A hora e vez da intradermoterapia pressurizada

A técnica elevou o setor da estética a outro patamar por permitir que profissionais que não têm habilitação para realizar procedimentos injetáveis possam oferecer rinomentomodelação de nariz e queixo, harmonização facial, skinbooster, crescimento capilar e outros tantos tratamentos que até então só podiam ser feitos usando agulhas. Excelente notícia também para a (o) cliente que deseja o resultado eficaz, rápido e prolongado alcançado com as injeções, mas não quer se submeter a elas ou tem pavor de agulhas. Saiba mais.

Shâmia Salem (@shamiasalem)

Entender o que é intradermoterapia pressurizada fica fácil quando você pensa na intradermoterapia convencional, que utiliza uma seringa com agulha para injetar substâncias na pele do rosto ou do corpo ou no couro cabeludo para combater gordura acumulada, estimular o colágeno, favorecer o crescimento dos fios, hidratar a pele, etc. “Já a inclusão do adjetivo pressurizada significa utilizar um acessório que lembra uma caneta e possui um sistema de pressão, capaz de disparar jatos de alta velocidade, causando o rompimento do tecido epitelial, para introduzir na pele ou no couro cabeludo essas mesmas substâncias de maneira rápida, precisa e uniforme e reduzindo significativamente o risco de contaminações por não usar agulha”, esclarece o mestre em ciência da saúde e farmacêutico especializado em estética Rafael Ferreira, que tem MBA em cosmetologia e é coordenador do 1º Congresso Internacional de Saúde Estética Minimamente Invasiva, o CISEMI, da Estética In, que acontecerá em 2021.

Apesar de ter deixado a agulha de lado, a intradermoterapia pressurizada exige que o profissional da área de estética tome todos os cuidados de um procedimento injetável. Ou seja, fazer uma boa assepsia da superfície da pele, já que grande parte das intercorrências acontecem devido a contaminações causadas por falha na higienização realizada pelo profissional, que deve usar luvas e manipular corretamente a caneta pressurizada. “O acessório permite fazer uma série de tratamentos por oferecer variações na pressão utilizada e do volume da entrega dos ativos, que podem ser injetados de maneira mais superficial ou mais profunda na pele. Isso exige muita atenção, já que tratar um problema profundo como gordura localizada deixando a pressão muito superficial pode gerar uma lesão, deixar a porta aberta para infecções e desencadear inúmeras complicações. Melhor não abusar”, alerta Rafael Ferreira. “Como deu para perceber, a técnica não é tão simples quanto parece. Além disso, não basta que o produto usado seja estéril, ele também precisa ter sido testado clinicamente, para se mostrar eficaz e seguro contra alergias, e ser apirogênico, ou seja, livre de vírus, fungos e bactérias. Recomendo ainda evitar ativos que sejam camada resistente, aqueles que são restritos a um único ponto de aplicação. Para nosso benefício, as empresas de dermocosméticos estão inovando significativamente nas formulações para usar nessa técnica”, completa o farmacêutico.

Resultados surpreendentes

A intradermoterapia pressurizada, também chamada de caneta pressurizada ou de mesoterapia pressurizada, ainda tem a vantagem de permitir uma entrega mais assertiva dos ativos. “Isso porque eles se dispersam, agindo cerca de 2 cm além da área em que foram aplicadas. Já na intradermoterapia tradicional, as substâncias atuam apenas no local em que foram introduzidas com o uso da agulha”, compara a farmacêutica Dra. Fernanda Sanches, cosmetóloga e diretora científica da Cosmobeauty e da Biomarine Dermocosméticos, que desenvolveu mais de nove mesclas diferentes com o olhar 100% voltado para a intradermoterapia pressurizada. Prova de que esse mercado é realmente promissor é que duas dessas mesclas já são opções a tratamentos dermatológicos de grande sucesso: uma delas é capaz de diminuir a contração muscular a ponto de poder ser usada como manutenção para a toxina botulínica clássica ou então como um potente procedimento antirrugas; e a outra promove um lifting do nariz e faz a projeção do queixo de maneira similar ao preenchimento tradicional ao utilizar uma combinação de dez ácidos hialurônicos diferentes.

Evolução com segurança

A farmacêutica, bioquímica e cosmetóloga Dra. Joyce Rodrigues, CEO da Mezzo Dermocosméticos, destaca que os dermocosméticos usados na intradermoterapia pressurizada inspiraram uma tecnologia inovadora. “Eles são apresentados em monodoses e são 100% estéreis. São tão eficazes e têm padrão de qualidade e segurança como o da indústria farmacêutica a ponto de poderem ser usados também em procedimentos com cânula ou agulha, como o microagulhamento e a própria intradermoterapia tradicional. Para ter uma ideia de como apostamos no potencial da intradermoterapia pressurizada e desses produtos é que 90% da nossa linha já está aprovada para ser adotada em multiprocedimentos, entre eles os bioestimuladores de colágeno para o rosto, o liporredutor corporal e as monodoses para estrias”, esclarece Joyce Rodrigues.

Junte a tudo isso a variação de uso da intradermoterapia pressurizada para se certificar de que o investimento nessa nova técnica realmente compensa. “Disso não há dúvidas, já que ela pode ser usada para fazer facial, corporal, tratar o couro cabeludo e até na estética íntima, ao clarear a virilha e diminuir o volume no monte de vênus devido ao acúmulo de gordura na região”, exemplifica o mestre em ciência da saúde e farmacêutico especializado em estética Rafael Ferreira. Impossível não querer embarcar nessa tendência!

FRASE

“A intradermoterapia pressurizada oferece uma ampliação significativa na atuação do esteticista e do fisioterapeuta, que não podem realizar procedimentos injetáveis devido às normas brasileiras e, por isso, muitos se viam obrigados a migrar para uma segunda graduação, nas áreas de farmácia, odontologia, enfermagem ou biomedicina” Rafael Ferreira, mestre em ciência da saúde, farmacêutico especializado em estética e com MBA em cosmetologia, é coordenador do 1º Congresso Internacional de Saúde Estética Minimamente Invasiva, o CISEMI, da Estética In, que acontecerá em 2021

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *