Carvão ativado e argila

Mesmo com tanta tecnologia e inovação disponíveis, essa dupla de ativos não só mantêm espaço cativo nos procedimentos estéticos profissionais e nas indicações de home care, como voltaram a ganhar os holofotes por se encaixarem perfeitamente em vários movimentos globais de beleza, entre eles a humanização dos tratamentos por meio do toque, a ação detox para purificar sem agredir a pele e a valorização de produtos à base de ativos naturais.

Shâmia Salem (@shamiasalem)

Apesar de o carvão e da argila serem derivados de diferentes fontes naturais – o primeiro é vegetal e a segunda é mineral –, eles têm muitas coisas em comum e outras tantas distintas. Isso ajuda a entender por que, ao contrário do que muita gente pensa, essa dupla de ativos não é concorrente, mas, sim, uma excelente alternativa para ser usada nos mais variados casos e para os mais diversos fins. E, peles de todos os tipos e com diferentes necessidades podem se beneficiar, seja em protocolos corporais, faciais e até capilares, para uso profissional ou de manutenção, em casa. As possibilidades são tão interessantes que já há inclusive produtos que, entre o carvão ativado e a argila ficaram com os dois, combinando-os na mesma fórmula. Para entender quando usar um ou outro ou ambos, é preciso conhecer mais sobre a origem e as propriedades desses ingredientes.

É mais que argila, é argiloterapia!

Para quem acha que a argila não tem glamour nem apelo de marketing por existir desde que o mundo é mundo, a esteticista Flávia Medeiros, do Spaço by Flávia Medeiros, em São Paulo, rebate: “Além de permitir personalizar os tratamentos e criar rituais temáticos ao, por exemplo, usar a versão em pó hidratada com água de coco, água mineral, água termal, água dermatológica ou mesmo loção tônica, criando a textura que você quiser, a argila trabalha totalmente em função do profissional de estética. Afinal, ela pode ser aplicada em diversos protocolos faciais e corporais, como acne adulta e adolescente, lifting, gordura localizada, celulite, foliculite, redução de medidas, flacidez, controle da oleosidade. Até na região das pálpebras dá para usá-la, para tonificar e combater o inchaço sob os olhos!”

Tamanha funcionalidade e versatilidade são explicadas pelo fato de a argila ser obtida a partir da degeneração das rochas e, portanto, ser riquíssima em diversos minerais, que são identificados pela cor da argila. “Como dá para imaginar, há vários tipos de argila, mas cinco são mais usadas na estética. Estou falando da branca, que é rica em alumínio, zinco, cálcio e magnésio, tendo ação calmante e clareadora, podendo ser aplicada inclusive em peles desidratadas, sensíveis, sensibilizadas e agredidas por excesso de sol ou rosácea; da verde, que contém cobre e age como antioxidante, anti-inflamatória, adstringente, tonificante e estimulante para peles mistas, oleosas e com tendência a acne; e da amarela, que é fonte de silício e antioxidantes e, por isso, é bastante adotada para peles maduras ou envelhecidas. Tem ainda a argila rosa, que contém o antioxidante e energizante celular manganês, excelente para a pele envelhecida e madura; e a preta, sob medida para as oleosas, inflamadas e acneicas por conter enxofre, ser antisseborreica, bactericida e antioxidante”, lista a esteticista e cosmetóloga Isabel Piatti, de Curitiba (PR), membro do conselho científico da Academia Brasileira de Estética Científica (ABEC). Outra que é bastante comercializada é a argila roxa, criada a partir da mistura de uma argila bem rosa com outra esverdeada e que ganha por ser anti-inflamatória e energizante.

Segundo o fisioterapeuta Daniel Zucchi Libanore, também do Spaço by Flávia Medeiros, até gestantes podem usar argila. “Desde que tomando o devido cuidado de não combiná-la com ativos que sejam contraindicados durante a gravidez, claro”, avisa ele, explicando que a grande sacada da argila é o fato dela ocluir a pele, o que potencializa os efeitos de seus minerais e demais ingredientes contidos na fórmula do cosmético. “Some isso ao contato manual que se pode ter ao espalhar o produto. Mãos são capazes de humanizar qualquer tratamento, além de relaxar, acalmar, trazer bem-estar e reforçar o vínculo do cliente com o profissional. E, como na estética trabalhamos muito a dor emocional e física da pessoa, o toque pode fazer toda a diferença para quem te procurou para aliviar muito mais do que um inchaço ou uma pele oleosa”, destaca Daniel Zucchi Libanore.

Carvão, ativar!

Diferentemente do carvão usado em churrasqueira, que é feito a partir de madeiras torradas, o carvão ativado é obtido com a torrefação de matérias orgânicas, como a casca do coco e da árvore sobreiro, de onde se retira a cortiça para fazer, por exemplo, rolha para garrafas de vinho. “Algumas marcas, nacionais inclusive, se referem a ele como charcoal, que significa carvão em inglês. Seja qual for o nome, fato é que o carvão ativado é uma forma de carbono puríssimo e com grande porosidade. Daí ele ser capaz de adsorver, ou seja, de atrair e segurar impurezas que estão próximas dele sem o risco de ser tóxico para a pele, o couro cabeludo ou o organismo. Tanto que o ativo é utilizado em hospitais, em forma de solução oral, em casos de intoxicação por drogas, medicamentos, alimentos, bebidas, venenos e outros produtos químicos. Uma vez que o carvão ativado é ingerido e cai no estômago, ele adsorve as toxinas e as arrasta junto quando eliminado. O mesmo acontece ao usar um sabonete, xampu, máscara ou esfoliante formulado com carvão ativado”, compara o farmacêutico e pesquisador Maurizio Pupo, de Campinas (SP).

Segundo o expert, entre os benefícios mais celebrados do carvão ativado estão o fato dele adsorver a bactéria causadora da acne e o excesso de sebo. “Isso evita o aparecimento e até mesmo o agravamento da acne, além de prevenir que a oleosidade excessiva obstrua os poros, fazendo com que eles aumentem de diâmetro. Esse cuidado traz um importante bônus de prevenção ao envelhecimento, já que o óleo atrai e gruda nas sujidades e na poluição, que contém uma série de metais pesados e outras substâncias altamente oxidativas. Elas são capazes de alterar o DNA celular, acelerar o aparecimento de rugas e até de manchas. Por isso é que o carvão ativado aparece principalmente em produtos destinos à higiene e controle de oleosidade, como sabonete, máscara e gel facial, destinados inclusive a peles secas, finas, maduras, sensíveis, sensibilizadas ou com rosácea”, completa Maurizio Pupo.

BOX:

Argila versus carvão, quem leva a melhor?

A resposta para essa pergunta é: você, por oferecer um atendimento mais completo e eficaz! “O carvão pode ser usado em todos os tipos de pele para fazer um excelente efeito detox e uma higienização supereficiente”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo. “A argila também limpa, mas ao mesmo tempo oferece tratamento por ser rica em minerais”, destaca a cosmetóloga e fitoterapeuta Ludmila Bonelli, de Belo Horizonte (MG). “Dependendo da proposta de tratamento que você quer desenhar para o cliente, associar os dois ativos permite intensificar o poder depurativo da argila pela presença do carvão e ampliar o leque de direcionamento do carvão ao combiná-lo com a argila”, arremata a esteticista e cosmetóloga Isabel Piatti. “Seja qual for a escolha, fato é que ativos que são utilizados há séculos, que já se estudou e conhece muito sobre eles e seus efeitos e segurança, inclusive a longuíssimo prazo, dão muito mais segurança para o profissional de estética trabalhar. É assim com o carvão e a argila”, diz Ludmila Bonelli.

BOX 2

Não usa argila por conta da sujeira que ela faz?

“Há uma cultura de que a argila deve ser densa e aplicada numa camada grossa. Não precisa nada disso. Até porque quando ela seca e fica dura, torna-se difícil de ser retirada, mesmo que no chuveiro. A cliente se ressente com isso, já que a fricção para garantir a remoção do produto vai deixar a pele vermelha ou pode quebrar ou arrancar seu cabelo. Por isso defendo que é preciso usar a argila de um jeito mais limpo e organizado, numa versão mais fluida, até porque o resultado não está na quantidade, está na aplicação uniforme. Afinal, só de ficar em contato com a pele e o couro cabeludo a argila já dá resultado”, afirma a cosmetóloga e fitoterapeuta Ludmila Bonelli.

Dessa maneira, até quem não tem chuveiro em seu espaço de beleza pode adotar a argila nos procedimentos. Basta usar toalha de TNT descartável umedecida – cerca de cinco unidades são suficientes para remover a argila do corpo inteiro. Boa pedida para quem sonha oferecer argila associada a outras técnicas para potencializar resultados, como com a radiofrequência, para combater a flacidez no pós-parto; com a aromaterapia para uma terapia relaxante; e com ácido hialurônico, para remodelagem corporal.

FRASES

“Gosto demais do fato da argila branca oferecer silício, uma substância que o corpo para de produzir já aos 25 anos, é difícil de obter a partir da alimentação e é fundamental para que o colágeno tenha uma boa estrutura e consiga reter água.”

Ludmila Bonelli, cosmetóloga e fitoterapeuta

“Usar carvão ativado associado à argila é ficar com a faca e o queijo na mão, já que você tem efeito depurativo e nutricional até mesmo em peles mega oleosas e cheias de micro-organismos indesejáveis, como a bactéria da acne.”

Isabel Piatti, esteticista e cosmetóloga, membro do conselho científico da Academia Brasileira de Estética Científica (ABEC)

“Não confunda a capacidade de absorver com a de adsorver. De maneira muito resumida, absorver é sugar e infiltrar enquanto adsorver é aderir, fixar, que é exatamente o que o carvão e a argila fazem com as toxinas ao atraí-las para si e não soltar, para garantir que toda essa sujeira seja eliminada junto com a remoção dos produtos da pele ou do couro cabeludo.”

