A NOVA FÓRMULA DA EDUCAÇÃO

Formação, atualização, especialização… Independentemente do tipo de curso pretendido, a modalidade EAD ou online ganha cada vez mais destaque e tem se tornado a preferida de muitos alunos de graduação e profissionais já formados. Negócio Estética conversou com especialistas para descobrir como tirar melhor proveito deste tipo de aprendizado e elegeu APENAS ALGUMAS (são muitas que valem a pena!) boas opções para se investir na área da Estética. Boa aula!

Carmen Cagnoni (@carmencagnoni)

É fato que a possibilidade de estudar no melhor horário para cada pessoa, no conforto de casa ou em uma folga de agenda no trabalho, além do custo mais acessível, faz com que o ensino a distância, online, se transforme na melhor opção. Porém, o tema ainda gera discussões sobre aprendizado, assimilação, falta de troca de experiências, mão na massa. Muitas pessoas ainda estão em conflito para assimilar se o online substituirá o presencial, ou se somente o presencial de fato é válido e voltará a reinar absoluto. “Nós sabemos que essa relação é delicada. Muito se discute, muito se fala, mas a verdade é que nenhuma das modalidades, seja presencial, digital ou híbrido preenche todas as necessidades para todas as pessoas. Isso vai do referencial de cada um, há quem precise do presencial, até por conta do network – então ele nunca será substituído 100%, pois há falta de olho no olho, calor humano, troca. Por outro lado, o online dá acessibilidade para pessoas que moram distantes dos grandes centros, permite flexibilização de tempo para assistir ao curso, então, ‘cabe’ na vida de muita gente. Por isso, acredito que o sistema híbrido supra as duas necessidades. Isso porque consegue-se reduzir a carga horária de um curso presencial com uma parte sendo dada online, mas permitindo a parte boa do presencial, como prática em sala de aula”, constata a Dra. Estela Sant’Ana, especialista em ajudar profissionais da área de Saúde Estética a obterem melhores resultados por meio de mentorias e cursos.

Para a especialista, estamos em fase de adaptação, e é fundamental avaliar quem está transmitindo conhecimento e de que forma. “É preciso didática, construção de raciocínio, outro patamar de cursos. Isso porque como o digital facilitou muito a elaboração de cursos, pela redução de custos de construção, muitas pessoas se julgam aptas fazê-lo. Porém, quem está comprando, adquirindo, encontra uma oferta imensa de opções e nem sempre tem condição de separar o joio do trigo. Apesar disso, é importante salientar para quem ainda defende que somente o curso presencial é capaz de formar bons profissionais, que o aluno pode estar de corpo presente em sala de aula, mas não assimilar conteúdo. Quem quer aprender, aprende onde quer que esteja”, argumenta.

De acordo com ela, nosso cérebro funciona por repetição, e essa é uma vantagem do curso online, pois o aluno pode assistir várias vezes à mesma aula até assimilar todo o conteúdo. “É claro que para dar certo, o aluno precisa cumprir o papel dele, fazer o básico: estudar. Estudos mostram que em uma aula presencial o aluno assimila cerca de 30% a 40% do conteúdo, dependendo da base dele. No online, isso pode chegar a 90%, 100% desde que ele repita o processo e aprofunde o estudo. Isso compete a ele, pois não é mais o professor o condutor, e sim o próprio aluno.”

Quando o desejo é por graduação

A lei que regulamentou a profissão de esteticista foi sancionada em abril de 2018, que compreende o esteticista e cosmetólogo, e o técnico em Estética. De acordo com a regulamentação, será considerado técnico em estética o profissional habilitado em curso técnico com concentração em Estética, oferecido por instituição regular de ensino no Brasil ou por escola estrangeira, com revalidação de certificado ou diploma no país. Quanto à profissão de esteticista e cosmetólogo, será considerado profissional da área os graduados em curso de nível superior com concentração em Estética e cosmética, ou equivalente, oferecido por instituição regular de ensino no Brasil, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, ou instituição estrangeira com diploma revalidado no Brasil. Assim, hoje, para atuar na área é crucial se graduar. E muitos estão optando pelo EAD – Ensino a Distância – para se profissionalizar. “Hoje, temos cerca de cinco mil alunos no Grupo Cruzeiro do Sul no EAD. Na modalidade híbrida, ou semipresencial como chamamos, temos um grupo menor, em torno de 800 alunos. Há os que querem mudar de área ou de profissão, outros que desejam crescer na área da beleza (por exemplo, uma depiladora, uma manicure que anseiam cursar Estética, mas não dispõem de tempo para estudar presencialmente), e nós temos também alunos que por vezes já são formados em outras áreas da Saúde, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, que querem entender e atuar na área Estética de maneira regulamentada”, conta a Profa. Ma. Pamela Arantes, coordenadora do CST em Estética e Cosmética EAD do Grupo Cruzeiro do Sul.

O que levou o EAD a ganhar importância (e reconhecimento) no decorrer do tempo, haja vista que até pouco tempo atrás ainda havia certo preconceito com este tipo de formação, na opinião de Lívia das Graças Amaral Avelar, coordenadora dos cursos digitais da área da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi, se deve “sem sombras de dúvidas, à evolução tecnológica, que foi fundamental para esse movimento. Ademais, as plataformas digitais promovem a simulação fiel aos ambientes presenciais, não sendo mais possível dizer que existe distância no aprendizado. O produto dessa inovação tecnológica em larga escala torna o ensino digital totalmente adaptado para acolher os alunos em ambiente virtual, oferecendo todos os recursos necessários ao processo de ensino-aprendizagem. O mundo atual tem exigido cada vez mais flexibilidade das pessoas, um exemplo disso está em diversas vagas de emprego que oferecem a flexibilidade de horário como atrativo para o candidato e para fomentar a qualidade de vida entre seus colaboradores”.

E, para quem se interessa pela modalidade EAD, vale destacar “a principal diferença entre curso presencial, semipresencial e a distância não está na grade curricular, mas basicamente na forma com que o estudante irá realizar a sua rotina acadêmica. O curso a distância oferece uma flexibilidade de horários maior e um valor mais acessível em comparação com a modalidade presencial”, explica Lívia Avelar.

E muitos ainda se perguntam se existe diferença entre as modalidades nas formações acadêmicas.  “O aluno que opta pela modalidade de ensino a distância recebe, ao final do curso, o título de tecnólogo em Estética e Cosmética. Não há limitações acerca da sua atuação profissional e o futuro profissional poderá permear naturalmente as principais áreas de atuação, a saber: Estética Facial, Estética Corporal, Estética Capilar, Estética Íntima, Terapias Alternativas, Estética aplicada ao pré e pós-operatório e Cosmetologia Estética”, detalha Lívia Avelar.

QUADRO

ATENÇÃO, ARTE, MANTER A SEQUÊNCIA

3 questões a avaliar

  1. Com a oferta de tantos cursos na área, o que o candidato deve avaliar na hora de escolher o local de estudo?

O mais importante é que o candidato faça uma análise criteriosa, junto ao Ministério da Educação (MEC), sobre a regularidade tanto da instituição de ensino como do curso pleiteado.

  • Quais as vantagens de optar pelo EAD?

Para a coordenadora da Anhembi Morumbi, entre as vantagens na modalidade EAD de ensino estão: flexibilidade, o que possibilita ao estudante estudar em qualquer lugar, além da liberdade para construir a melhor rotina e fluxo de estudos; custo-benefício sem que o aluno renuncie à qualidade acadêmica; e por último, ter a sua formação reconhecida, visto que o ensino digital é permitido pelo MEC, desde que o curso tenha passado pelas premissas regulatórias.

  • Quais cuidados e atenção o aluno deve ter para tirar o melhor proveito das aulas on-line?
  • Estar sempre atento ao ambiente virtual de aprendizagem;
  • Montar uma agenda de estudos;
  • Definir e priorizar seus horários de estudos;
  • Fazer pequenas pausas;
  • Não procrastinar;
  • Não ter receio de fazer perguntas;
  • Minimizar as distrações;
  • Criar um espaço para os estudos;
  • Desenhar metas alcançáveis;
  • Descobrir o seu estilo de aprendizagem – há, inclusive, ferramentas digitais que auxiliam nesse processo.

BONS CONTATOS PARA TER NA AGENDA

Cruzeiro do Sul Virtual

https://www.cruzeirodosulvirtual.com.br/

Universidade Anhembi Morumbi

https://portal.anhembi.br/

Universidade Estácio

https://estacio.br/cursos/graduacao/estetica-e-cosmetica

Quando a busca é por especialização

“Eu recebo praticamente todos os dias essa pergunta em minha rede social, pois o mercado está invadido de cursos e muitas vezes ficamos perdidos sem saber como escolher ou o que levar em consideração ao optar por um curso de capacitação”, constata Mariana Negrão, graduada em Fisioterapia e Estética, com sete pós-graduações, 13 certificações internacionais e mestrado.

