O simples fato de ter uma conta profissional já favorece a conquista de novos seguidores (e potenciais clientes) para o seu espaço de estética e multiplica as suas chances de vender seus serviços no Instagram. Por isso elaboramos um manual de como fazer isso do jeito mais fácil e prático possível, mesmo que você entenda bem pouco de tecnologia
Shâmia Salem (@shamiasalem)
Uma rápida dedilhada no Instagram já entrega que essa rede social está se consolidando cada vez mais como ferramenta de trabalho. Tanto que tem disponibilizado novos recursos para ajudar empresas e empreendedores a fazerem a divulgação de seus negócios e potencializarem suas vendas no ambiente digital. Caso você esteja se perguntando “mas, e o TikTok, que é o aplicativo mais baixado do planeta?”, saiba que ele tem uma veia mais descontraída enquanto o Instagram virou vitrine de compras de produtos e serviços e é usado até como extensão do currículo dos profissionais – vai dizer que você nunca checou as postagens de um especialista para conhecer o trabalho dele e se certificar de que realmente valeria a pena agendar um horário? Muito provavelmente suas clientes fazem o mesmo com você…
Outra vantagem de manter uma conta comercial no Instagram é que ela disponibiliza informações que ajudam a fazer postagens mais assertivas aos indicar quais dias e horários seus seguidores mais acessam o seu perfil, quanto desse público é formado por mulheres e por homens, qual a faixa etária deles, entre outros dados preciosos. Com isso, você pode afinar seu discurso ou até mudá-lo, caso não esteja sendo seguida pelo tipo de cliente que deseja atender. E, para entender melhor como se aproveitar dessa verdadeira mina de ouro, NEGÓCIO ESTÉTICA conversou com uma especialista no assunto, a professora de liderança e inteligência emocional da ESPM e estrategista de carreira da Future Minds, Lilian Cidreira, do Rio de Janeiro. “Antes de ir às dicas, acho importante esclarecer que o profissional de estética não precisa perder todos os seguidores que ele tem em sua conta pessoal para abrir uma comercial no Instagram. Basta ir em “configurações” e fazer a mudança de pessoa física para jurídica”, adianta ela.
1. A foto da sua conta é o elemento principal no seu Instagram. “Há uma “tradição” de que se o meu negócio possui um logotipo, que eu paguei caro para fazer, é essa a imagem que devo usar na minha conta do Instagram, até porque ele dá uma “cara” profissional para o perfil. Péssima escolha, porque o Instagram é um ambiente altamente favorável a fazer vendas, sim, porém, antes disso ele é um espaço de relações. Então, se eu uso a foto de uma marca as pessoas, mesmo as que me seguem, não se sentem conectadas comigo. Daí a recomendação de usar uma foto sua, que seja visível e dê para te identificar, e não uma que você aparece como um pontinho no meio de um lugar lindo ou belíssima de corpo inteiro, mas que ninguém te reconhece. Você também precisa estar simpática na imagem, sorrindo, e, se possível, mostrando algo que esteja relacionado ao seu trabalho. Por exemplo, se o seu forte é limpeza de pele, faça um clique com uma das mãos no rosto, para que o olhar seja direcionado para a sua principal vitrine, que é a sua pele; se é massagista, fotografe de um ângulo que te mostre próxima à uma maca.
2. A bio é o segundo ponto de impacto mais importante do seu Instagram. Para tirar a prova disso, pense em seu próprio comportamento ao mexer na rede: você recebe sugestões de várias contas que não conhece, mas acaba abrindo aquelas que gosta da foto (olha aí a dica número 1 se confirmando!) e a primeira coisa que vê é a bio, para entender de quem se trata e se te interessa ou não continuar naquele perfil. Pronto, está aí está a importância de fazer uma bio (abreviação de biografia) que seja clara e objetiva, trazendo informações como:
- quem é você e o tipo de serviço que oferece. Por exemplo “estética facial e corporal”, “pós-operatório e intercorrências”, “estética vegana”, “especialista em pele negra”;
- como achá-la. Use algo simples e rápido, como “Santos-SP”, “(11) 9999-9999”, “Clínica Arruda/Shopping JK”;
- use um alerta com apelo para uma ação de compra, mais conhecido como CTA, ou call to action, ou para levar a um movimento para a pessoa se interessar mesmo que minimamente pelo que você oferece. Pode ser algo como “agenda aberta, me chama no direct”, “50 %off na drenagem”, “peça meus valores”;
- um link que redirecione para mais informações sobre você e seu trabalho, como acontece ao usar um site do seu espaço, ou para um contato direto com você, como um endereço virtual para um WhatsApp – e ele pode ter, inclusive, uma mensagem automática mais assertiva para a venda, como “Veja as promoções desta semana” ou “Seja bem-vinda, como posso te ajudar?”. Se é muito invasivo ou agressivo fazer desse isso? Não, não é. Sem essa chamada para a ação, a pessoa gosta da foto, gosta da bio e… vai embora! Ao receber um comando, é mais fácil o ser humano agir e fazer o que você deseja. Ou você acha que é à toa que o Big Brother Brasil usa expressões como “ligue agora e vote”?
