Camila Katsuragi: a bela e a fera

Não se iluda. Apesar deste título acima, a vida desta profissional não tem nada a ver com os contos de fada como conhecemos. Nada veio fácil, nada caiu do céu, nada deu certo logo de cara. Foi uma longa e acidentada estrada, trilhada por Camila antes de ela se transformar no mito que é hoje e de ver sua técnica viralizar entre seguidoras, clientes e fãs. Mas, justamente em meio a tantas desventuras e adversidades, ela moldou um caráter admirável, uma nobreza de espírito e uma força de trabalho capazes de tudo. Por isso mesmo, sua inspiradora história merece a nossa atenção em todas as páginas a seguir

Deise Garcia (@deisegarcia)

Como a Estética entrou na sua vida? 

Eu me formei em fisioterapia em 2002. Nessa época pensava em lidar com reabilitação esportiva. Porém, eu sempre quis trabalhar com cosméticos. Na época da faculdade, ganhava dinheiro fazendo chapinha para alisar o cabelo das minhas amigas. Tinha até uma brincadeira: elas me chamavam de “Camys Hair”. Quando me formei, fui para a área hospitalar e em 2 meses pedi exoneração do meu cargo de fisoterapeuta respiratória. Foi aí que conheci a rede Onodera e foi amor à primeira vista. Comecei a trabalhar como fisioterapeuta e, em uma semana, já estava frustrada por ser uma “aplicadora” de aparelhos. Foi aí que tive um insight: ou eu mudava a cara da clínica e mostrava meu valor ou pediria demissão de um lugar que amava.

Assim como em muitos segmentos de beleza, há muita concorrência. Quais são seus diferenciais? 

Quando era mais nova, eu me incomodava muito com os meus concorrentes. Me preocupava mais com eles que comigo própria. Queria sempre ser melhor e ter os melhores aparelhos, produtos, etc. Com isso, adquiri uma dívida tremenda e passei por maus bocados. Com a maturidade e experiência, percebi que estava perdendo meu tempo, pois eu tenho que ser a melhor para a (o) cliente, eu tenho que ser aceita pela (o) cliente! Foi quando tudo mudou, pois mudei minha postura e passei a olhar para mim e não para os outros. E, por incrível que pareça, esse é o meu diferencial. Eu foco no meu.

Como a formação de fisioterapeuta a ajuda na hora de pensar no belo? 

A fisioterapia me trouxe dois valores inestimáveis: olhar para o paciente como um todo e saber que nada vem de um dia para o outro. Como fisioterapeuta consigo linkar fisiologia, bioquímica e beleza num atendimento, consigo entender como é a ação de cada aparelho no organismo da pessoa e ainda consigo ter segurança para saber o tempo que preciso mudar as condutas estéticas. Então isso é muito gratificante, unir a paciência e conhecimento teórico na prática 

A sua técnica faz muito sucesso e, quando mal se falava em procedimentos combinados, você já reinava absoluta no quesito. Conte um pouco como foi criar algo com seu toque e experiência.

Como contei, eu ficava muito frustrada em ser aplicadora de aparelhos e isso me motivou a achar uma solução que trouxesse mais resultados para a (o) cliente e mais satisfação para mim. Com isso, comecei a trabalhar com aparelhos combinados, adorava associar a ação dos aparelhos no corpo com a fisiologia. Os resultados começaram a chamar a atenção e fui ficando conhecida no bairro, na cidade. Mais o Mega Contour nasceu na necessidade de “dar a volta por cima”. Estava falida, devendo horrores e precisava mudar aquele cenário da minha vida. Então, durante 1 ano foquei em montar um tratamento que desse resultados rápidos, com segurança e totalmente pautado na fisiologia, pois atendo muitos profissionais médicos e sou testada constantemente por eles. Como estava devendo muito na época, coloquei na cabeça que o Mega seria a minha redenção. Até porque meu marido havia vendido todos os meus aparelhos caros e tinha “apenas” um ultrassom e um aparelho de corrente. Depois de um ano, cheguei ao Conceito Mega Contour e realmente ele me fez prosperar, pois em 6 meses consegui pagar todas as dívidas, com empréstimos de bancos, somente com o que o mega gerou. E os resultados foram mais frutíferos que poderia imaginar.

Se tivesse que escolher, o que a encanta mais na hora de tratar, corpo ou rosto? Por quê?

Corpo, com certeza! Eu tenho verdadeiro fascínio por tratar gordura localizada e celulite. Minha maior dedicação nos últimos anos é entender a fisiologia da gordura e o organismo feminino e isso me faz procurar respostas em bioquímica, fisiologia humana, imunologia e medicina ortomolecular. Eu preciso saber o porquê das coisas, senão não sossego. E ver meu cliente mudando a forma do contorno corporal me faz ir além, sabe? Me faz querer cada vez mais aprimorar para lapidar ainda mais os contornos corporais. Ver uma cliente mudar o manequim da calça ou usar um biquíni me motiva demais.

Quais os pilares/valores de sua clínica?

Os principais valores da minha clínica são a transparência e a honestidade ao lidar com a (o) cliente. Eu sou muito verdadeira. Não ofereço milagres e nem digo que a estética vai resolver a vida de ninguém. Sou muito direta quando prometo resultados: meu tratamento tem 100% de eficácia, mas e a (o) cliente? Quantos por cento ela (e) está disposta (o) a contribuir para o resultado ideal?

Como você se sente sendo uma empreendedora na área de beleza? Foi uma trajetória tranquila ou enfrentou muitos obstáculos?

Foi com muita luta, com muitos obstáculos. Eu sempre gostei de beleza e sempre tive o sonho de ser dona do meu próprio negócio. Mas foram muitas provações … eu e meu marido sempre abdicamos de viagens, casa própria, carro novo… tudo para investirmos em minha clínica. Quando comecei a fazer sucesso, em vez de ser “pé no chão”, deslumbrei e gastei mais que podia e isso me deu um choque muito grande. Mas também foi uma experiência maravilhosa, pois aprendi a ser quem sou hoje. Aprendi a dar valor a cada hora trabalhada, a dar o meu melhor e receber por isso. E mais importante de tudo: descobri minha missão nessa vida, que é mudar a vida das pessoas para melhor.

Qual o papel da sua equipe no dia a dia?

Minha equipe é meu ponto de apoio. Como preciso conciliar clínica e aulas, tenho que ter profissionais altamente competentes e que carregam o mesmo valor que eu: que é mudar a vida daquele cliente. Hoje conto com três colaboradoras na clínica e uma colaboradora na parte de meus cursos. Dou autonomia para as tomadas de decisões porque elas conquistaram minha confiança e também porque é preciso saber delegar tarefas para expandir o negócio. O mais difícil para elas eu acho que é me acompanhar, pois sou ligada em 220 volts (risos).

E da sua família?

Minha família é o motivo para eu ir além. Meu esposo é a pessoa mais importante de minha vida; foi aquele que mesmo quando estava errada, estava do meu lado. Sempre foi o principal mentor para as minhas tomadas de decisões. Não tomo uma decisão se não passar pelo aval dele. É meu melhor amigo, meu sócio e meu conselheiro. Minhas filhas já são o motivo de minha luta diária, quero dar o melhor para elas em questão de valores e missão de vida. Ensino elas a serem as melhores dentro do que fazem e não para os outros. Ensino que fazer melhor é quando somos alguém melhor e posso te dizer que elas estão aprendendo direitinho…

Você já está na fase de retomada. O que a pandemia e as quarentenas ensinaram?

Reabri minha clínica há uma semana (quando esta reportagem foi fechada). Foram 5 meses fechada. Claro que minha reserva financeira foi embora e tive que fazer demissões e reduzir meu espaço. Mas se passei por isso, agora nada mais nos derruba…aprendi que posso ter um negócio menor e mais sustentável e que quem eu conquistei como cliente jamais irá me abandonar, pois todas já retomaram as sessões.

RAIO X DA CAMILA

  • Inverno ou verão? Verão
  • Praia ou campo? Campo
  • Viagem inesquecível: Cancun, comemorando 10 anos de casada
  • Loja favorita: a que posso entrar e pagar à vista
  • Ritual diário de beleza: academia todos os dias e limpeza, hidratação e vitamina C na pele. Tomo muitos suplementos também 
  • Perfume: Angel, de Thierry Mugler
  • Marcas de cosméticos favoritas: amo a Eccos Cosméticos e meus manipulados que eu mesma prescrevo
  • Hobbie: um bom livro e séries 
  • Sonho ainda não realizado: ver minhas alunas prosperando na carreira 
  • Lembrança inesquecível: na vida pessoal foram os nascimentos de minhas filhas; na profissional foi quando palestrei pela primeira vez em um Congresso do setor

FRASES

“A fisioterapia me trouxe dois valores inestimáveis: olhar para o paciente como um todo e saber que nada vem de um dia para o outro. Como fisioterapeuta consigo linkar fisiologia, bioquímica e beleza num atendimento”

“Comecei a trabalhar com aparelhos combinados, adorava associar a ação dos aparelhos no corpo com a fisiologia. Os resultados começaram a chamar a atenção e fui ficando conhecida no bairro, na cidade”

Quem é a nossa entrevistada?

“Eu sou a Camila Katsuragi, fisioterapeuta dermato funcional, pós graduada em fisiologia do exercício e pós graduanda em medicina ortomolecular, apaixonada por fisiologia e bioquìmica, mãe da Manu e da Lolota. Mentora do Mega Contour, Celulite Zero, carrego dois vícios: estudar e tomar milkshake de Nutella (risos). Amo atender minha clientela e acompanhar de perto cada evolução. Amo mais ainda o “meu bando”, maravilhoso, que são minhas alunas!!!”

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.