Para a especialista, que também é professora, é importante escolher um curso de técnica reconhecida pela ciência. “Para aplicar algo há que ter artigos científicos que garantam a eficácia (se a técnica funciona), a eficiência (se vale a pena, custos, investimento, lucro etc.), efetividade (se o paciente gosta, se tem boa aceitação). Você precisa escolher o tema do curso não porque ele está na moda, ou porque X ou Y estão fazendo, mas porque tem embasamento, funciona e é rentável e seguro”, orienta.

Ainda de acordo com ela, “no caso de a pessoa que está oferecendo o curso argumentar que não há artigo publicado, mas que ela tem experiência de x anos, que ela já entendeu x mil pessoas, entenda que você está investindo em algo que um dia pode ser comprovado ou nunca ser comprovado, que funcione ou não (ainda não há prova da ciência), mas que você está comprando a experiência da pessoa, e só. Não estou dizendo que é antiético ou errado, estou dizendo que você investirá em algo que ainda não tem respaldo científico e precisa estar consciente disso”.

Outro ponto importantíssimo a ser analisado antes de realizar a inscrição é verificar se a técnica em questão pode ser realizada por sua categoria profissional. “Depois de ter certeza de que aquilo funciona, é seguro, está registrado na Anvisa (se for equipamento, cosméticos etc.), chegou a hora de ver o quanto custa. Investigue tudo: preço do aparelho, manutenção (existe na sua cidade?), consumíveis (aquilo que é preciso para aplicar o aparelho ou a técnica), durabilidade (exemplo: um pote de 200 g rende atendimento a quantos pacientes?), garantia do equipamento (se sair um modelo novo um ano depois, tem como atualizar o que está investindo?), o método (se houver, exige o quê?)”, ensina a professora.

Outros pontos a considerar

Lucro, mercado e saturação

Quanto você terá que cobrar e quanto lucrará para aplicar aquilo que está pretendendo aprender, quantos clientes teria que ter para ter o retorno daquele investimento, como está a procura por isso no mercado, o que os clientes estão comentando.

Avalie seu público

“Não pense no que o mercado fala, mas sim nas clientes que atende. Se elas gostariam e se têm perfil para tal. Se são medrosas não vale a pena investir em coisas mais agressivas, o mesmo vale para questões financeiras ou equipamentos que foquem mais em uma coisa que outra. Exemplo: seu público é 80% facial, valeria a pena investir em curso de criolipólise? Pense na sua clientela, no seu espaço, no seu bolso”, aconselha Mariana Negrão.

Investigue o currículo do professor

Depois de eleger o tema do curso, escolha com quem vai aprender aquilo. Busque o currículo dos professores e analise a experiência dele naquilo que se propõe a ensinar.

Analise o programa do curso, modalidade e carga horária

Peça o conteúdo programático (os temas que serão abordados), a carga horária e analise comparando pontos positivos e negativos, se ficar com dúvida, chame novamente o professor e o questione.  “Cuidado com cursos de técnicas que necessitam de prática, mas são ensinados online. Ver o professor fazer não é o mesmo que o professor ver você fazer. Supervisão nesses casos é fundamental”, avisa Mariana.

Converse com ex-alunos

Tente vasculhar redes sociais e coletar informações com alunos aleatórios que já fizeram o curso, fale sobre sua intenção e solicite informações.

BONS CONTATOS PARA TER NA AGENDA

Ana Julia Graf – Estética Integrativa / Imersão Clínica Soroterapia

https://anajuliagrafcursos.com.br/

Carla Leone – Desmistificando a Estética através de cursos online / Drenagem linfática manual, pós-operatório, criolipólise, eletroterapia etc.

https://cursosdesmistificando.com.br

Estela Sant’Ana –  Altas tecnologias na HOF (curso híbrido com aulas práticas gravadas na plataforma virtual + 2 aulas presenciais para prática)

https://cursonline.kpages.online/cursometodofibrosis2021

Andressa Migueis / Curso MicroSkin Microagulhamento 3.0

https://www.andressamigueis.com/product-page/microskin-3-0

Joana Medrado – Método Joana Medrado 2.0 de Drenagem Linfática

https://joanamedrado.com.br/curso/mjm-2-0/

Lilian Scarpin / Jato de Plasma Técnica 5D (curso avançado para quem já fez a formação completa ou já trabalha com o equipamento)

https://lilianscarpin.com.br/minitecnica5d

Adriana Martinuzzo / Plataforma Pressurizada – Formação completa em intradermoterapia pressurizada

https://pressurizada.com/inscricao/

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

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