Afinal de contas, o que é Skinbooster

O fiel significado da palavra Skinbooster é: Skin = Pele; Booster = Impulsionamento/reforço, sendo exatamente esse o objetivo do procedimento.

A técnica foi criada pelos fabricantes de preenchedores que sentiram a necessidade de preparar a pele para que o gel preenchedor não fosse degradado rapidamente pelo organismo. Inicialmente, o produto era composto somente por ácido hialurônico não reticulado, entretanto, atualmente, temos uma gama bastante variada de opções no mercado para a realização desse procedimento que se subdividem em Skinbooster intracelular e extracelular, vamos entender um pouco mais!

Skinbooster Extracelular: o alvo é a matriz extracelular.
É uma técnica que promove intensa e rápida hidratação à pele, sendo capaz de suavizar linhas e rugas finas de expressão, ou seja, rejuvenescer. Melhora a elasticidade e estrutura dérmica da pele, trazendo novamente um aspecto mais jovem, fresco e natural.
Trata-se de um método por meio da aplicação injetável de ácido hialurônico diretamente na derme, em pápulas na quais utilizamos o ácido hialurônico que assemelha-se ao utilizado para o preenchimento facial, porém sem reticulação e com menor viscosidade, que tem a finalidade de estruturar e devolver a hidratação, pois é uma substância que atrai e mantém as moléculas de água na região onde foi aplicado.
O procedimento também pode ser utilizado com efeito preventivo, ou seja, pode ser aplicado em pessoas mais jovens.

Skinbooster Intracelular: o alvo é a célula

Além promover hidratação, também promove nutrição celular. O produto utilizado para este procedimento contém, além de ácido hialurônico não reticulado, vitaminas, minerais, fatores de crescimento e aminoácidos que vão alimentar a célula para maior produção de substâncias como colágeno, elastina, gags e o próprio ácido hialurônico endógeno. A indicação é para reversão de senescência celular em peles maduras, hidratação profunda e prevenção nas peles mais jovens.

Sabemos que com o envelhecimento intrínseco e extrínseco, ou seja, por fatores biológicos e ambientais, o organismo diminui drasticamente a produção de ácido hialurônico endógeno, que tem a função de reter água. Em função disso, a pele fica sem água e apresenta um aspecto sem vida, mostrando linhas e rugas.

O procedimento de Skinbooster pode ser feito com as técnicas de agulha, cânula e  Pressurizada, todas atuam na reestruturação dérmica, onde se localizam os fibroblastos, as fibras elásticas e colágenas da pele, melhorando sua qualidade através da hidratação e nutrição profunda, promovendo maior elasticidade e firmeza da pele, melhorando assim, nitidamente a aparência.

Formas de aplicação

  • As aplicações de Skinbooster podem ser feitas em diferentes áreas, como pescoço, colo, dorso das mãos, face, lábios e braços.
  • O Skinbooster pode ser realizado isoladamente e também como preparo da pele para a aplicação de preenchedores.
  • O procedimento de Skinbooster pode ser tanto intracelular quanto extracelular.
  • Quando falamos de Skinbooster extracelular, usamos ativos que vão nutrir a matriz extracelular, o ácido hialurônico não reticulado é o mais utilizado.
  • Já o skinbooster intracelular terá ativos que nutrem as células. É possível também ser a utilização de mesclas que contenham os dois tipos de ativos.
  • A camada correta de entrega da mescla é a dérmica.
  • Com agulhas utilize a 30G e seringas de 1 ml.
  • Com cânulas utilize 22G ou 25G.
  • Na pressurizada eleja a pressão de calibração a 45° ou a 1ª pressão de dispositivo com três pressões.
  • A quantidade indicada para a face vai variar de acordo com o produto e a necessidade do paciente
  • Intervalos recomendado entre as sessões de aproximadamente 30 dias.

Efeitos X duração

A ação do tratamento é perceptível, em geral, após uma semana da realização. O tempo de duração média dos resultados obtidos com a aplicação varia de acordo com a rotina alimentar e física do paciente, normalmente recomendamos um ciclo de 3 sessões a cada 6 meses a 1 ano.

Contraindicações

  • Gestantes,
  • Lactentes,
  • Pessoas alérgicas aos componentes da fórmula,
  • Indivíduos com doença autoimune ativa, como lúpus eritematoso sistémico.

Cuidados após a realização                                                                                                

Deve-se evitar massagear o local durante 24 horas, mergulhos em piscina e mar e uso de sauna.

Evitar exposição ao sol ou fonte de calor enquanto tiver qualquer marquinha na face.

O uso de protetor solar dermatológico é imprescindível e deve ser reaplicado a cada 3 horas.

Dra. Adriana Martinuzzo (@draadrianamartinuzzo) é especialista em Estética Avançada, com mais de 20 anos de experiência clínica e acadêmica no Brasil, Peru, na Itália, Espanha, França e nos Estados Unidos. Já formou milhares de profissionais. É biomédica esteta, esteticista, cosmiatra e cosmetóloga.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *