A volta à naturalidade

Uma das macrotendências de beleza e comportamento projetadas para 2021 e os anos subsequentes, destacada pela agência de pesquisas WGSN, fala da busca pelo naturalismo – cabelo, maquiagem, vestuário e, sim, tratamentos estéticos. Com esta guinada por resultados cada vez mais sutis e próximos do original, o que muda nas técnicas de micropigmentação para sobrancelhas e lábios?

Karina Hollo (@karinahollo)

Parece que realmente está chegando ao seu fim a era das sobrancelhas e bocas marcadas e, cá entre nós, de aspecto bem artificial. Ninguém quer resultado extremamente demarcado, tatuado, grosso, fino ou quadrado. Em ambos os casos, a tendência é a individualização. Para as sobrancelhas, o momento pede um certo desalinhamento, tamanho diferente dos fios, pelos (finos e leves) com movimento, nada estáticos. As sobrancelhas estão mais grossas, mais retas e menos angulosas, para deixar a expressão do rosto mais suave. E a boa notícia é que, na história da micropigmentação, nunca houve técnicas que simulassem a naturalidade dos arcos como temos hoje. “A evolução dos materiais – lâminas, pigmentos e agulhas – nos gerou infinitas possibilidades de traços e cores, trazendo assim a evidência da naturalidade”, conta a micropigmentadora Deise Damas (@deisedamasmicropigmentacao), do Rio de Janeiro. A ideia é simular que são cheias de pelos (criados por fios desenhados na pele). “A tendência de sobrancelhas é manter a arquitetura, o desenho e corrigir aquelas ‘falhinhas’ que as clientes não gostam, fazendo a sobrancelha ficar um pouquinho mais cheia, mas sem mudar a estrutura, permanecendo uma forma bem natural e orgânica”, diz Lu Rodrigues, CEO da Lu Make Up (@lumakeupbr), expert e pioneira no Brasil em micropigmentação, com reconhecimento internacional, com mais de 20 anos de experiência. Na boca, o que está em alta é ter aquela cor de revitalização, de saúde. “Claro que segredinho, que é fazer uma hidratação, imagina seu lábio com cor e com aquela aparência hidratada, é maravilhoso”, entrega Lu. Em tempo: o natural não é perfeito. Então, não se usam medidas padronizadas. “Durante muitos anos e até hoje existem profissionais que preferem trabalhar com medidas preestabelecidas. Pode até ficar legal, mas para que se tenha um resultado natural, é importante abandonar o ‘padrão’ e respeitar a característica de cada rosto”, ensina Raphaella Bahia (@raphaellabahia). “Outro fator relevante é fazer fios mais orgânicos e leves, evitando os muito retos. Preservar os pelos naturais independentemente da micropigmentação também ajuda muito a obter este resultado.”

TÉCNICAS DE EFEITO NATURAL EM ALTA

Conheça agora algumas das técnicas de maior sucesso atualmente no quesito efeito delicado e naturalíssimo, como pede a moda (e pedirão suas (seus) clientes.

Fluffy brows

“A Fluffy Brows é uma técnica desenvolvida para as pessoas que desejam ter realmente uma sobrancelha mais selvagem, orgânica, com aqueles fios desconectados”, analisa Lu. Na clínica de Raphaella, ela ganha o nome de Vogue Style. “Ela é para uma cliente mais fashion e ousada que curte usar os fios penteados para cima, o nome é inspirado nas modelos da capa da revista Vogue. Tem um aspecto bem natural, meio wild, com os fios penteados para cima.” 