3. Preocupe-se com a estética do seu Instagram. Não é exagero dizer que o Insta substituiu o site, que tinha toda uma preocupação de ser bonito porque se sabia que se as informações fossem fracas e as fotos sem qualidade as pessoas não navegariam nas páginas. No Instagram é preciso seguir com essa mesma mentalidade, porém, o que se vê por aí é muito desleixo. Não entre nessa onda, e um dos paralelos que pode ser feito para explicar isso é que vários estudos já provaram que a gente compra um livro pela capa. Pudera, somos seres visuais, tanto que o cérebro comunica quatro vezes mais rápido uma imagem do que um texto ou uma fala. Sendo assim, tenha um Instagram bonito para que ele seja ainda mais atraente para quem está chegando e quem já está queira se manter ali. E por esse “bonito” entenda algo que tenha a ver com o seu público e o seu negócio e que não deixe seu perfil caótico. Na prática, para criar uma identidade visual, escolha uma fonte que seja legível e de 2 a 3 cores para usar nos posts. Essa tarefa fica mais fácil com o Canva, um editor gráfico gratuito que ajuda a criar artes com uma pegada profissional usando modelos prontos, mas que permitem alterar cor, formato e fonte. Ele está disponível tanto em aplicativo, para celular, quanto em site, para usar no computador. Nota: não esqueça de levar em consideração que mesmo montando um post no computador, depois ele vai para a telinha do celular, e precisa ficar legível para que a pessoa se interesse em clicar.
4. Não cometa o erro de fazer um perfil-portfólio. Perde grandes oportunidades de venda quem posta fotos muito parecidas. Por exemplo, a esteticista que é especialista em massagem modeladora e só usa imagens de barriga. Não esqueça que o Instagram é uma rede social, ou seja, que as pessoas estão ali para socializar, e quando elas veem o mesmo tipo de imagem é natural que percam o interesse no assunto – e no seu serviço. O ideal é mesclar conteúdos, mais especificamente três tipos, que são chamados de topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Na prática, essas divisões do funil de venda funcionam assim:
- no TOPO DO FUNIL estão as pessoas que chegam ao seu perfil por terem interesse sobre o assunto ali tratado, mas essa pessoa não quer necessariamente os seus serviços. Interesses em comum é o básico que faz alguém te seguir na rede social, e, apesar disso, essa pessoa já é tida como um potencial cliente. Daí a importância de mantê-la como seguidora publicando temas mais amplos dentro do que você trabalha. Por exemplo, se você faz drenagem linfática, poste sobre a importância de beber água para manter o bom funcionamento do organismo ou de como o toque é relaxante. Dica de ouro: um post do tipo topo de funil não deve ter foto de clientes, porque o seguidor não está ali para ver quem você atende e como essa pessoa se beneficia dos seus serviços; ele está ali por ele mesmo, e vai sair se você não agregar valor a ele. Egoísmo? Não, só lei da oferta e da procura.
- o conteúdo do tipo MEIO DO FUNIL deve ser pensado para fazer a pessoa passar a ter interesse por quem você é, não só pelo seu assunto de maneira genérica. Para isso, aposte em dicas com conteúdo mais aprofundado, algo na linha do “lembra que eu te falei que beber água é importante? Mas, sozinha, essa estratégia não é suficiente para combater o inchaço e a sensação de pernas cansadas. Para ter um resultado mais efetivo, é importante fazer drenagem linfática com um profissional por tal motivo”. Dessa maneira você:
√ gera conexão da pessoa com a sua marca, porque está se aprofundando em um assunto que pode ser do interesse dela;
√ aumenta o nível de consciência dela, deixando claro que deu dicas para fazer em casa, mas que ela precisa de um profissional para resultados mais assertivos e que a solução está em contratar você;
√ e cria autoridade, ao mostrar que você tem conhecimento sobre o que está falando. Portanto, nada de postar uma foto de cliente com a legenda “sextou!”, combinado?
- a técnica do FUNDO DE FUNIL é usada em posts diretamente ligados à oferta do seu trabalho, com a intenção de venda do seu serviço e que façam a pessoa entender que ela está tendo uma super oportunidade de compra. Há profissionais que não se sentem à vontade de produzir conteúdo estilo fundo de funil, acham que estão sendo agressivos, invasivos. Não estão! Pelo contrário, já que você não é uma ONG e está se dedicando a compartilhar conhecimento com o seguidor. E tem mais: se você ficar só no conteúdo legal, a pessoa vai comprar do seu concorrente! Uma boa estratégia de fundo de funil é a urgência, por exemplo, “últimos 2 combos de emagrecimento com 30% off”, “só mais 1 vaga para a agenda do sábado”, “drenagem day”. Importante: conteúdos fundo de funil não podem ser postados com muita frequência, porque fazem a pessoa perder a urgência de comprar.
Dos seus posts:
— 60% têm que ter conteúdo topo de funil
— 30% meio de funil
— 10% fundo de funil
» Na prática, de cada 10 posts, 6 devem ser topo de funil, 3 meio de funil e 1 fundo de funil. Assim, seu conteúdo fica dinâmico, variado, atraente e viciante.
5. Apareça nos stories. Virou algo cultural que ao chegar no Instagram de alguém a pessoa abra os stories para saber rapidamente o que ela postou recentemente, já que esses vídeos duram apenas 24 horas. Para entender se aquele perfil é mesmo relevante e merece seu tempo e atenção. Por vergonha de fazer vídeos, muitos profissionais deixam de usar esse importante artificio. Se esse é o seu caso, a sugestão é usar um recurso de tela preta que você pode apenas escrever algo, uma situação da sua rotina ou uma dica bacana que crie uma conexão com o seguidor. Porém, vale trabalhar essa timidez, já que quando as pessoas associam o seu conteúdo com o seu rosto é algo muito positivo. Então, repense.