O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e é responsável pela integridade estrutural da pele, do cabelo, das unhas e dos tecidos conjuntivos. Também pode ser encontrado em outros locais, como ossos e dentes, por exemplo.
À medida que envelhecemos, a produção de colágeno diminui naturalmente, levando à perda de firmeza na pele e ao surgimento de rugas. As pálpebras também ficam flácidas, o cabelo começa a ficar fino e cair e as unhas tornam-se quebradiças.
Por isso, é importante repor essa proteína para manter a pele com boa elasticidade e firmeza, o que contribui para a regeneração cutânea. Felizmente, existem vários dermocosméticos no mercado que contêm colágenos biomiméticos, que podem ajudar a manter a juventude da pele e promover o rejuvenescimento.
O que é a tecnologia biomimética?
Em termos simples, a tecnologia biomiméticaé o uso do conhecimento natural para criar ingredientes que possam imitar os processos naturais. O termo “biomimética” vem das palavras gregas bios, que quer dizer vida, e mimesis, que significa imitar.
Um grande exemplo de biomimética é a invenção do velcro, por Georges de Mestral, que foi inspirado em como carrapichos se agarravam ao pelo de seu cachorro. Um segundo exemplo é a criação de novos materiais que imitam a força e a tenacidade da seda de aranha.
Este conceito é frequentemente utilizado na indústria cosmética, onde a biomimética visa sintetizar as características fisiológicas da pele, utilizando ingredientes com propriedades análogas às dos seus componentes essenciais. Isso permite a elaboração de um produto mais direcionado e eficaz.
Um caso de ingrediente biomimético aplicado ao setor de beleza é o colágeno, uma proteína que pode ser encontrada em abundância na pele humana e desempenha um papel importante na manutenção da integridade estrutural da pele. Sua perda leva às rugas e a outros sinais de envelhecimento. Basicamente, os produtos biomiméticos de colágeno tentam replicar as propriedades do colágeno natural.
O que são colágenos biomiméticos?
Existem muitos tipos diferentes de colágeno no corpo humano, mas todos eles têm um objetivo principal: fornecer suporte estrutural. Os colágenos biomiméticos são proteínas que foram sintetizadas artificialmente para imitar a estrutura e a função nativas dos colágenos naturais. Eles demonstraram ter vários efeitos benéficos na aparência e condição da pele porque podem penetrá-la com mais eficácia para liberar suas propriedades.
De que formas eles atuam na pele?
A pele é a base da aparência e a primeira linha de defesa do corpo contra patógenos externos. Mas como podemos ajudá-la a manter um aspecto jovem e saudável? Adicionando colágeno biomimético à rotina de skincare!
Um dos principais benefícios do uso de colágenos biomiméticos em cosméticos é que eles podem ajudar areduzir rugas e outros sinais da idade, juntamente com uma variedade de outros problemas de pele relacionados ao envelhecimento.
Eles ajudam arestaurar a integridade estrutural das células cutâneas, o que pode fazer com que a pele pareça mais jovem e elástica e também pode ajudá-la a se proteger contra danos adicionais.
Devido a essas características, sua reposição por meio de produtos cosméticos é muito útil e pode ser especialmente favorável para pessoas com problemas cutâneos. Usando uma fórmula biomimética em sua linha de cosméticos, os fabricantes podem criar produtos com maior probabilidade de serem tolerados pela pele e menos propensos a causar irritação.