Maurizio Pupo, farmacêutico

PRATELEIRA

Máscara Mineral de Argila Branca Poros, Be Belle. Além de adsorver a oleosidade sem provocar ressecamento da pele, o produto favorece a reestruturação e o clareamento cutâneo, tem ação suavizante e cicatrizante. Vem com a promessa de transformar a pele opaca em uma com aspecto saudável em apenas 8 minutos.  

Argila Enriquecida Lifting Facial, Buona Vita. Indicada para esfoliar, desintoxicar e drenar, também auxilia nos tratamentos estéticos de renovação celular, rejuvenescimento, flacidez e clareamento cutâneo. Por conter clorofila, mantém a pele hidratada e sua aplicação pode ser estendida para regiões do rosto, do pescoço e do colo.

Máscara Corporal de Argila Preta e Carvão Ativado, Flér Dermocosméticos. Com nanotecnologia em ativos antioxidantes e estimulantes da circulação periférica e do metabolismo local, promove melhora na oxigenação da pele e nutrição celular com oligoelementos e sais minerais essenciais, com ação desodorante. Indicada para oclusão e associação à manta térmica em protocolos corporais para revitalização, celulite e adiposidade localizada.

Máscara Facial Purificante Charcoal Mask, Dermage. Com efeito peel off, ajuda na extração de cravos superficiais, remove impurezas, poluentes e promove a desobstrução dos poros. 

Argila Branca, Raavi Dermocosméticos. Comum rigoroso controle microbiológico, é indicada para o couro cabeludo e para todos os tipos de peles, principalmente as delicadas e desidratadas e após procedimentos depilatórios. Isso porque tem ação calmante e promove uma microesfoliação que retira as impurezas e oleosidade excessiva sem ressecar.

Active Detox Sabonete Detox com Carvão Ativado e Ácidos Vetorizados, Adélia Mendonça. Essa potente combinação de ativos tem ação depurativa, clareadora e quelante, além de nutrir e estimular o metabolismo energético das células, ajudando a recuperar a luminosidade e o aspecto saudável da pele. Promete limpar três vezes mais do que os sabonetes comuns.

Control Bio Máscara de Argila, Adcos Profissional. Combina prebióticos, argila branca, biozinco, extratos botânicos e silício orgânico, que oferecem ação descongestionante da pele, melhoram o controle de oleosidade e ajudam na manutenção da estrutura da derme. Pode ser usada em protocolos de limpeza de pele com ou sem acne, revitalização de peles oleosas, redução de poros, afinamento cutâneo e pós-operatório, devido às propriedades detoxificante e drenante.

Mask Therapy Black Mask, Ellementti Dermocosméticos. A fórmula, enriquecida com argila negra, chá verde e charcoal powder, desintoxica a pele ao adsorver toxinas e impurezas e repõe minerais, deixando-a mais saudável e fresca. Também tem ação antioxidante.

Máscara Facial Hidratação e Detox, Vegana. O mixargila roxa, magnésio, óleos essenciais de lavanda, ylang-ylang, laranja doce, gerânio, palma rosa e óleos vegetais de rosa mosqueta e jojoba atuam como agentes hidratantes e renovadores da pele.

Argila Ortoglicerinada com Carvão Ativado, Bothanica Mineral. Oferece mais do que remoção de impurezas.Isso porque juntos, carvão ativado, argila verde, glicerina vegetal, molibdênio, germânio, zinco quelado, extrato de alcachofra, dente de leão, uva, equinácea, urtiga e cavalinha, têm propriedades antioxidantes e removem o excesso de oleosidade, favorecendo o processo de detoxificação, remineralização e nutrição da pele, devolvendo seu viço, firmeza e brilho.

Espuma de Limpeza, RK by KISS. À base de carvão ativado, promete absorver a oleosidade e eliminar células mortas, resíduos de maquiagem e outras impurezas, garantindo reequilíbrio da pele, brilho e maciez.

Máscara de Argila Branca Bio Active, Mezzo Dermocosméticos. Formulada a partir de um bioativo orgânico mineral composto por cinco minerais essenciais para a saúde da célula do tecido conectivo e enriquecida por uma mistura de glicólis, glicerina e lactato de amônio, tem a capacidade de retenção de umidade na pele, colaborando com a restauração da aparência natural e do turgor das peles estressadas, cansadas e agredidas pelo sol.

Máscara Facial Purify Effect Detox Mask, Klasmé. Possui 40% de carvão vegetal ativado na fórmula para garantir que a máscara purifique e refresque a pele, reduza os poros e controle o excesso de oleosidade. Outro destaque é que o produto foi desenvolvido com a tecnologia lipomask, que transporta os ativos encapsulados por lipossomas que penetram com mais facilidade e agem por mais tempo na pele.

Máscara de Argila Wild, Simple Organic. Trata-se de uma argila roxa, que tem efeito revitalizante e, por isso, é recomendada para peles desidratadas e cansadas por fornecer minerais necessários para devolver seu viço e brilho natural.Micelar Cleanser Jeunesse Spa Botanicals. A água micelar é enriquecida com argila vermelha, flor de calêndula e uma mistura de extratos e minerais exóticos. Garante ter ação 5 em 1, já que limpa, remove a maquiagem, tonifica, purifica e hidrata a pele.

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.