Nanoblading ou Flow Brows

A Flow Brows Nanoblading é a técnica que vem conquistando muitas celebridades e adeptos de uma beleza mais natural, tanto homens quanto mulheres de todas as idades. Ela prioriza o efeito sutil, assim como a microblading. “Em ambas, os fios são criados com uma lâmina ou agulha extra fina. A durabilidade desta técnica é em torno de seis meses”, avisa Deise. A realidade é que as pessoas parecem ter cansado das sobrancelhas quadradas, muito marcadas e artificiais com cara de tatuagem, que com o passar do tempo ficam azuis e opacas. “Tanto que nos últimos meses temos feito muitas retiradas com laser, já que a proposta é a de deixar o resultado o mais imperceptível possível com o procedimento que é feito artisticamente e manualmente fio a fio, com uma lâmina nano, respeitando a cor, a textura, o desenho natural das sobrancelhas e o perfil do rosto”, explica a empresária Natalia Martins, da Natalia Beauty Academy (@nataliabeautyacademy). Antes de iniciar a técnica, é feita uma análise minuciosa do formato e da estrutura óssea facial, da cor natural das penugens e da espessura dos fios. “Toda essa anamnese contribui para que o resultado seja extremamente natural, proporcionando leveza e movimento às sobrancelhas”, ensina. O método, semipermanente com duração média de 6 meses a um ano, consiste na implantação de um pigmento orgânico na primeira camada da pele com o auxílio do Tebori, uma ‘caneta’ com lâminas nano ultrafinas, criando fios finíssimos e delicados proporcionando uma sobrancelha extremamente realista. “Vale ressaltar que a FlowBrows não é uma ‘maquiagem definitiva’, mesmo utilizando agulha, pigmento e marcação cutânea. Por isso existe a necessidade de retoque periodicamente para manter a naturalidade e o movimento dos fios, de acordo com o desgaste da pele”, fala Martins.

Bulky Brows

As sobrancelhas do momento, volumosas, em apenas uma sessão, mesmo para quem não tem muitos fios naturais. Essa é a promessa da técnica Bulky Brows, que desenha os fios no mesmo sentido do crescimento dos pelos, um resultado bem desconectado na borda superior, trazendo assim a ideia de sobrancelhas naturalmente “arrepiadas”. Desenvolvida pela Formas&Fios Academy, o protocolo aumenta em pelo menos duas vezes o tamanho das sobrancelhas, sem perder a naturalidade. Primeiro é realizado um procedimento chamado Up Brows, no qual é realizado um alinhamento e redirecionamento dos fios naturais, criando um novo formato para os arcos. Após esse procedimento, é feita a micropigmentação, com uma micro-lâmina: são feitos cortes superficiais, bem finos, com a introdução de um pigmento, imitando os fios reais e criando volume para as sobrancelhas. O resultado dura de 3 a 6 meses.

Laminação russa

A Laminação Russa ou Brow Lamination, é a modelagem dos fios da sobrancelha com o uso de química de aplicação tópica e localizada. “É importante lembrar que a hidratação dos fios após o procedimento é essencial para não danificá-los. Essa técnica fica muito bonita em alguns casos, não são todos que tem essa necessidade de fazer a modelação de todos os fios com esse produto químico, mas é um trabalho que fica muito bonito”, observa Lu. É um tipo de alisamento nos pelos das sobrancelhas que os deixa penteados na mesma direção. “A indicação para este procedimento é quando os pelos nascem em direções diferentes”, fala Deise.

Efeito lip tint nos lábios

De fato, a micropigmentação labial mudou bastante nos últimos tempos. Hoje, as mulheres têm buscado resultados como de “boca saudável”, um rosado suave, sem marcações ou delineados em torno dos lábios como era usado anteriormente. “Deixamos os limites mais suaves e colorimos mais a parte interna, criando um efeito natural. Temos uma técnica chamada Young Lips 3D, que resgata o aspecto de lábios jovens. Com o passar do tempo perdemos volume e os lábios ficam mais pálidos”, conta Raphaella. Hidratação é mesmo um must have. Se antes, a micro labial era muito utilizada para definição. Agora, ela tem sido procurada para quem quer ter lábios com um efeito de coloração, com aquele aspecto de saúde. “Todo mundo quer o efeito lip tint: volumoso, corado e hidratado. Aliás, outra tendência é o microagulhamento com ácido hialurônico, que revitaliza não somente a cor, mas também a estrutura da mucosa, deixando-a mais homogênea”, finaliza Nanda Gamma (@nanda.gamma), referência em micropigmentação ministrando cursos no Brasil e exterior.

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.