Para tratar pálpebras caídas, bolsas ocasionadas por flacidez na região inferior dos olhos, rugas, linhas de expressão e flacidez facial, ocasionando um efeito lifting sem cirurgia, a tecnologia do Eletrocautério emergiu como uma opção segura e eficaz para lidar com essas alterações estéticas comuns.
O que é Eletrocautério
É um equipamento profissional utilizado em procedimentos não invasivos por profissionais capacitados da área da Saúde para tratar uma variedade de condições da pele. Ele funciona através da aplicação de uma corrente elétrica controlada, que é usada para cortar, cauterizar, coagular ou carbonizar tecidos da pele.
Como funciona
Durante o procedimento, é utilizada uma ponteira fina para aplicar a corrente elétrica na área onde se deseja realizar o tratamento. O Eletrocautério gera uma lesão na região aplicada, e seu efeito primário e o processo inflamatório levará à regeneração tecidual e ativação de novas fibras de sustentação, como colágeno e elastina. Essa estimulação ajuda a tonificar a pele e a reduzir a flacidez, resultando em pálpebras mais firmes e levantadas.
O Eletrocautério funciona por meio de corrente elétrica e não requer o uso de nenhum produto, apenas anestesia local. Portanto, o que ocorre é um leve processo inflamatório devido ao microtrauma causado pelo procedimento.
Essa corrente elétrica cria uma carbonização equilibrada para que alguns tipos de pigmentação (manchas) de pele possam ser removidas, e até mesmo as alterações da pele possam ser interrompidas se uma corrente de maior intensidade estiver presente. O Eletrocautério também tem efeito positivo na redução da flacidez cutânea sem causar desconforto. Esse procedimento tem se tornado um dos favoritos pela sua segurança, resultado e eficiência dentre os procedimentos que têm como objetivo rejuvenescer a pele.
Atenção: ao realizar essa técnica maravilhosa é necessário redobrar a assepsia e não remover a crosta para não gerar uma infecção ou qualquer outro tipo de complicação. Por isso é muito importante o profissional passar todas as orientações para o paciente de modo que ele siga as recomendações essenciais pós-procedimento.
Benefícios para o paciente
Sem incisões: ao contrário da blefaroplastia tradicional, por exemplo, o Eletrocautério não requer incisões cirúrgicas, o que significa menos tempo de recuperação e menor risco de complicações.
Resultados rápidos: os resultados do Eletrocautério são imediatamente visíveis, logo após a primeira sessão é notável uma diferença no olhar, porém o resultado final ocorre após 21 dias da realização do procedimento. Além disso, muitos pacientes relatam uma melhora significativa na aparência das pálpebras ao longo do tempo, com resultados que podem durar meses ou até anos.
Segurança: o Eletrocautério é seguro e eficaz para a maioria dos pacientes, com poucos efeitos colaterais e um tempo de inatividade mínimo.
Pontos de aplicação
- Pálpebras caídas e flácidas
- Papada
- Lifting na face
- Sinais de idade
- Estrias vermelhas ou brancas
- Pescoço e colo
- Cicatrizes de acne
- Rugas, linhas de expressão e olheiras
- Manchas solares
Contraindicações
O procedimento não pode ser realizado em gestantes, portadores de marca-passo, quadros de epilepsia e peles com lesões e/ou alterações oncológicas. Livre dessas condições, o paciente deve ser avaliado pelo profissional para a realização do procedimento. Patrícia Elias @esteticapatriciaelias é dermaticista e influencer digital em sua área de atuação, possui pós-graduação em Estética e Cosmetologia, com diversas especializações nesses temas. Possui ampla gama de conhecimento em alterações da pele, sendo especialista em diversos ramos da Estética e reconhecida em todo o Brasil por difundir conhecimento em suas redes sociais e no seu canal no YouTube, e por exercer sua profissão tendo como prioridade a Estética com excelência.