancelha dela, que ficou supersatisfeita. Quando retornou para o retoque, não conseguimos identificar quem havia feito qual lado de tão natural e idêntico que tinha ficado o resultado”, lembra Joaquim. E isso acontece em vários momentos: ele faz o desenho, ela, a micro, às vezes vice-versa.

Bagagem internacional

Sr. & Sra. Almeida já tinham viajado bastante pelo Brasil, mas nunca para fora do país. Até que veio o convite para ir para a Alemanha. “Tínhamos contato em Portugal, para a academia do Bafa, uma das maiores academias de micropigmentação na Europa, fizemos cursos e atendimentos por lá, e tivemos outros convites para ir para Espanha.” Agora, depois do mundial, pretendem ir para a Colômbia, a África do Sul, Dubai, os Estados Unidos (Orlando), Portugal, Alemanha (de novo) e Espanha.

Trabalhar e viajar comum bebê pequeno a tiracolo não é fácil mas também não é impossível. “É muito bom estar sempre junto, perto dele. Foi a primeira vez que viajamos a trabalho só com ele, sem babá. A gente revezou na hora do Congresso e do Campeonato. Temos dezenas de compromissos nacionais e internacionais e fora as viagens de um ou dois dias, ele vai com a gente!”, diz o papai campeão. “Estamos sempre em família, compartilhando das alegrias, das tristezas, dos medos, dos sonhos, das vitórias”, fala ela.

Vencedores e apaixonados

Qual o segredo para ser um casal vencedor na micropigmentação? A chave é a cumplicidade, o companheirismo, o respeito, sonhar os mesmos sonhos. “Devo muito à minha esposa por ela ter me ensinado tudo o que sei hoje como micropigmentador, como homem, pai, marido, profissional de excelência. Tenho aprendido com ela, e ela aprende comigo. Ser vencedor não e só sobre trabalho, mas também na vida – ser franco, ser honesto, fiel batalhador. É possível vencer, sim!”, diz ele. Os dois se preparam para passar uma temporada em Fortaleza – apesar de manterem o espaço de Rio Claro funcionando. Outro plano? Abrir mais uma unidade em São Luís do Maranhão. Nayarah complementa: “Descobri que empreender tem a ver com meu propósito de vida, tanto que hoje ensino para centenas de pessoas. Meu desejo é fazê-las acreditar que com fé, trabalho duro e determinação todos aos sonhos são possíveis! Não coloque o dom como desculpas para aquilo que se conquista com ações. Ter paixão pelo que faz é se tornar um amante de seus resultados”, finaliza ela.

“Devo muito à minha esposa por ela ter me ensinado tudo o que sei hoje como micropigmentador, como homem, pai, marido, profissional de excelência. Tenho aprendido com ela, e ela aprende comigo. Ser vencedor não e só sobre trabalho, mas também na vida – ser franco, ser honesto, fiel batalhador. É possível vencer, sim!”

Joaquim Almeida

“Descobri que empreender tem a ver com meu propósito de vida, tanto que hoje ensino para centenas de pessoas. Meu desejo é fazê-las acreditar que com fé, trabalho duro e determinação todos aos sonhos são possíveis!”

Nayarah Almeida

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.