5 passos para escolher bons fornecedores de produtos estéticos

Quem empreende no ramo da Estética sabe: é preciso lidar com diversas tarefas para gerenciar bem seu negócio. Um ponto importante da administração é a escolha de bons fornecedores, de forma a poder oferecer os melhores serviços e conquistar cada vez mais clientes.
Afinal, somente um atendimento que trabalha com produtos de primeira consegue entregar bons resultados e transformar o negócio em um verdadeiro sucesso entre os clientes. Para isso, é preciso buscar empresas que ofereçam qualidade, preço, serviço e alinhamento com suas ideias.

A importância de contar com bons fornecedores
Uma das maiores preocupações de quem faz atendimentos estéticos é prestar um serviço de qualidade, de forma a deixar a clientela completamente satisfeita. Para que isso se torne uma realidade, os clientes precisam perceber na pele, literalmente, os efeitos dos tratamentos realizados.
Você consegue ver por que é tão importante contar com um portfólio de boas empresas fornecedoras? A resposta é fácil: mais do que vender produtos, elas são corresponsáveis pelo sucesso do atendimento, trazendo tranquilidade para a esteticista.

Conheça algumas ações de um bom fornecedor:
• Oferece produtos de qualidade a um preço competitivo;
• Cumpre os prazos de entrega;
• Conhece a fundo os produtos que vende;
• Presta atendimento de forma cordial.

Como escolher os melhores fornecedores de produtos estéticos
Embora pareça uma tarefa simples, encontrar bons fornecedores requer muita pesquisa e paciência. É preciso fazer contas, buscar referências e testar os produtos. Veja os 5 passos que separei para lhe ajudar nesse processo.

  1. Faça os cálculos
    O bom fornecedor não é, necessariamente, aquele que vende os produtos mais baratos. Na hora de escolher quem vai fornecer os materiais para o seu atendimento estético, é preciso considerar uma equação simples. Veja a conta que você deve fazer:

Lucro Quantitativo é valor de venda do serviço menos o custo dos produtos = sua margem de $ lucro bruto (dinheiro).

Lucro Qualitativo é a satisfação do resultado, obtido através dos tratamentos (Satisfação do Cliente e Reconhecimento para o Profissional).

Essa conta nos mostra como é importante considerar a qualidade dos produtos na hora de escolher o seu fornecedor. Quando você se esquece disso, sabe o que acontece? Pode optar por marcas que não entregam o que prometem nem cumprem as expectativas de forma satisfatória. Por isso, um bom fornecedor é sempre aquele que pratica um preço justo em relação à qualidade que oferece em seus produtos. Outra maneira de considerar isso é pensar que igual à estética, o preço é sempre relativo à entrega de serviços de boa qualidade. Afinal, quantas vezes ao se deparar com uma promoção de preço baixíssimo você já questionou a qualidade do serviço oferecido? Você tem razão! Agora transporte isso para produtos! Qualidade é inerente ao preço, não há milagres!

  1. Conheça a reputação dos fornecedores
    Já demonstrei que preço e qualidade são importantes, certo? Entretanto, de que adianta negociar com um fornecedor que tem ótimos produtos por um excelente valor, mas que na hora da entrega lhe deixa na mão? Cumprir com o que promete, e entregar sua compra no prazo determinado, é obrigação do vendedor que não pode ser deixada de lado. Para avaliar a credibilidade do fornecedor, você pode procurar referências com pessoas que já negociaram com ele ou fazer uma pesquisa na Internet em sites de reclamações (como o Reclame Aqui) ou nas redes sociais.
  2. Busque pelos melhores produtos
    Muitos fornecedores vendem produtos com funções semelhantes. Uma das formas de descobrir qual é o melhor é optar por aquele que já está há bastante tempo no mercado e que tem uma reputação inquestionável. Consulte todas as informações do produto que foram disponibilizadas pela empresa em seus sites, aplicativos e, principalmente, veja o movimento dela nas redes sociais. Na dúvida, entre em contato, nada melhor do que esclarecer e saber tudo o que precisa para se convencer de que o produto realmente faz a diferença. Sempre que houver a oportunidade faça uma busca pessoal: vá às feiras do setor e conheça de pertinho o que o mercado tem de novo. Nessa hora, verifique se a fragrância é agradável, se o produto realmente age como o esperado e qual a quantidade necessária para produzir o efeito desejado. A partir daí, você poderá definir quais serão usados em seus atendimentos.
  3. Busque empresas que conheçam bem o que estão vendendo
    Antes de aplicar um produto em um cliente, entenda as propriedades e funções do mesmo, bem como se ele oferece algum risco ou contraindicação. Por isso, antes de fechar negócio, converse com o fornecedor e tire todas as suas dúvidas para que você conheça a fundo, exatamente o que está comprando. Além disso, os produtos para uso em Estética devem estar registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Não deixe ninguém lhe convencer do contrário! Se o material oferecido não tiver esse registro, não pense duas vezes: busque outras marcas.
    Vale lembrar que produtos manipulados são para uso pessoal, ou seja, são fórmulas manipuladas/receitadas para a pessoa! É um erro pensar que o profissional pode comprar para usar em cabine.
  4. Faça reuniões com os fornecedores
    Atualmente, muitas coisas são resolvidas por trás das telas do computador. Porém, conversar pessoalmente é a maneira mais confiável de garantir que o fornecedor entendeu claramente suas demandas. Dessa forma, é mais fácil perceber se o vendedor consegue trabalhar com a qualidade, a quantidade, o prazo de entrega e o preço de que você precisa. Além disso, as reuniões são ótimas para verificar como é o atendimento da empresa e negociar as melhores condições. Portanto, sempre que puder visite seu fornecedor.
    Quais são os benefícios de boas parcerias com fornecedores?

    Realizar ações conjuntas com fornecedores é uma prática que traz vantagens para todos os envolvidos na parceria. Você, como empreendedora, é responsável por planejar e colocar em prática a dinâmica.

    Já o fornecedor atua como parceiro, flexibilizando condições de compra. Em troca, ele expande sua credibilidade e experimentação de seus produtos, ocupando espaços que poderiam estar nas mãos de concorrentes.

    Veja como as esteticistas se beneficiam com a parceria com bons fornecedores:
    • Menor gasto com produtos;
    • Aumento da visibilidade do seu atendimento;
    • Maior credibilidade junto aos clientes.

Assim, as parcerias são uma grande oportunidade de crescimento mútuo e um ponto importante para quem deseja se destacar no mercado. Na hora de escolher quem vai embarcar com você nessa jornada, lembre-se de que o melhor parceiro é aquele que contribui para o sucesso do nosso atendimento.

Dito tudo isso, escolher bons fornecedores é um dos grandes desafios de administrar um negócio. Espero que minhas dicas ajudem lhe ajudem a vencer os obstáculos! Dessa forma, você poderá oferecer serviços de qualidade e continuar a conquistar e a fidelizar um número cada vez maior de clientes. Imagine ter a agenda lotada de atendimentos? É o que desejo sempre para você! Sucesso e sucesso!

Lucienne Souza @luspadapele é esteticista e cosmetóloga há mais de 28 anos, CEO, diretora e fundadora da Spa da Pele Cosmecêuticos @spadapeleoficial.

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