Para se destacar no mercado concorrido da beleza, é essencial colocar em prática algumas atitudes capazes de impulsionar a sua carreira, garantindo reconhecimento de seu valor profissional e rentabilidade do seu trabalho.
Listei algumas dicas que podem lhe ajudar a sentir mais confiança na execução das técnicas e na definição do preço que você considera justo cobrar pelo seu serviço.
Então, se você ainda não se planejou ou está um pouco perdida no que pode melhorar, fique atenta às sugestões abaixo!
1. Invista em conhecimento
Proponha-se a aprender! Invista em cursos nas áreas que você deseja se aprimorar, siga perfis nas redes sociais que lhe ensinem algo, procure por conteúdos que farão de você uma profissional melhor. Atualmente, o conhecimento está ao nosso alcance e temos várias plataformas como ferramenta para pesquisar o que nos interessa e alavancar a nossa carreira.
2. Invista no seu espaço de trabalho
Se você já tem o seu local para atendimento, certifique-se de que ele é um ambiente adequado e confortável. Lembre-se: o seu local de trabalho é um dos seus cartões de visita, e pode acreditar que as suas clientes notam isso. Não é necessário grandes mudanças ou alto investimento para melhorar a infraestrutura, apenas observe se precisa aprimorar o que você já tem e invista em ideias criativas.
3. Tenha boas ferramentas
Não adianta ter a melhor formação e superinfraestrutura para atendimento se desprezar a escolha de ferramentas de qualidade. Utilizar uma pinça sem precisão e desconfortável, por exemplo, irá afetar diretamente o resultado do seu trabalho. As suas ferramentas mostram que tipo de profissional você é: ao usar instrumentos de alto nível, você passará uma imagem de autoridade.
4. Respeite e valorize o seu trabalho
Tenha segurança! Saiba quem você é e o tipo de trabalho que você oferece. Entenda o seu cliente, saiba quais são as dores dele e o que você pode fazer para ajudá-lo. Tendo isso em mente, deixe a insegurança de lado e pare de se sabotar. Outro ponto importante é ter aquele cuidado na aparência. A sua imagem é superimportante para a impressão que transmitirá aos outros. O modo como você se apresenta está ligado à percepção que terão de você e, consequentemente, à percepção que terão do nível do seu serviço.
5. Preze pelos detalhes
Bons acabamentos são essenciais para quem quer prestar um trabalho de qualidade. Um resultado impecável é a chave para mostrar que você é um profissional preparado, que realiza um trabalho diferenciado. O seu cliente está atento a cada detalhe, então, eleve o nível do seu atendimento! Clientes exigentes não se importam em pagar o valor justo por um serviço de alto nível.
6. Faça o marketing correto
Para aumentar o seu faturamento, você deve atrair os clientes certos. Sabe aquele cliente que vive pedindo um descontinho ou que acha tudo caro?! Fique longe dele! Deixe bem claro para quem te acompanha a importância do seu trabalho, o seu diferencial e o problema que você resolve. Faça divulgação em locais nos quais acredita que o seu público-alvo esteja presente.
7. Compre produtos de boa qualidade
Assim como citei as ferramentas, o mesmo ocorre com os outros produtos que você usa. Adquirir materiais que comprometam a qualidade do resultado e a saúde de quem você atende, não lhe ajudará a fidelizar clientes.
8. Encontre o seu diferencial
Querer parecer com outros profissionais não é uma boa tática de crescimento na carreira. Cada pessoa é única e cada um tem algo diferente que irá encantar o cliente. Descubra no que você é boa, quais são as suas principais habilidades e se tem algum toque diferente que incluir no seu atendimento. Você pode se inspirar em outros profissionais, mas coloque sempre a sua personalidade no que você faz.
9. Esteja nas redes sociais
Faça-se presente! É como dizem, quem não é visto, não é lembrado… Ter um Instagram profissional para colocar fotos e vídeos do seu trabalho é fundamental. As pessoas gostam de ver como é o trabalho de um profissional antes de elas investirem naquilo. Poste reels, poste “antes e depois”, coloque algumas dicas relevantes e, é claro, fotos bem lindas das suas produções.
10. Tenha em mente aonde quer chegar
Saiba quais são as suas metas e os objetivos que pretende alcançar a curto, médio e longo prazo. Desta forma, ficará mais fácil visualizar o que precisa fazer para atingir o que você deseja. Seja um curso na área, uma conquista para a vida pessoal, uma melhoria no seu espaço… Esses propósitos manterão você firme e lhe impulsionarão a desenvolver o melhor trabalho.
11. Faça o seu cliente se sentir exclusivo
Quando o cliente se sente bem cuidado, ele tem vontade de investir o tempo dele (e o dinheiro) com você. Mostrar que se preocupa com o bem-estar e com a segurança dele, fará com que ganhe muitos pontos e conquiste a sua confiança. Cuidados com a biossegurança, ergonomia durante o atendimento, tranquilidade no ambiente de trabalho, são aspectos importantes que você deve analisar. Quer exemplos mais práticos?! Imagine só o queAgora, imagine como ela se sentiria indo a uma manicure que abre na frente dela um pacotinho de lixas descartáveis e coloca o refil da lixa na base? Isso mesmo, ela se sentiria exclusiva, cuidada e segura. E isso vale para outras questões, seja uma cadeira confortável que você disponibiliza, um cafezinho que você serve, entre outros detalhes. Capriche nos seu atendimento!
Fabiely Bodelon (@fabielybodelon) é responsável pelo Marketing de Conteúdo e Copywriter na Staleks Brasil (@staleks_brasil_oficial), empresa que produz ferramentas de qualidade para quem trabalha com podologia, cílios, sobrancelhas e manicure.