7 técnicas de design de sobrancelhas que bombam!

Não é conta de mentiroso não! Também não é exagero dizer que as sobrancelhas ideais são uma obsessão das redes sociais, levando o design e as técnicas de micropigmentação para o topo dos trend topics. O melhor é que tem para todos os gostos, deixando qualquer rosto mais harmonioso e olhar em destaque. Você não precisa se especializar em todas as técnicas, porém, deve conhecer cada uma delas, combinado?

Karina Hollo (@karinahollo)

É fato que o design de sobrancelhas é um must por vários motivos – da mania das selfies à correria do dia a dia. Todo mundo quer estar pronto e lindo com esforço mínimo e, vamos combinar, arcos bem-feitos e definidos têm o poder de deixar o rosto instantaneamente mais organizado e apresentável. O resultado disso é que a micropigmentação de sobrancelhas é uma área que só faz crescer. A tendência do momento? Quanto mais naturalidade, melhor. Acontece que desenhar arcos sob medida é como costurar um vestido: o resultado final parece perfeito, mas sua criação exige muito conhecimento.

A seguir, você conhece mais sobre as 7 principais técnicas.

1 Fio a fio

Conhecida por deixar um resultado mais natural, também é chamada de microblading. Os fios são feitos na mesma direção dos pelos existentes, gerando a ilusão de sobrancelhas mais cheias. A profissional conversa com o cliente, faz o desenho de como será a nova sobrancelha, considerando as medidas do rosto, aplica creme anestésico e começa o processo, usando o dermógrafo (que aplica o pigmento com agulhas próprias para esse fim). O processo leva em torno de uma hora e meia, e dura cerca de um ano. Tem algumas variações: na fio a fio simples, são desenhos de fios na pele que trazem mais naturalidade, ideal para pessoas com falhas nas sobrancelhas. Duração de 6 meses a 1 ano. Na fio a fio 3D, há o desenho de fios em sobrancelhas com grandes falhas, onde se une a técnica de fios a um sombreado para criar volume onde não há pelos. Na fio a fio ombré ou degradê, se desenvolve a técnica com duas cores que irão de sobrepor e criar um efeito muito delicado, onde os fios são mais claros e o centro das sobrancelhas tem um tom mais escuro sombreado, criando volume.

Para quem é indicada Serve tanto para corrigir falhas e imperfeições, como para modelar a sobrancelha, simulando pelos. Pode corrigir sobrancelhas finas, ralas, desiguais ou até mesmo refazê-las, em caso de perda total.

2 Henna

Nesse caso,o traçado é feito também de acordo com o rosto da cliente, levantando o olhar e deixando-o mais expressivo — sem precisar usar lápis ou maquiagem. O material utilizado é uma tinta produzida especialmente para tingir os pelos, e o procedimento é indolor. Porém, só preenche bem as partes onde têm os fios, deixando-os mais escuros e dando a impressão de uma sobrancelha mais volumosa.

Para quem é indicada Essa técnica é perfeita para disfarçar falhas e imperfeições de forma natural e temporária. A aplicação do produto é feita nos pelos e na pele e segue a tendência degradé, trazendo mais volume às sobrancelhas e naturalidade ao olhar. O procedimento é rápido, indolor e ideal para quem não quer um resultado tão duradouro como o da micropigmentação, já que desaparece em até 10 dias, principalmente se a pele é oleosa. Para durar mais, é recomendado que a pessoa evite lavar ou molhar onde foi passada a henna.

3 Brow lamination

Também chamada de sobrancelha laminada, a técnica tem o objetivo de pentear os fios quase que verticalmente e fixá-los com produtos hidratantes e de lifting. A designer também utiliza cola e uma tinta semipermanente para dar a impressão de sobrancelhas mais grossas. No final, aplica-se um óleo para reter a hidratação na área. “É uma técnica de efeito permanente que promove maior maleabilidade dos fios, permitindo versatilidade da sobrancelha para criar o resultado que desejar. A sessão possui 7 passos: desestruturação dos fios, restruturação e nutrição, até a finalização do procedimento com o design de sobrancelhas. Pode haver também a coloração dos fios, caso desejado”, fala Gretha Fernandes, uma das fundadoras da Blink Lab, em São Paulo. O procedimento leva em média uma hora e meia, sua duração pode ser de 4 a 8 semanas e a cliente pode repetir o procedimento logo depois para manter o resultado.

Para quem é indicada Ideal para pessoas que querem ter sobrancelhas mais cheias e grossas.

4 Micropigmentação esfumada

Foi uma das primeiras técnicas que surgiram. O procedimento é como se fosse uma maquiagem com lápis ou sombra, mas bem mais duradouro — de seis meses a um ano, e pode necessitar de retoque após 30 dias da realização da técnica. “É uma técnica toda preenchida, bem definida e com efeitos de cores, criando até três tonalidades, o que dá a impressão de uma sobrancelha mais realista”, diz May Moriyama, designer de sobrancelhas especializada em micropigmentação e embelezamento do olhar. No início, é comum que as sobrancelhas fiquem bem escuras até sua cicatrização e, com o tempo, o resultado fica mais suave.

Para quem é indicada Serve tanto para corrigir falhas e imperfeições, como para modelar a sobrancelha, simulando pelos.

5 Ombré shadow

A ideia, aqui, é deixar as sobrancelhas como as naturais, com os fios mais próximos da raiz nasal mais claros e ralos que o restante. Ela dá um leve efeito de maquiagem, sendo realmente mais clara em alguns pontos. A profissional usa duas cores para fazer um degradê. Então, a sobrancelha começa mais clarinha e vai escurecendo, como nos fios naturais. Além disso, a cor dos pelos fica esfumada de maneira uniforme — o que muda é a tonalidade. “A técnica tem transparência, é muito suave”, diz May. A técnica pode ser feita com tebori, dermógrafo ou os dois. Dura pouco mais de 6 meses e o cliente pode fazer a manutenção uma vez ao ano. Para sobrancelhas realistas e hiper-realistas são desenhadas tramas de fios, de tons (até 3) e direções diferentes que criam efeitos naturais.

Para quem é indicada Se o maior desejo é a naturalidade e a sutileza, essa é a técnica ideal. É indicada para quem tem pelos ralos em toda a sobrancelha – o efeito de fundo dá a impressão de mais volume.

6 Mapeamento geométrico

Serve para criar um design simétrico e harmonioso para o rosto e por isso serve tanto para a micropigmentação como para o design com os fios naturais. “Considerada uma das técnicas básicas do embelezamento do olhar, o design de sobrancelha utiliza o visagismo para avaliar e analisar todas as características do formato de rosto, medindo os pontos de equilíbrio para criar um design perfeito para o olhar. Em seguida, os pelos são aparados e depilados para deixar seu olhar harmonioso, com a possibilidade de optar por uma finalização com henna, tintura ou até mesmo micropigmentação”, explica May. Também chamado de face frame, o mapeamento geométrico é, basicamente, um “mapa” que a designer faz na parte superior do rosto da cliente, de maneira bem artesanal. Com uma linha de costura pintada com lápis preto, a profissional faz o traçado ponto a ponto em uma padronagem xadrez. O indicado é fazer o desenho com base na estrutura óssea da cliente, para um resultado sempre único.

7 Despigmentação

Para fazer a despigmentação, a designer utiliza o dermógrafo e ácidos. A remoção é muito mais fácil com pigmentos inorgânicos, que ficam na superfície da derme. Depois de 40 dias, é recomendável fazer uma nova sessão. “Hoje temos técnicas e materiais inovadores, o que tornou o processo menos dolorido e mais natural”, explica a micropigmentadora Deise Damas. Segundo a profissional, existem técnicas de remoção a laser ou com despigmentação química. “Na maioria dos casos, no máximo três sessões são suficientes para remover. Podemos utilizar duas técnicas, a laser e a outra com ácidos. O laser transforma o pigmento em minúsculas partículas que são eliminadas pelos glóbulos brancos. Na outra técnica, podemos utilizar os ácidos glicólico, tricloroacético ou lático. Por meio do dermógrafo, aplicamos o ácido no local da micropigmentação. É um processo mais lento”, destaca a profissional.  Para quem é indicada Para a cliente arrependida de ter feito uma micropigmentação.

Somos uma empresa com coração e alma humanos. E a humanidade nos traz inquietude para buscarmos sempre o novo, discernimento para abraçarmos as causas certas, coragem para seguirmos adiante mesmo em face de tempos difíceis, orgulho para mostrarmos a grandiosidade do segmento brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.