A Tricologia ganha cada vez mais destaque

O crescimento e a popularização da Tricologia no Brasil tem feito com que a área ganhe o devido reconhecimento graças ao ritmo acelerado da conscientização sobre a importância da saúde capilar. As pessoas estão cada vez mais cientes dos impactos que os problemas capilares podem ter na autoestima e no bem-estar. Isso tem levado a uma busca por soluções especializadas e profissionais qualificados, como os tricologistas, para tratar e prevenir problemas, haja vista que a Tricologia é a ciência que estuda os cabelos e o couro cabeludo, incluindo sua estrutura, função, crescimento, distúrbios e tratamentos.

Problemas capilares, como queda de cabelo ou couro cabeludo irritado, podem afetar negativamente a autoestima, a confiança e a qualidade de vida de uma pessoa. Assim, o desejo de se sentir melhor consigo mesmo é um fator motivador para a procura por serviços específicos para sanar as adversidades.

O termo Tricologia tem origem grega: tricô, de thrikos, que significa cabelo ou pelo; e logia, que identifica estudo ou campo de conhecimento. Assim, tricologistas são profissionais especializados que analisam problemas capilares e do couro cabeludo, oferecendo análise e orientações para o tratamento de condições como queda de cabelo, alopecia, caspa, oleosidade excessiva, quebra de fio, coceira e outras condições relacionadas, ajudando as pessoas a manterem a saúde e a estética capilar. Os tricologistas compreendem todo o ciclo de vida do crescimento do fio, levando em consideração questões químicas e biológicas, que podem afetar o processo natural. Genética, uso de produtos, estilo de vida e doenças recentes, por exemplo, podem desempenhar papel importante na saúde geral do cabelo.

Os tricologistas têm ao seu dispor uma variedade de procedimentos para beneficiar a saúde e a estética capilar. Neste rol de opções, estão incluídos:

Análise Capilar: avaliações minuciosas do couro cabeludo e dos cabelos são realizadas para identificar problemas e condições específicas, como alopecia, caspa, oleosidade excessiva, entre outros.

Tratamentos para Queda de Cabelo: os tricologistas podem sugerir tratamentos para combater a queda de cabelo, como terapias a laser, loções de uso tópico, suplementos vitamínicos e mudanças na dieta.

Tratamentos para Couro Cabeludo: caso haja problemas como coceira, descamação ou inflamação no couro cabeludo, o tricologista pode recomendar tratamentos específicos para aliviar esses sintomas.

Terapia a Laser: o uso de lasers de baixa intensidade pode estimular o crescimento capilar, melhorando a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Tratamentos Nutricionais: tricologistas podem sugerir mudanças na dieta e adoção de suplementos nutricionais que promovam o crescimento saudável do cabelo.

Aconselhamento e Educação: além de tratamentos físicos, os tricologistas também fornecem aconselhamento sobre cuidados adequados com os cabelos, produtos recomendados e práticas de estilo de vida.

Tratamentos de Hidratação e Reconstrução: para cabelos danificados, os tricologistas podem indicar tratamentos de hidratação profunda e reconstrução capilar.

A abordagem multidisciplinar eficaz, a comunicação e o trabalho em equipe são fundamentais para oferecer aos clientes/ pacientes o cuidado abrangente dos problemas capilares, como tratamento regenerativo, teste genético capilar, suplementação capilar, e microinfusões de medicamentos a fim de melhorar a saúde e, consequentemente, beneficiar a aparência geral dos fios.

 

Sandra Perondi @sandraperondi é tricologista e cosmetóloga, diretora técnica da rede Mais Cabello @maiscabello e sócia da Clinica Mais Cabello Saúde Capilar Integrada @maiscabello.saudecapilar (unidade SP). Possui mestrado em Administração de Serviços de Saúde, e graduação e pós-graduação em Tricologia e Terapia Capilar Avançada pela universidade Anhembi Morumbi, cursando pós-graduação em Cosmetologia Aplicada.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *