Nunca se falou tanto sobre beleza natural, body positive, real beauty. Nestes últimos anos, estamos acompanhando um movimento cada vez maior na direção da valorização da beleza individual, do desejo por ser a melhor versão de si mesmo. E só há motivos para celebrar essa conquista, já que o entendimento de que existem vários tipos de beleza (e não apenas um padrão único), é sim, a meu ver, motivo para se comemorar.
Neste sentido, cresce a nossa responsabilidade, como médicos especialistas. Para entregar resultados cada vez mais naturais e personalizados, mais do que saber as últimas tendências em tratamentos estéticos, é preciso ter um profundo conhecimento em anatomia para conseguir olhar para cada paciente e entender as modificações que aquela pele e musculatura estão sofrendo naquele momento. E mais: como será a evolução do envelhecimento dessa pele? Como estão suas estruturas para reagir a determinadas intervenções?
É, então, a partir dessa análise minuciosa e criteriosa, que vamos determinar, entre a enorme gama de procedimentos, as melhores indicações e a forma mais adequada de aplicar o tratamento escolhido para aquela pele específica — seja para face, seja para corpo. Agora, as consultas saem do modo “default”, de indicações padrão e protocolos pré-determinados, para uma abordagem cada vez mais minuciosa, individual e exclusiva.
Desta forma, os resultados não poderiam ser melhores – e isso vem sendo comprovado com a satisfação dos pacientes ao se olharem no espelho e reconhecerem a melhor versão deles – e não uma pessoa diferente. Um dos comentários que mais tenho ouvido no meu consultório é: “Adoro quando olham para mim e falam que estou tão bem, mais bonita, com ar descansado e pele luminosa, que parece que saí de férias”.
Os procedimentos estão aí para ajudar as pessoas a se sentirem mais confiantes e felizes consigo mesmas – e não para serem identificados. Além de conhecimento e domínio das técnicas, como aplicação de toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno e fios de sustentação em pontos estrategicamente escolhidos para cada pessoa, acredito que ter um bom portfólio de tecnologias de última geração disponíveis também é fundamental para conseguir entregar essa excelência no atendimento, uma vez que cada paciente é único e vai pedir tratamentos e técnicas igualmente singulares. Sim, a valorização da beleza individual veio para ficar – e é um caminho sem volta.